Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

As teorias das inteligência múltiplas e o desenho universal

2,812 views

Published on

  • Be the first to comment

As teorias das inteligência múltiplas e o desenho universal

  1. 1. A Teoria das Inteligências Múltiplas eo Desenho Universal na Aprendizagem
  2. 2. Howard Gardner, in "The Shattered Mind" (1975), questionou oconceito de inteligência, como tradicionalmente definido em psicometria,considerando que não era suficiente para descrever a grande variedadede habilidades cognitivas humanas, apresentando a Teoria dasInteligências Múltiplas.Atualmente, esta teoria identificou e descreveu os seguintes tipos deinteligência: - linguística - lógico-matemática - espacial - musical - corporal-cinestésica - interpessoal - intrapessoal - naturalista - existencial
  3. 3. Esta teoria teve um forte impacto no campo da Educação.Os alunos não eram todos iguais. Tinham habilidades cognitivasdiferentes e modos diferentes de aprender.O ensino centrado no professor, era um profundo erro!
  4. 4. A educação centrada na criançaO papel do professor passa a ser o de um orientador que ajuda os alunosa reconhecerem quais os seus principais tipos de inteligência, para maisfacilmente acederem ao conhecimento, sem contudo descurarem o restodas habilidades.
  5. 5. O professor, à luz desta teoria, deverá ter em atenção o que é preconizadopelos Princípios do Desenho Universal na Aprendizagem:- oferecer múltiplos meios de representação. Apresentar os conteúdos einformação através de diferentes e múltiplos media.- permitir aos alunos uma abordagem pessoal às atividades de aprendizageme demonstrar o que sabem de diferentes maneiras.- criar condições para os alunos se envolverem e manterem o interesse.
  6. 6. "A irrupção das novas tecnologias obriga-nos a educar as criançasde uma maneira diferente" Howard Gardner
  7. 7. Alunos com síndrome de Asperger (SA)
  8. 8. Alunos com síndrome de Asperger (SA) Características- Apresentam interesses restritos e muitas vezes obsessivos por determinadas matérias.- Recusam-se a aprender fora do seu limitado campo de interesse.
  9. 9. Alunos com síndrome de Asperger (SA) Aplicação da Teoria de GardnerUsar as fixações das crianças comestas caracterísitcas, como umcaminho para alargar o seu repertóriode interesses.
  10. 10. Alunos com síndrome de Asperger (SA) Aplicação da Teoria de GardnerPartindo dos interesses e pontos fortes, promoveu-se o desenvolvimentoe a concretização das potencialidades do aluno.
  11. 11. Alunos Cegos
  12. 12. Alunos Cegos Características- Dificuldade na comunicação (ausência de comunicação não verbal)- Audição e tato são os principais canais de informação-Limitação na amplitude e variedade de experiências, na orientação e mobilidade, no controle do ambiente e na interação do sujeito com o mundo que o cerca.
  13. 13. Alunos CegosAplicação da Teoria de Gardner O trabalho pedagógico com alunos cegos deve proporcionar experiências concretas (inteligência espacial), associar o conhecimento perceptivo com o verbal por meio de descrições claras e explicativas ( inteligência linguística). Possibilitar o desenvolvimento da consciência corporal (inteligência corporal-cinestésica), a superação de maneirismos e de outros comportamentos inadequados ou estereotipados e o sentido de independência e a autonomia (inteligência interpessoal e intrapessoal).
  14. 14. As Inteligências Múltiplas podem ser uma mais-valiapara crianças com NEE, contribuindo assim para oreforço das aprendizagens de TODOS OS ALUNOS.
  15. 15. Para reflectir...Entrevista de Eduard Punset O desenho universal

×