Estrutura interna da terra

34,075 views

Published on

Estrutura interna da terra

  1. 1. Estrutura interna da terra
  2. 2. Métodos diretos Observação de Exploração de Atividade vulcânica: afloramentos de jazigos minerais: os materiais rochas: muitas das Sondagens: explorações expelidos durante rochas que perfurações que efetuadas em minas uma erupção constituem a chegam a atingir permitem conhecer vulcânica, superfície terrestre vários kms de a constituição de provenientes do formaram-se em profundidade, que zonas do interior da interior da Terra, profundidade, tendo permitem extrair crosta terrestre e fornecem surgido à superfície cilindros ou carotes verificar que a informações sobre a por levantamentos de rochas temperatura constituição e a tectónicos e erosão profundas. aumenta com a temperatura dos dos materiais que as profundidade. materiais. cobrem.
  3. 3. Métodos indiretos Comportamento das ondas sísmicas: sempre que as características do meio em que as ondas sísmicas se propagam Dados fornecidos pelos satélites: sofrem alterações, a sua Estudo dos meteoritos: segundo através do estudo de outros trajetória e a sua velocidade a hipótese de origem comum dos astros do Sistema Solar, que se variam, o que permite concluir planetas, a análise de pedaços de supõe terem a mesma origem da que o interior da Terra apresenta meteoritos ajuda a compreender Terra, os cientistas fazem uma grande heterogeneidade na a constituição do interior da deduções sobre a estrutura sua constituição. Os locais onde Terra. interna do nosso planeta. se produzem estas alterações, indicam mudança na composição, estrutura e rigidez do material.
  4. 4. Observação de afloramentos de rochas Exploração de jazigos minerais Métodos diretos Sondagens Atividade vulcânicaEstudo da estrutura interna da Terra Comportamento das ondas sísmicas Métodos indiretos Estudo de meteoritos Dados fornecidos pelos satélites
  5. 5. Com base nas características dos materiais existentes no interior da Terra, obtidos atravésde métodos diretos e indiretos, os geólogos construíram dois modelos da estrutura internada Terra.  MODELO QUÍMICO, baseado na composição dos materiais do interior da Terra;  MODELO FÍSICO, baseado nas propriedades físicas dos materiais do interior da Terra. Modelo químico Modelo físico
  6. 6. MODELO QUÍMICO - baseado na composição dos materiais do interior da Terra Crosta  Crosta continental (20 a 70 km de profundidade) Constitui os continentes e é essencialmente formada por granitos.  Crosta oceânica (5 a 10 km de profundidade) Forma o fundo dos oceanos e é essencialmente constituída por basaltos. A crosta é mais espessa nos continentes e mais fina, embora mais densa, no fundo dos oceanos.
  7. 7. MODELO QUÍMICO - baseado na composição dos materiais do interior da Terra Manto (desde a crosta até aos 2900 kms de profundidade) Formado por rochas muito densas, como por exemplo, o peridotito. Núcleo (a partir dos 2900 kms de profundidade) Formado, essencialmente, por ferro e níquel.
  8. 8. MODELO FÍSICO - baseado na rigidez e plasticidade dos materiais do interior da Terra Litosfera (profundidade média de 100 km; crosta + parte superior do manto) Constituída por materiais sólidos e rígidos. Astenosfera (desde a litosfera até à mesosfera) Camada menos rígida, parcialmente fluida: os materiais são mais plásticos e deformáveis. As condições de temperatura e pressão existentes permitem a fusão de pequeníssimas partes de material rochoso, formando uma finíssima película de material líquido em torno de materiais sólidos, o que torna a rocha menos rígida, embora globalmente sólida.
  9. 9. MODELO FÍSICO - baseado na rigidez e plasticidade dos materiais do interior da Terra Mesosfera (desde a astenosfera até aos 2900 km de profundidade) Material rochoso rígido. Endosfera (a partir dos 2900 km de profundidade)  Núcleo externo (desde os 2900 km até aos 5140 km de profundidade) Materiais no estado líquido devido às elevadas temperaturas.  Núcleo interno (a partir dos 5140 km de profundidade) Materiais sólidos devido às enormes pressões a que estão sujeitos.O aumento da temperatura com a profundidade pode levar a pensar que os materiais internos estão totalmentefundidos. No entanto, como a pressão também aumenta com a profundidade, essa pressão faz elevar o ponto de fusãodos materiais. Só em determinadas circunstâncias se reúnem condições de pressão e de temperatura que levam à fusãodos materiais.
  10. 10. Modelo Modelo químico físico Crosta Manto Núcleo Litosfera Astenosfera Mesosfera Endosfera Crosta Crosta Núcleo Núcleocontinental oceânica externo interno

×