ComunicaçãO Interna & Endomarketing

6,544 views

Published on

Uma breve análise entre Comunicação Interna e Endomarketing.

Published in: Business, Technology

ComunicaçãO Interna & Endomarketing

  1. 1. COMUNICAÇÃO INTERNA & ENDOMARKETING
  2. 2. A QUESTÃO É...  Como atrair, desenvolver, motivar e reter pessoas engajadas, que atuem como “embaixadoras da marca” e contribuam para o atingimento dos resultados corporativos?  Uso adequado das ferramentas de marketing e comunicação para o fortalecimento da relação das empresas com seus colaboradores.
  3. 3. UM POUCO DE CONCEITO... Comunicação Interna:  É um setor planejado, com objetivos bem definidos, para viabilizar toda a interação possível entre a organização e seus empregados, usando ferramentas de comunicação institucional e até da comunicação mercadológica.  Comunicação interna pode ser entendida como uma malha ou rede, ou ainda um sistema de canais, veículos, interfaces, enfim, de fluxos informacionais globais dentro de uma organização, que, por sua vez, estrutura os sistemas formais e informais de poder, trabalho, convivência, aprendizado e sociabilidade nas organizações (CAVALCANTE, 2005). Transmite informações institucionais usando os meios formais de comunicação disponíveis na empresa, como por exemplo, e-mails, reuniões com a liderança, etc.
  4. 4. UM POUCO DE CONCEITO... Endomarketing : “É um processo gerencial, cíclico e contínuo, direcionado ao propósito da organização, que é integrado aos seus demais processos de gestão e utiliza eticamente ferramentas multidisciplinares de incentivo, com o objetivo de promover a motivação das pessoas com seu trabalho e garantir seu compromisso com os objetivos estratégicos, contribuindo à obtenção de melhores resultados, econômicos e humanos, a partir de desempenhos superiores.“ Associa as informações a serem transmitidas às técnicas e estratégias do Marketing tradicional (campanhas, eventos, etc).
  5. 5. CONVERGÊNCIA Os conceitos são muito próximos e o objetivo é mesmo: “educar”/formar e fidelizar o colaborador. Em outras palavras... Políticas e ações implementadas para influenciar comportamentos.
  6. 6. DESAFIOS  Comunicação Interna – o principal desafio é trabalhar as lideranças para a comunicação face a face, para que elas assumam a responsabilidade de comunicar-se com suas equipes.  Comunicação Interna e Endomarketing: organizar os processos.  Atuar de forma mais integrada com áreas de Marketing, RH, Finanças, Operações. Para informar os funcionários, canais estruturados. Para engajar, campanhas
  7. 7. Pra quê?  As empresas querem Lucro; as pessoas querem Realizações. Organizações são compostas de pessoas, logo, devem enxergá-las como parceiros do negócio que têm desejos, necessidades, vontades (“a gente não quer só comida”).  Acesso fácil e rápido às informações e maneiras de se comunicar de forma instantânea e abrangente (blogs, Youtube, Orkut, etc). Não dá mais para fazer uma comunicação precária e infantilizada. É preciso profissionalização.
  8. 8. Pra quê?
  9. 9. Como?  Premissas:  Resultados com finalidade  Construção Cultural  Ética  Multidisciplinaridade e Interfuncionalidade  Informação como insumo  Interatividade  Adaptabilidade
  10. 10. Como?  Planejamento de Comunicação: • O QUE? Identificação da missão, dos valores, dos objetivos e das metas; • PÚBLICO? A identificação dos públicos estratégicos – quem são, onde estão, o que pensam, o que querem, o que sabem sobre a instituição, o que deveriam saber sobre ela; • CONTEÚDO? A definição da informação a ser compartilhada com os diversos públicos - níveis de linguagem, fontes, dados disponíveis; • QUE MEIOS? A criação de ferramentas ou veículos para a circulação das informações; • TERMÔMETRO A avaliação e o monitoramento contínuos do processo da comunicação como um todo - as atividades e mensagens estão alcançando os objetivos, são adequadas, poderiam ser melhoradas? Como?

×