Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
A Pré-História é constituída, entre outros, por dois períodos

    cronológicos principais: o Paleolítico e o Neolítico.

...
Cerca de 10.000 a.C. verifica-se um aquecimento da terra. Os gelos recuam, formando-se os

pólos e os solos tornaram-se fé...
As novas comunidades agrícolas, em apoio das

actividades agrícolas e da criação do gado,

criaram novas técnicas (a olari...
Para se protegerem e defenderem os seus

                                              O    aumento     populacional    pr...
No Neolítico, o Homem construiu monumentos de grandes blocos de pedra (os megálitos) para

prestar culto aos mortos e às f...
Nos inícios do 4.º milénio, o Neolítico chega ao fim. Então, nos vales férteis dos grandes rios

do Próximo Oriente, uma s...
O Neolítico
O Neolítico
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

O Neolítico

80,488 views

Published on

Published in: Technology, Business
  • Be the first to comment

O Neolítico

  1. 1. A Pré-História é constituída, entre outros, por dois períodos cronológicos principais: o Paleolítico e o Neolítico. Vamos lá conhecer o Neolítico.
  2. 2. Cerca de 10.000 a.C. verifica-se um aquecimento da terra. Os gelos recuam, formando-se os pólos e os solos tornaram-se férteis e produtivos. Por volta de 8500 a.C. inicia-se, no Próximo Oriente, um novo período de evolução da Humanidade: o Neolítico. Na região à qual damos o nome de Crescente Fértil, desenvolveu-se primeiro a agricultura. Então, tudo se alterou na vida do homem: com o aparecimento da agricultura e da pecuária, o Homem tornou-se sedentário, isto é, passou a permanecer durante longos períodos num mesmo local.
  3. 3. As novas comunidades agrícolas, em apoio das actividades agrícolas e da criação do gado, criaram novas técnicas (a olaria, a cestaria e a tecelagem) e novos instrumentos em pedra polida (enxada, foicinha, tear). Todos contribuíram, por sua vez, para o aumento da população e da riqueza dessas comunidades agrícolas. O aumento de população e a necessidade de se dividirem as tarefas, levou a uma diferenciação social. Rapidamente estas aldeias evoluíram para a criação de estratos sociais, baseados na riqueza, no poder e nas actividades que desempenhavam. Era a estratificação social.
  4. 4. Para se protegerem e defenderem os seus O aumento populacional provocou a bens, essas comunidades criaram concentração de edifícios. Surgiram, então, as aldeamentos. As antigas cabanas dão lugar a grandes aldeias que, com o decorrer do tempo, se casas de barro, colmo e pedra. transformaram em cidades.
  5. 5. No Neolítico, o Homem construiu monumentos de grandes blocos de pedra (os megálitos) para prestar culto aos mortos e às forças da Natureza. As construções megalíticas, de que há muitos exemplares no nosso país, são chamadas de menires, alinhamentos, dólmenes ou antas e cromeleques.
  6. 6. Nos inícios do 4.º milénio, o Neolítico chega ao fim. Então, nos vales férteis dos grandes rios do Próximo Oriente, uma série de progressos altera a vida das sociedades agrícolas: a invenção da escrita e do cálculo, a descoberta da metalurgia, a fundação das cidades. Era o início de um longo período da história da humanidade, a chamada Idade Antiga ou Antiguidade. Era o tempo das primeiras grandes civilizações.

×