O que é um circuito elétrico

24,172 views

Published on

Published in: Education
1 Comment
6 Likes
Statistics
Notes
  • E O CONJUNTO DE EQUIPAMENTOS E CONDUTORES LIGADOS AO MESMO DISPOSITIVO DE PROTEÇÃO (DISJUNTORES), JA EM UMA INSTALAÇÃO ELÉTRICA RESIDÊNCIAL ENCONTRAMOS DOIS TIPOS DE CIRCUTOS.... O 1- DE DISTRIBUIÇÃO.....JA NO 2....CIRCUITOS TERMINAIS.
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
No Downloads
Views
Total views
24,172
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
202
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
1
Likes
6
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

O que é um circuito elétrico

  1. 1. O que é um circuito elétrico?
  2. 2. • Os aparelhos elétronicos só funcionam quando os ligamos a uma fonte de energia eletrica.• Quando estão a funcionar, os aparelhos electrónicos recebem energia eletrica que transformam noutros tipos de energia. Por isso se chamam receptores de energia elétrica.• Fontes de energia elétrica 2. Receptores de energia elétrica
  3. 3. Quando se liga convenientemente um receptor a uma fonte de energia eléctrica diz-se que se estabelece um circuito elétrico fechado.Para instalar circuitos elétricos simples, é perciso ter em atenção duas coisas:• Todos os dispositivos elétricos têm dois terminais.Nas pilhas, os terminais chamavam-se pólos, sendo o pólo positivo assinalado por + e o polo negativo por -.
  4. 4. • Há dispositivos chamados interruptores que permitem ligar e desligar os receptores. Os interruptores têm dois terminais.Quando o interruptor está aberto, o circuito está interrompido : a corrente elétrica está desligada.Quando o interruptor está fechado, o circuito não está interrompido: a corrente elétrica está ligada.• interruptor aberto e fechado
  5. 5. Como se esquematiza um circuito elétrico
  6. 6. Para representar um sistema electrico podemos recorrer adesenhos. Por isso os fisicos representam os circuito por meio deesquemas, fazendo corresponder a cada dispositivo elétrico oseu simbolo .
  7. 7. Circuitos elétricos em série e em paralelo
  8. 8. É possivel instalar sum circuito elétrico mais do que um receptor.A instalação pode fazer-se de duas maneiras: em série ou em paralelo.• Num circuito com duas lâmpadas em série, uma é ligada a seguir á outra, existindo um só caminho para a corrente elétrica.• Num circuito com duas lampadas em paralelo, cada uma é instalada numa ramificação diferente existindo assim, mais do que um caminho para a corrente elétrica. Há um ponto chamado nó, onde a corrente do ramo principal se divide palas ramificações, e outro nó onde se junta.
  9. 9. • Os circuitos em série têm • Os circuitos em paralelo têm pouco interesse , não sendo muitas vantagens por isso, a praticamente utilizados. instalação dos aparelhos em Apenas alguns sistemas de nossas casas fazem-se em iluminação das árvores de paralelo. Natal ainda são constituidos por lâmpadas em série.

×