Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Conseq expansao

288 views

Published on

ppt

Published in: Education
  • Be the first to comment

Conseq expansao

  1. 1. AS INFLUÊNCIAS DA EXPANSÃO MARÍTIMA 5ºAno
  2. 2. AS INFLUÊNCIAS DA EXPANSÃO MARÍTIMA A importância da Lisboa Quinhentista No século XVI, Lisboa era uma das mais importantes cidades da Europa. Gerava um importante movimento de pessoas e mercadorias das mais diversas partes do mundo. Tinha perto de 60 mil habitantes e cresceu, em espaço, em direção ao rio Tejo, abrindo novas ruas. O porto de Lisboa no século XVI.
  3. 3. AS INFLUÊNCIAS DA EXPANSÃO MARÍTIMA As rotas do século XVI As principais rotas comerciais do século XVI tinham Lisboa como ponto de partida e de chegada, devido à sua posição geográfica. O estuário do Tejo era um verdadeiro porto internacional…
  4. 4. AS INFLUÊNCIAS DA EXPANSÃO MARÍTIMA Novos hábitos O dinamismo vivido em Lisboa enriqueceu o rei, a nobreza e a burguesia. A corte manuelina.
  5. 5. AS INFLUÊNCIAS DA EXPANSÃO MARÍTIMA Novos hábitos A riqueza de cada um era exibida através do uso e abuso dos novos produtos e dos seus luxos, desde animais exóticos até aos escravos. A corte manuelina.
  6. 6. AS INFLUÊNCIAS DA EXPANSÃO MARÍTIMA Novos hábitos A corte manuelina. A riqueza conseguida com o comércio fez desprezar a agricultura… Muitos trabalhadores rurais migraram para as cidades mais ricas do Litoral, onde nem sempre era fácil arranjar emprego devido à abundância de escravos. Ficavam então limitados à mendicidade…
  7. 7. AS INFLUÊNCIAS DA EXPANSÃO MARÍTIMA Alguns dos produtos que chegavam à Europa. Os efeitos da expansão marítima A expansão marítima portuguesa e castelhana transformou o mundo num enorme palco de encontro de povos e de produtos. O intercâmbio de povos e culturas
  8. 8. AS INFLUÊNCIAS DA EXPANSÃO MARÍTIMA Família afro-americana. Bíblia. Conheceram-se novas línguas, novas culturas, novas religiões, novos animais e novas plantas. A religião cristã e a língua portuguesa foram divulgadas em diversos territórios. Hoje são duas das principais heranças portuguesas divulgadas na época dos Descobrimentos. A colonização e movimentação de escravos deram origem à mistura de povos, surgindo assim comunidades mestiças.
  9. 9. AS INFLUÊNCIAS DA EXPANSÃO MARÍTIMA Catedral de S. Paulo, em Macau. O património arquitetónico português A presença portuguesa em alguns territórios do seu Império prolongou-se durante séculos. Foi, por isso, possível edificar um património arquitetónico espalhado pelo mundo e que ainda hoje pode ser visitado… Fortaleza de S. Filipe, em Cabo Verde.
  10. 10. AS INFLUÊNCIAS DA EXPANSÃO MARÍTIMA Os novos conhecimentos, fruto dos Descobrimentos, permitiram desenhar os mapas com maior exatidão, conhecer a fauna e a flora de várias partes do mundo, estudar os efeitos medicinais de plantas até então desconhecidas, etc. Ciência Assim, destacaram-se avanços em áreas como a Geografia, a Astronomia, a Cartografia, a Zoologia, a Medicina, a Mineralogia e a Botânica. A influência da expansão marítima na ciência, na literatura e na arte
  11. 11. AS INFLUÊNCIAS DA EXPANSÃO MARÍTIMA A influência da expansão marítima também se fez sentir na literatura. Literatura • Luís de Camões, que na obra “Os Lusíadas”, relatou feitos heroicos da História de Portugal; • Fernão Mendes Pinto, que na sua obra “Peregrinação” contou uma série de aventuras vividas nas suas viagens. • Álvaro Velho, que redigiu um relato da viagem de Vasco da Gama. • Pêro Vaz de Caminha, que numa carta ao rei D. Manuel I fez uma descrição realista dos índios do Brasil. Os Lusíadas, de Luís de Camões. Peregrinação, de Fernão Mendes Pinto. A influência da expansão marítima na ciência, na literatura e na arte
  12. 12. AS INFLUÊNCIAS DA EXPANSÃO MARÍTIMA Em Portugal desenvolveu-se um estilo artístico, com forte influência dos Descobrimentos, que ficou conhecido como Manuelino e que se manifestou na ourivesaria, no mobiliário, na tapeçaria e na arquitetura. O Manuelino Mosteiros dos Jerónimos, em Lisboa. Torre de Belém, em Lisboa. A influência da expansão marítima na ciência, na literatura e na arte
  13. 13. AS INFLUÊNCIAS DA EXPANSÃO MARÍTIMA A decoração manuelina é caracterizada: • pelo uso de motivos marítimos (redes, conchas, algas, etc.) • e pelo uso de símbolos nacionais (escudo real, esfera armilar e a cruz de Cristo). O Manuelino Na Janela do Capítulo do Convento de Cristo em Tomar podemos ver as principais características deste tipo de arte: • esferas armilares • cruz de Cristo • escudo Real • algas • cordas entrelaçadas • redes • conchas A influência da expansão marítima na ciência, na literatura e na arte

×