Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Trabalho de Ciências

10,430 views

Published on

Trabalho da disciplina de Fundamentos Teóricos
e práticos de ciências Naturais

Published in: Education
  • Login to see the comments

Trabalho de Ciências

  1. 1. Olá Pessoas! É um aprazer estar com vocês hoje!
  2. 2. O esqueleto humano é formado pelos ossos e tem como função principal proteger determinados órgãos vitais como:  Encéfalo- que é protegido pelo crânio;  coração e pulmões – que são protegidos pelas costelas e pelo esterno. Alem disso servem também para armazenar os sais, ajudar com os movimentos do corpo e e sustentar o organismo. Os ossos também realizam a produção das células sanguíneas. Para que serve o esqueleto?
  3. 3. Quantos ossos tem um esqueleto humano? No indivíduo adulto , ele constitui- se em 206 peças ósseas e cartilaginosas articuladas, que formam um sistema de alavancas movimentadas pelos músculos.
  4. 4. Como é composto o esqueleto humano? O esqueleto humano pode ser dividido em duas partes:  Esqueleto axial: formado pela caixa craniana, coluna vertebral e caixa torácica. Esqueleto apendicular: compreende a cintura escapular, formada pelas escapulas clavículas; cintura pélvica, formada pelos ossos ilíacos (da bacia) e o esqueleto dos membros (superiores ou anteriores e inferiores ou posteriores).
  5. 5. Esqueleto axial: formado pela caixa craniana, coluna vertebral e caixa torácica. Coluna vertebral Caixa craniana Caixa Torácica
  6. 6. Esqueleto apendicular: compreende a cintura escapular, formada pelas escapulas clavículas; cintura pélvica, formada pelos ossos ilíacos (da bacia) e o esqueleto dos membros (superiores ou anteriores e inferiores ou posteriores).
  7. 7. Os ossos do corpo humano variam de formato e tamanho, sendo o maior deles o fêmur, que fica na coxa, e o menor o estribo que fica dentro do ouvido médio. É nos ossos que se prendem os músculos, por intermédio dos tendões. fêmur estribo fêmur estribo
  8. 8. O esqueleto feminino difere um pouco do masculino,
  9. 9. Tipos de ossos do corpo humano  Ossos longos: o comprimento são os ossos mais longos de uma forma diferente dos outros, por isso ele tem a função de proteger os órgãos vitais sobre a largura e a espessura. As extremidades são chamadas de epífises: falange proximal (mais próximo do cíngulo)e distal, o corpo do osso é chamado diáfise. Ex: fêmur, tíbia, rádio, ulna.  Ossos curtos: têm equivalência em todas as suas dimensões. Ex: ossos do carpo e ossos do tarso.
  10. 10. Tipos de ossos do corpo humano  Ossos sesamoides: todo o osso que se desenvolve no interior de alguns tendões. Ossos laminares: (que faz cair em desuso o termo plano): têm o comprimento e a largura maior que a espessura. Ex: escápula, ilíaco, costelas, etc. Ossos irregulares: não têm equivalência em nenhuma de suas dimensões. Ex: vértebras, sacro, etc. Ossos pneumáticos: ossos irregulares
  11. 11. Espero que tenham gostado das informações! Agora minhas colegas de trabalho Vão apresentar para vocês o meu amigo OSSONILDO, ele ajuda as professoras nas aulas de ciências. Espero que vocês gostem dele. Um grande abraço!

×