Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Lp5 modelos de escrita - retrato

62 views

Published on

Lp5 modelos de escrita - retrato

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Lp5 modelos de escrita - retrato

  1. 1. MODELOS DE ESCRITA- Retrato
  2. 2. Que vocabulário é necessário para fazer o retrato de alguém? ASPETO FÍSICO O rosto e a cabeça - arredondado, oval, magro, cheio, fino, longo; corado, pálido, macilento… Os olhos - amendoados, redondos, rasgados, pequenos, grandes; azuis, verdes, castanhos, pretos… As pestanas - longas, curtas, escuras, claras, reviradas… As sobrancelhas - finas, grossas, castanhas, loiras, pretas … A boca - grande, pequena; lábios grossos ou finos; dentes brancos, grandes, finos… O bigode e a barba – ruiva, castanha, farta; curta… O cabelo - negro, louro, castanho, ruivo; curto, longo, encaracolado, liso; penteado, desalinhado…
  3. 3. Que vocabulário é necessário para fazer o retrato de alguém? O corpo  O pescoço  Os ombros  O tronco  Os braços  As mãos  As pernas  Os pés
  4. 4. Como se organiza o retrato de alguém? Podemos começar por dar os aspetos gerais e depois os pormenores. Ou o contrário… Mas, devemos seguir uma ordem lógica. Não assim: “O homem tinha cabelo e barba desalinhados e compridos, amarelados. Calçava umas botas enormes. Os olhos eram demasiado pequenos para o seu rosto. As mãos eram fortes. O seu rosto era largo. Tinha pescoço e ombros largos. Os dedos eram muito grossos. A boca mal se via, por causa da barba. Era um homem com uns olhos estranhos. Segurava num cajado com a mão esquerda. Toda a sua figura causava medo! Os seus cabelos compridos e desalinhados eram da cor da barba. Os olhos eram azuis. Era um homem muito alto. As sobrancelhas eram grossas e um pouco mais escuras do que o cabelo e a barba.”
  5. 5. Como se organiza o retrato de alguém? Mas assim, por exemplo: “Era um homem muito alto. O seu rosto era largo. Tinha cabelo e barba desalinhados e compridos, amarelados, e a sua boca mal se via. Os seus olhos azuis eram demasiado pequenos para o rosto. Era um homem com uns olhos estranhos. As sobrancelhas eram grossas e um pouco mais escuras do que o cabelo e a barba. Tinha pescoço e ombros largos. As mãos eram fortes, com uns dedos muito grossos. Segurava um cajado com a mão esquerda e calçava umas botas enormes. Toda a sua figura causava medo!”
  6. 6. Como posso usar os adjetivos para compor o retrato? Posso usar adjetivos em série: Os seus olhos eram pequenos, azuis e estranhos. Posso usar adjetivos em diferentes graus: Os seus olhos eram mínimos, muitos azuis e os mais estranhos que já vi.
  7. 7. Para além dos adjetivos, que recursos posso usar para compor um retrato? Posso exagerar: Era o homem mais alto do mundo! Posso fazer uma comparação inesperada: As mãos, de tão fortes, eram como duas garras. Posso criar listas de palavras, de forma a causar maior impressão: Toda a sua figura causava medo: o tamanho, as mãos, o cabelo, a barba, e sobretudo os olhos.

×