Successfully reported this slideshow.

Planejamento de Merchandiding para a Redbull

2,482 views

Published on

Planejamento realizado para a disciplina de Merchandising, ministrada pela Profª Arlete Eni Granero, de agosto a dezembro de 2011.
Dupla: Carolina Dellivenneri e Lorena Orilio

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Planejamento de Merchandiding para a Redbull

  1. 1. Planejamento De Merchandising
  2. 2. Histórico Da Marca- A ideia surgiu nos anos 80, enquanto o executivo Dietrich Mateschitz viajava pela Tailândia.- cafeína e taurina.- o executivo levou a bebida para a Áustria onde produziu e começou a comercializar- resistência por sua grande concentração de caféína.- Com o passar do tempo, o produto foi sendo comercializado em diversos países, chegando ao Brasil em 1998.
  3. 3. Produtos- Red Bull Energy drink e Red Bull sugar free- Composição: Cafeína e taurina- Efeito a partir de 30 minutos- Aumenta a resistência física, acelera a capacidade de concentração e a velocidade de reação, dá mais energia e melhora o estado de espírito.
  4. 4. Problema – Hábito de Consumo- consumo no Brasil é, em grande parte, noturno- associado a bebidas alcoólicas- dúvidas da parte do consumidor com relação às suas características e composição.- marca busca, em sua comunicação, estimular o consumo diurno, posicionando a bebida como similar à categoria dos isotônicos- não deixando de manter o target do consumo noturno usual.
  5. 5. Objetivo – ampliar o hábito de consumo- Estimular o consumo diurno do produto no dia-a-dia, como bebida energética, vinculando sua imagem a atividades físicas, no geral, inclusive a prática de esportes.- Manter o grande público noturno.
  6. 6. Tema – Conceito da Campanha “Red Bull recarrega as energiasnecessárias para as atividades do dia a dia”.
  7. 7. Estratégia- Desenvolver comunicação do ponto de venda atrativa e impactante- produto como bebida energética que dá disposição para as atividades diárias (prática de esportes, trabalho, estudos, direção)- atividades inerentes ao cotidiano (consumo também)- realizar evento para a apresentação do novo conceito ao trade (intermediários), com atrações para incentivar as vendas do produto.
  8. 8. CronogramaConfecção dos Materiais de De 02/01/2012 a PDV 12/01/2012Evento com intermediáriospara divulgação do conceito 13/01/2012 De 16/01/2012 a Campanha no PDV 16/06/2012
  9. 9. Abrangência- Em princípio, somente cidade de Niterói.- Supermercados: Guanabara, Pão de Açúcar, Prezunic, Império da Banha.
  10. 10. Tática 1: Evento com tradeObjetivo: Promover integração entre o trade e a marca além deapresentar o novo conceito proposto para a campanha.- fotos do evento publicadas no site da marca e blog especialmente para o evento: Gerar repercussão para o consumidor final e fidelizar o tradeTema: Red Bull’s Reload DayLocal: Jockey Clube do Rio de JaneiroHorário: 10h às 18h
  11. 11. Tática 1: Evento com trade- Número de convidados: 200, dentre eles gerentes, subgerentes, administradores, com até 3 acompanhantes.- Buffet completo + Buffet infantil Bom Paladar- Bebidas: Red Bull energy drink,Red Bull sugar free, Sucos, Refrigerantes, Água, Coqueteis de Fruta.- Atrações: Palestras apresentando o conceito da campanha, parede de escalada, cavalos para montar, dj tocando durante todo o evento, jogador de futebol Neymar convidado, sorteio de saltos de bungy jump e voos de para-paint.- Brindes: camiseta do evento
  12. 12. Tática 2: Exposição no PDVLocalização:- Junto aos sucos e isotônicos + ponta de gôndola: em prateleira dagôndola na altura dos olhos;- Junto aos produtos diets e lights (sugar free)- Junto a bebidas destiladas: cross merchandising- Em display de check out (geladeira): duasMateriais:- Faixa de gôndola e stoppers com novoconceito da campanha.
  13. 13. Layouts
  14. 14. Layouts
  15. 15. Layouts
  16. 16. Tática 3: Ponto de exposição extra- Grande display de chão em formato triangular no PDV com 1, 80 m de altura.- Item de extremo impacto/ grande apelo visual- Localização: local com espaço amplo no PDV, se possível, próximo a artigos esportivos ou alimentos saudáveis.- Tema: De quantas latas você precisa?- Lados: Relação de atividades diárias, tais como trabalho e prática de esportes e seu respectivo número de latinhas necessárias ao lado.- Vértices: Produtos expostos como pilhas em seus encaixes.
  17. 17. Layout
  18. 18. - Display de chão- Artigos esportivos oualimentos saudáveis Localização
  19. 19. - Display de chão- Artigos esportivos oualimentos saudáveis Localização
  20. 20. Lorena Orílio e Carolina Delivenneri

×