Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Terra - um planeta com vida

62,900 views

Published on

Características da Terra que permitem a existência de Vida

Published in: Education
  • Be the first to comment

Terra - um planeta com vida

  1. 1. Terra, um planeta com vida
  2. 2. A localização da Terra… Universo Terra Sistema Solar Galáxia: Via Láctea
  3. 3. O Sistema Solar… É constituído por uma estrela, por 8 planetas principais, por dezenas de planetas secundários ou satélites naturais, por planetas anões e por cometas, asteroides, meteoroides, gases e poeiras.
  4. 4. O Planeta Terra…  … é o terceiro planeta principal do Sistema Solar, a contar do Sol.  … é um planeta principal, pois gira diretamente em volta de uma estrela, o Sol, e dele recebe luz.  … tem um diâmetro de cerca de 12 756 quilómetros.  … demora 24 horas para efetuar uma rotação em torno de si própria.  … demora 365 dias (um ano) para completar a sua órbita em volta do Sol.
  5. 5. O que faz da Terra um planeta com vida?
  6. 6. Características da Terra A distância da Terra em relação ao Sol (cerca de 150 milhões de km) é a distância ideal para permitir que a energia solar proporcione luz e calor ao planeta, necessários à vida. Nota bem: Esta distância também contribui para que a temperatura à superfície do nosso planeta seja amena (cerca de 15 ºC).
  7. 7. Características da Terra A existência no planeta de uma crusta terrestre sólida, que resultou, essencialmente, da solidificação de material expelido nas erupções vulcânicas do passado. Nota bem: O movimento da crosta terrestre mantém a estabilidade térmica necessária à vida.
  8. 8. Características da Terra A existência de água nos seus três estados: sólido, líquido e gasoso.
  9. 9. Características da Terra A existência de uma atmosfera rica em oxigénio.
  10. 10. Características da Terra… Evita que grande parte do calor terrestre se perca no espaço, funcionando como uma estufa, o que faz com que as temperaturas sejam moderadas (15ºC). EFEITO DE ESTUFA Nota bem: Se não existisse efeito de estufa, a temperatura da superfície terrestre seria, em média, cerca de 34 ºC mais fria do que é hoje.
  11. 11. Características da Terra Funciona como uma barreira, ou escudo protetor, contra a entrada de corpos do espaço, como meteoritos. Nota bem: Vários meteoritos desintegram-se devido às altíssimas temperaturas a que estão sujeitos quando atravessam a atmosfera.
  12. 12. Características da Terra Possui uma camada de ozono que protege a superfície terrestre dos efeitos nocivos das radiações ultravioleta do Sol. Nota bem: Um excesso de radiação UV afeta gravemente os ecossistemas bem como o ser humano, uma vez que a radiação UV está diretamente relacionada com certos tipos de cegueira e de cancro da pele.
  13. 13. O aparecimento dos seres vivos, há cerca de 3500 milhões de anos, condicionou a evolução da Terra como planeta – as primeiras bactérias e algas fotossintéticas enriqueceram a atmosfera de oxigénio. Cianobactérias Características da Terra

×