Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Pensamento Convergente e Divergente

  • Be the first to comment

Pensamento Convergente e Divergente

  1. 1. Pensamento convergente e divergentePensamento convergente e divergente Joy Guilford introduz a distinção entre pensamento convergente e pensamento divergente, que passamos a registar:  Pensamento convergente - capacidade de elaborar soluções partindo dos conhecimentos, experiências e raciocínios lógicos. Pensamento orientado em direcção a uma resposta que surge como a melhor, a mais correcta e eficaz. É um pensamento dominado pela lógica e objectividade em que dominam as operações mentais de tipo lógico-dedutivo.
  2. 2. Pensamento convergente e divergentePensamento convergente e divergente  Pensamento divergente - capacidade de pensar, de explorar mentalmente soluções originais. Implica a exploração cognitiva de várias soluções diferentes e inovadoras para o mesmo problema. Neste tipo de pensamento predomina a intuição sobre as operações mentais de tipo lógico-dedutivo que caracterizam o pensamento convergente.
  3. 3. Pensamento divergente e criatividadePensamento divergente e criatividade  A criatividade está intimamente ligada ao pensamento divergente, manifestando-se nas mais diversas actividades humanas: desde a resolução inovadora de um problema que ocorra no dia-a-dia, até à produção científica, artística, política...  Guilford apresentou algumas características do pensamento criativo: originalidade, fluidez e flexibilidade.
  4. 4. Pensamento divergente e criatividadePensamento divergente e criatividade  A originalidade é a característica fundamental do pensamento criativo. Consiste na produção de algo de novo, na descoberta de novas soluções, novas formas, novas expressões.
  5. 5. Pensamento divergente e criatividadePensamento divergente e criatividade  A fluidez é a capacidade para imaginar e produzir muitas respostas para um problema, para uma situação. Implica uma grande mobilidade do pensamento.
  6. 6. Pensamento divergente e criatividadePensamento divergente e criatividade  A flexibilidade resulta das características anteriores: é um pensamento versátil, flexível que permite a descoberta de várias soluções para um problema correndo-se o risco de se cometerem erros quando se apresentam várias propostas.
  7. 7. Pensamento divergente e criatividadePensamento divergente e criatividade  A flexibilidade resulta das características anteriores: é um pensamento versátil, flexível que permite a descoberta de várias soluções para um problema correndo-se o risco de se cometerem erros quando se apresentam várias propostas.

    Be the first to comment

    Login to see the comments

  • YanickEdirCorreia

    Mar. 18, 2012
  • matheusbiz

    Jan. 16, 2016
  • JulianoRezende2

    Apr. 22, 2016
  • RogerioEscudeiro1

    Mar. 28, 2017
  • GloriaRodrigues5

    Jun. 11, 2017
  • RogerMaliski

    Jul. 31, 2017
  • zemoreira

    Jan. 4, 2021

Views

Total views

43,940

On Slideshare

0

From embeds

0

Number of embeds

79

Actions

Downloads

271

Shares

0

Comments

0

Likes

7

×