Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

A india

99 views

Published on

ppt

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

A india

  1. 1. RUMOS DA EXPANSÃO: A ÍNDIA 5ºAno
  2. 2. RUMOS DA EXPANSÃO: A ÍNDIA D. Afonso V De Afonso V ao Cabo da Boa Esperança D. João II
  3. 3. RUMOS DA EXPANSÃO: A ÍNDIA As conquistas no Norte de África D. Afonso V desvalorizou a expansão para sul e interessou-se mais pelas conquistas do Norte de África. Conquistou Alcácer Ceguer (1458), Arzila e Tânger (1471). Alcácer Ceguer Tânger Arzila 1418–1460 Descobertas no tempo do Infante D. Henrique
  4. 4. RUMOS DA EXPANSÃO: A ÍNDIA O contrato com Fernão Gomes Todavia, D. Afonso V não abandonou completamente a exploração da costa africana, tendo arrendado as viagens a Fernão Gomes. Alcácer Ceguer Tânger Arzila 1418–1460 Descobertas no tempo do Infante D. Henrique 1469–1475 Descobertas de navegadores de Fernão Gomes Fernão Gomes fundou a feitoria da Mina. Mina Feitoria da Mina, num detalhe de um mapa.
  5. 5. RUMOS DA EXPANSÃO: A ÍNDIA Objetivo: Índia Com D. João II o objetivo voltou a ser a exploração da costa ocidental de África, tentando chegar à Índia por mar. Alcácer Ceguer Tânger Arzila 1418–1460 Descobertas no tempo do Infante D. Henrique 1469–1475 Descobertas de navegadores de Fernão Gomes 1475–1488 Descobertas no reinado de D. João II Tentava-se o controlo do comércio das especiarias... Mina
  6. 6. RUMOS DA EXPANSÃO: A ÍNDIA Objetivo: Índia Lisboa Viagem de Pêro da Covilhã e Afonso de Paiva Viagem de Afonso de Paiva Viagem de Pêro da Covilhã Para recolher informações sobre o Oriente, Afonso de Paiva e Pêro da Covilhã partiram por via terrestre de modo a enviar informações à Coroa. 1481– VIAGEM PARA A ÍNDIA POR TERRA Goa Calecute
  7. 7. RUMOS DA EXPANSÃO: A ÍNDIA A passagem do Cabo das Tormentas… Em 1488 viveu-se um momento decisivo, quando Bartolomeu Dias dobrou o Cabo das Tormentas no Sul de África e entrou no Oceano Índico. D. João II rebatizou este cabo como Cabo da Boa Esperança, reforçando a esperança em chegar à Índia...
  8. 8. RUMOS DA EXPANSÃO: A ÍNDIA Cristóvão Colombo. A descoberta da América e o Tratado de Tordesilhas Castela também estava interessada no controlo do comércio das especiarias… Para tal, financiou a viagem de Cristóvão Colombo, que se propunha chegar à Índia navegando para Ocidente.
  9. 9. RUMOS DA EXPANSÃO: A ÍNDIA Cristóvão Colombo. A descoberta da América e o Tratado de Tordesilhas Em 1492, Cristóvão Colombo lançou-se para Ocidente como sendo a forma mais fácil de chegar à Índia. Castela aceitou este projeto anteriormente rejeitado por D. João II.
  10. 10. RUMOS DA EXPANSÃO: A ÍNDIA A descoberta da América e o Tratado de Tordesilhas Em vez de chegar à Índia, Cristóvão Colombo descobriu um novo continente: a América. A descoberta da América. De acordo com o Tratado de Alcáçovas, assinado entre Portugal e Castela (no reinado de D. Afonso V), a terra descoberta era portuguesa, pois ficava a sul das Canárias. Isto levou a um sério conflito entre os dois reinos…
  11. 11. RUMOS DA EXPANSÃO: A ÍNDIA A descoberta da América e o Tratado de Tordesilhas O conflito foi resolvido de acordo com uma proposta apresentada pelo Papa Alexandre VI, que culminaria na assinatura do Tratado de Tordesilhas, em 1494. Papa Alexandre VI.
  12. 12. RUMOS DA EXPANSÃO: A ÍNDIA A divisão do mundo de acordo com o Tratado de Tordesilhas. A descoberta da América e o Tratado de Tordesilhas O mundo foi então dividido em duas partes iguais por uma linha imaginária (o Meridiano de Tordesilhas). As terras que fossem descobertas a oriente ficavam para Portugal e as terras descobertas a ocidente ficavam sob o domínio castelhano. Territórios de exploração portuguesa Territórios de exploração castelhana
  13. 13. RUMOS DA EXPANSÃO: A ÍNDIA Vasco da Gama. A descoberta do caminho marítimo para a Índia Em 1497, já no reinado de D. Manuel I, saiu de Lisboa uma armada comandada por Vasco da Gama que, pela primeira vez, concluiu a viagem marítima até à Índia.
  14. 14. RUMOS DA EXPANSÃO: A ÍNDIA A descoberta do caminho marítimo para a Índia Viagem de regressoViagem de ida Correntes marítimasVentos A viagem de Vasco da Gama (ida e regresso).
  15. 15. RUMOS DA EXPANSÃO: A ÍNDIA Pedro Álvares Cabral. A descoberta do Brasil Em 1500, para fortalecer a presença portuguesa na Índia, Pedro Álvares Cabral comandou uma armada que, devendo seguir a rota de Vasco da Gama, acabou por se desviar e descobrir o Brasil, a que chamaram Terras de Vera Cruz.
  16. 16. RUMOS DA EXPANSÃO: A ÍNDIA A descoberta do Brasil Viagem de regressoViagem de ida Correntes marítimasVentos A viagem de Pedro Álvares Cabral (ida e regresso).
  17. 17. RUMOS DA EXPANSÃO: A ÍNDIA A “Carreira da Índia” Tanto a viagem de Vasco da Gama como a de Pedro Álvares Cabral inauguraram a chamada “Carreira da Índia”. Apareceram então as naus, com maior tonelagem e que traziam as especiarias da Índia.
  18. 18. RUMOS DA EXPANSÃO: A ÍNDIA A vida a bordo das naus • Tanto os períodos de tempestade, como os de calmaria eram muito difíceis para os marinheiros. Tal como os ataques de piratas… • Havia falta de higiene e as doenças eram tratadas com o que havia. Os homens viviam paredes meias com animais vivos, transportados para alimentação…
  19. 19. RUMOS DA EXPANSÃO: A ÍNDIA A vida a bordo das naus • Levavam com eles azeite, vinho, sal, farinha e frutos secos e água, mas era tudo muito racionado… • Tinham também divertimentos, como touradas a bordo, jogos de dados, peças de teatro, leitura em voz alta e cerimónias religiosas.
  20. 20. RUMOS DA EXPANSÃO: A ÍNDIA Fernão de Magalhães. A primeira viagem de circum-navegação Em 1519, Fernão de Magalhães iniciou a primeira viagem de circum-navegação ao serviço do rei de Espanha.
  21. 21. RUMOS DA EXPANSÃO: A ÍNDIA A primeira viagem de circum-navegação Primeira viagem de circum-navegação Esta viagem provou definitivamente a esfericidade da terra ao ligar o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico através de um estreito na América do Sul, agora conhecido com Estreito de Magalhães.

×