Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
Coisas que pulam e
piscam precisam dizer
alguma coisa
Uma análise sobre o conteúdo textual das
produções para a Internet
Há um pouco mais de
10 anos, a Internet
chegava aqui no Brasil.

Lembra como era?
Até pouco tempo atrás, era difícil
imaginar como criar boa publicidade
utilizando as ferramentas disponíveis.


Hoje, são ...
Alguns formatos de
publicidade on-line
Banner
Assumiu novos tamanhos, desenhos e formas de
interagir com o usuário.

Ainda é o tradicional e “certeiro” – um clás...
Banner
E-mail marketing
Aquela promoção “imperdível” do Submarino que
a gente recebe todo dia.

Quase como um anúncio de revista,...
E-mail marketing
Website, hotsite e portal
Hotsite: promocional, com tempo de validade.
Exemplo: The Gotham Times


Website: projeto simple...
Ações virais

Uma forma inteligente de utilizar as redes sociais
para propagar mensagens e marcas, ampliando
sua abrangênc...
Web 2.0

Orkut, Flickr, Youtube, Myspace, Twitter… todos
esses sites são molduras nas quais o internauta é
quem decide o q...
Redação para a
Internet:
características básicas
A linguagem da web é um código único,
que só pode ser expressado ali.
Maix comu
axxiiiimmmmmmm??!
Não. Miguxês, definitivamente não.
Regras de ouro

A luz emitida pelo monitor incide diretamente
sobre nossos olhos, o que justifica o cansaço
provocado por u...
Regras de ouro

Encurte o caminho: em um texto mais longo, quebre-o em
blocos e edite tudo o que puder.
Hierarquize as inf...
Regras de ouro

Conheça a estrutura onde deve escrever: saiba quais imagens
serão usadas, qual espaço para texto previsto ...
Regras de ouro

Dê calor humano: com as redes sociais tomando conta da web,
a Internet está se tornando uma grande vizinha...
Relevância
Esta é a palavra que une todas as idéias até aqui (e as próximas
também).

Ao criar uma chamada, não fique pensa...
Relevância
O que pensar para comunicar com relevância:

Qual será o diferencial do cliente, o que é único nele?

O que nos...
Algumas ações
com boa redação

Páginas de erro 404 com mensagens criativas.

Flickr: mensagens de interatividade com o usu...
Pra que serve um
redator em uma
agência web?
Layout sem nonononononono: ao invés de pensar
só no design, também se planeja...
Referências


Ao invés de encher esse slide de links, prefiro
passar o meu favoritos virtual:
del.icio.us/carolrm.
Contatos

Empresa: Pmweb/ Agência Magic
E-mail
Orkut
Twitter (nunca atualizo)
MSN
Coisinhas que pulam e piscam precisam dizer alguma coisa
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Coisinhas que pulam e piscam precisam dizer alguma coisa

2,365 views

Published on

Apresentação para Projeto Experimental em Mídias Digitais da Unisinos, com dicas de redação publicitária para a Internet.

