Rochas metamórficas

81,719 views

Published on

Rochas metamórficas

Published in: Education
4 Comments
19 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
81,719
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
61,499
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
4
Likes
19
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Rochas metamórficas

  1. 1. ROCHAS METAMÓRFICASProf.ª Catarina Reis
  2. 2. ROCHAS METAMÓRFICASMetamorfismoMetamorfismo é uma palavra que deriva do grego eque significa «mudança de forma». Este compreendeum conjunto de processos que conduz a modificaçõesfísicas, químicas e mineralógicas nas rochas pré-existentes transformando-as noutras, as rochasmetamórficas.Regra geral, estes processos são demorados, têmlugar a elevadas temperaturas e/ou pressões, amaioria das vezes a grandes profundidades, na crustaterrestre, e decorrem, essencialmente, com as rochasno estado sólido.
  3. 3. ROCHAS METAMÓRFICASRochas MetamórficasRochas resultantes de rochas pré-existentes que foram sujeitasa condições de temperatura e pressão elevadas quecontribuem para a transformação dos minerais e da textura dasrochas pré-existentes.A disposição e orientação dos minerais também se alteram, osminerais podem recristalizar, formando vários planos queconferem às rochas um aspecto folheado - Xistosidade
  4. 4. Fatores de Metamorfismo FACTORES DE METAMORFISMOOs agentes responsáveis pela formação destas rochas –fatores de metamorfismo – são: • altas temperaturas • elevadas pressões, • tempo de duração dos processos • presença de fluídos de circulação.
  5. 5. TIPOS DE METAMORFISMO
  6. 6. Metamorfismo de contacto ou térmicoAs rochas iniciais sofrem alterações devido a um aumento detemperatura (fator de metamorfismo).Quando se dá a ascensão de massas de magma no interior daTerra, as rochas que estão à sua volta sofrem umsobreaquecimento que altera as condições ambientais em queelas se encontram. Sobre a acção das altas temperaturas, osminerais constituintes das rochas transformam-se, alteram aforma, o tamanho e a sua disposição. Deste modo,desaparecem os cristais antigos e formam-se novos cristais,processo este denominado recristalização. Assim, numa regiãosituada em torno da intrusão magmática (auréola), a rochainicial dá origem a uma rocha metamórfica. É o caso domármore que se origina a partir calcário.
  7. 7. METAMORFISMO DE CONTACTOA transformação das rochas da auréola metamórfica é tantomaior quanto mais próximas estiverem da intrusão magmáticae quanto maior for o tamanho da intrusão.
  8. 8. METAMORFISMO DE CONTACTO
  9. 9. Metamorfismo regionalOs fatores responsáveis por este tipo de metamorfismo são apressão e a temperatura elevadas; Metamorfismocaracterístico de acidentes tectónicos.Quando grandes extensões de massas rochosas se afundam,devido ao peso das camadas superiores, ocorre um aumentogradual da pressão e da temperatura.
  10. 10. Nestas condições, a recristalização da rocha ocorre sobre o peso dosestratos que estão suprajacentes, sofrendo uma compressão vertical,o que leva ao seu achatamento. Assim, a maioria dos mineraisdesenvolve-se horizontalmente, originando uma estrutura emescamas ou lamelas denominada xistosidade.Este tipo de metamorfismo abrange regiões muito extensas esituadas em profundidade. O aumento da pressão e da temperaturacontribuem, ao longo de milhares de anos, para que ocorramalterações na composição, textura e estrutura das rochas tantomaiores quanto mais profundamente estas se encontrem situadas.Alguns xistos e o gneisse são rochas formadas por metamorfismoregional. Podem aflorar quando as camadas rochosas superioressofrem erosão.
  11. 11. Nestas condições, a recristalização da rocha ocorre sobre o pesodos estratos que estão suprajacentes, sofrendo umacompressão vertical, o que leva ao seu achatamento. Assim, amaioria dos minerais desenvolve-se horizontalmente,originando uma estrutura em escamas ou lamelas denominadaxistosidade.
  12. 12. Este tipo de metamorfismo abrange regiões muito extensas esituadas em profundidade. O aumento da pressão e datemperatura contribuem, ao longo de milhares de anos, paraque ocorram alterações na composição, textura e estrutura dasrochas tanto maiores quanto mais profundamente estas seencontrem situadas.Alguns xistos e o gneisse são rochas formadas pormetamorfismo regional. Podem aflorar quando as camadasrochosas superiores sofrem erosão.
  13. 13. ALGUMAS ROCHAS METAMÓRFICAS
  14. 14. Xisto Mármore ROCHAS METAMÓRFICASGneisse Ardósia
  15. 15. PAISAGEM GEOLÓGICA METAMÓRFICA
  16. 16. DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DE ROCHAS METAMÓRFICAS
  17. 17. CARTA GEOLÓGICA DE PORTUGAL
  18. 18. MAPA GEOLÓGICO DE PORTUGALLegenda:
  19. 19. CIENCIAS8ANO.WORDPRESS.COM PROFª CATARINA REIS

×