Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Motivação

4,770 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

Motivação

  1. 1. MotivaçãoMotivação
  2. 2. Definição de motivaçãoDefinição de motivação  Pode definir-se motivação como o conjunto de impulsos que orientam o comportamento de uma pessoa em direcção a determinado fim ou objectivo.
  3. 3. Caracterização de comportamento motivadoCaracterização de comportamento motivado  comportamento orientado para um objectivo;  activado e controlado por forças internas (biológicas) ou externas (sociais). Ex.: a fome (força interna); o desejo de sucesso (força externa);  se o objectivo é alcançado, a motivação desaparece. A motivação mantém-se enquanto o objectivo não é atingido se houver volição.
  4. 4. Comportamento MotivadoComportamento Motivado Podemos afirmar que todo o comportamento humano é motivado: como fazer parte de grupos, desejar ser estimado, sentir-se seguro, ser bem sucedido, etc.
  5. 5. FrustraçãoFrustração  A frustração é um estado psicológico que resulta do bloqueio de um comportamento motivado. É um estado emocional que resulta da impossibilidade de atingir um objectivo devido à interferência de um obstáculo.  Os obstáculos que provocam a frustração podem ser externos ou internos. Por exemplo, quando te diriges a uma biblioteca para consultar um livro para um trabalho e és informado de que o livro foi requisitado (obstáculo externo). Também te sentes frustrado se não consegues mostrar que gostas de uma pessoa por seres tímido (obstáculo interno).
  6. 6. FrustraçãoFrustração  O nível de uma frustração depende da importância do objectivo a atingir, da idade, do sujeito e das experiências frustrantes vividas.  Como consequência da frustração podem surgir comportamentos como a agressão e a apatia, entre outros.
  7. 7. Teorias da motivaçãoTeorias da motivação  A complexidade do comportamento motivado nas suas diferentes manifestações explica a existência de várias teorias sobre a motivação.
  8. 8. Teorias da motivaçãoTeorias da motivação A teoria de Maslow  Segundo a teoria humanista de Maslow (1908-1970) as motivações humanas organizam-se segundo uma hierarquia de necessidades: a satisfação das necessidades superiores depende da satisfação das necessidades básicas. Maslow representa esta concepção através de uma pirâmide em cuja base estariam as necessidades fisiológicas, que asseguram a sobrevivência, e no topo a necessidade de auto-realização.
  9. 9. Motivação e VoliçãoMotivação e Volição Motivação – Querer inicial. Volição – Força de vontade que mantém a motivação até ser concretizado o objectivo
  10. 10. IntensionalidadeIntensionalidade  a intencionalidade é a capacidade através daa intencionalidade é a capacidade através da qual tomamos posição frente ao que nosqual tomamos posição frente ao que nos aparece. Diante de um facto, podemosaparece. Diante de um facto, podemos desejá-lo ou rejeitá-lo. Antedesejá-lo ou rejeitá-lo. Ante um pensamento, podemos afirmá-lo, negá-um pensamento, podemos afirmá-lo, negá- lo ou suspender o juízo.lo ou suspender o juízo.
  11. 11. TendênciaTendência  TendênciaTendência é o acto de optar por algo; umaé o acto de optar por algo; uma escolha entre várias alternativas; ou, umaescolha entre várias alternativas; ou, uma vontade natural, irreflectida, subconsciente,vontade natural, irreflectida, subconsciente, que se transforma em comportamento comque se transforma em comportamento com ou sem a devida consciência do indivíduo.ou sem a devida consciência do indivíduo.  "Tendência" do latim tendentia, significa"Tendência" do latim tendentia, significa tender para, inclinar-se para, ser atraído por.tender para, inclinar-se para, ser atraído por.

×