Published in: Technology

Coisinhas que pulam e piscam precisam dizer alguma coisa

  1. 1. Coisas que pulam e piscam precisam dizer alguma coisa Uma análise sobre o conteúdo textual das produções para a Internet
  2. 2. Há um pouco mais de 10 anos, a Internet chegava aqui no Brasil. Lembra como era?
  3. 3. Até pouco tempo atrás, era difícil imaginar como criar boa publicidade utilizando as ferramentas disponíveis. Hoje, são tantas as opções que fica difícil escolher qual atenderá melhor à necessidade do nosso cliente - e público. 
  4. 4. Alguns formatos de publicidade on-line
  5. 5. Banner Assumiu novos tamanhos, desenhos e formas de interagir com o usuário. Ainda é o tradicional e “certeiro” – um clássico, como o cartaz de rua.
  6. 6. Banner
  7. 7. E-mail marketing Aquela promoção “imperdível” do Submarino que a gente recebe todo dia. Quase como um anúncio de revista, mas pode ser direcionado a um público segmentado e atender aos seus interesses. Idéia da vez: entregar cada vez menos no e-mail e investir em uma comunicação que leve ao clique para o site principal da ação.
  8. 8. E-mail marketing
  9. 9. Website, hotsite e portal Hotsite: promocional, com tempo de validade. Exemplo: The Gotham Times Website: projeto simples de páginas web com caráter publicitário. Exemplo: Vivara Portal: agrupa diversos conteúdos em sites dentro do domínio, como editorias e/ou seções. Exemplo: Globo.com
  10. 10. Ações virais Uma forma inteligente de utilizar as redes sociais para propagar mensagens e marcas, ampliando sua abrangência. Exemplo CLÁSSICO: Evolution, filme para a Dove que tem quase 7 milhões de exibições no Youtube, e catou todos os leões possíveis de Cannes em 2007. Dica: consulte os vídeos mais vistos no Youtube e veja o poder do viral.
  11. 11. Web 2.0 Orkut, Flickr, Youtube, Myspace, Twitter… todos esses sites são molduras nas quais o internauta é quem decide o que vai pintar. Atualmente, é quase impossível um grande fenômeno público não passar, de uma forma ou outra, por algum ou todos esses ambientes. Procura por “Isabella” nas comunidades do Orkut, e você vai entender.
  12. 12. Redação para a Internet: características básicas A linguagem da web é um código único, que só pode ser expressado ali.
  13. 13. Maix comu axxiiiimmmmmmm??! Não. Miguxês, definitivamente não.
  14. 14. Regras de ouro A luz emitida pelo monitor incide diretamente sobre nossos olhos, o que justifica o cansaço provocado por uma leitura no computador. O que isso significa? Que a gente deve dar um bom descanso para os olhos de todo o mundo, e não cansá-los à toa com blocos gigantescos de textoem fonte 9, cor cinza em fundo laranja, por exemplo.
  15. 15. Regras de ouro Encurte o caminho: em um texto mais longo, quebre-o em blocos e edite tudo o que puder. Hierarquize as informações (usando subtítulos e tópicos). Saiba utilizar os efeitos de fonte: o negrito é ótimo para destacar uma idéia, mas fica perigoso e cansativo se você exagerar na dose e negritar 8 em cada 10 palavras do texto. Seja objetivo: conectado à Internet, o usuário pode fazer milhares coisas ao mesmo tempo. Mostre porque ele deve prestar atenção no que você oferece.
  16. 16. Regras de ouro Conheça a estrutura onde deve escrever: saiba quais imagens serão usadas, qual espaço para texto previsto pelo designer… estas informações ajudam a harmonizar a relação entre design e redação. Capte o espírito do cliente: e evidencie isso na linguagem que for utilizar. Imagine se o publicitário da Vivara fizesse um VT estilo “Só hoje nas Lojas Vivara!!!!!!!!!”. Converse com o seu usuário: é raro encontrar projetos que consigam reunir design e redação de qualidade.
  17. 17. Regras de ouro Dê calor humano: com as redes sociais tomando conta da web, a Internet está se tornando uma grande vizinhança (?!). Ao escrever, lembre-se que sua mensagem afetará uma outra pessoa, de carne e osso. Pegue referências de fora: em pouquíssimo tempo elas chegarão aqui. Brainstorm: se a redação é para a internet, o brainstorm é virtual. Organize suas idéias em mapas mentais. Veja aqui.
  18. 18. Relevância Esta é a palavra que une todas as idéias até aqui (e as próximas também). Ao criar uma chamada, não fique pensando em como incluir a idéia “Refrigerante saboroso”, pois o sabor é um conceito básico e essencial de todos os refrigerantes do mundo (até o Dolly!). Não traz nenhuma informação nova.
  19. 19. Relevância O que pensar para comunicar com relevância: Qual será o diferencial do cliente, o que é único nele? O que nosso público-alvo gostaria de saber sobre o produto - ou o conceito que ele transmite? Quais são as palavras-chave que melhor traduzem estes conceitos? Pensar em palavras-chave (= tags) melhora a performance de seu site em sites de busca e facilita sua categorização em redes sociais, como o del.icio.us.
  20. 20. Algumas ações com boa redação Páginas de erro 404 com mensagens criativas. Flickr: mensagens de interatividade com o usuário (que realmente interagem!) Dear God: uma proposta de repositório virtual de orações, com ótimos textos e imagens que os complementam perfeitamente.
  21. 21. Pra que serve um redator em uma agência web? Layout sem nonononononono: ao invés de pensar só no design, também se planeja o conteúdo e sua linguagem. Minha avó já dizia: CONTEÚDO é o que interessa. Arquitetura de Informação. Vem aí a Web 3.0.
  22. 22. Referências Ao invés de encher esse slide de links, prefiro passar o meu favoritos virtual: del.icio.us/carolrm.
  23. 23. Contatos Empresa: Pmweb/ Agência Magic E-mail Orkut Twitter (nunca atualizo) MSN

×