Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Slide pe

territorio

  • Login to see the comments

Slide pe

  1. 1. FORMAÇÃO DOFORMAÇÃO DO TERRITÓRIOTERRITÓRIO PERNAMBUCANOPERNAMBUCANO SITUAÇÃO, LOCALIZAÇÃO ESITUAÇÃO, LOCALIZAÇÃO E DINÂMICA DA NATUREZA.DINÂMICA DA NATUREZA.
  2. 2. LIMITES DE PERNAMBUCOLIMITES DE PERNAMBUCO  PernambucoPernambuco é uma das 27é uma das 27 unidades federativasunidades federativas dodo BrasilBrasil. Está localizado no centro-leste da. Está localizado no centro-leste da região Nordesteregião Nordeste e tem como limites os estadose tem como limites os estados dada ParaíbaParaíba ((NN), do), do CearáCeará ((NONO), de), de AlagoasAlagoas ((SESE),), dada BahiaBahia ((SS) e do) e do PiauíPiauí ((OO), além de ser banhado), além de ser banhado pelopelo oceano Atlânticooceano Atlântico ((LL).).  Também fazem parte do seu território osTambém fazem parte do seu território os arquipélagos dearquipélagos de Fernando de NoronhaFernando de Noronha ee SãoSão Pedro e São PauloPedro e São Paulo..
  3. 3. ABORDAGEM HISTÓRICAABORDAGEM HISTÓRICA  Uma das primeiras regiões do Brasil a serUma das primeiras regiões do Brasil a ser ocupada pelos portugueses, Pernambuco foiocupada pelos portugueses, Pernambuco foi também o mais importante núcleo econômico etambém o mais importante núcleo econômico e um dos principais núcleos políticos doum dos principais núcleos políticos do período colonialperíodo colonial  A origem do nome: O donatário Duarte CoelhoA origem do nome: O donatário Duarte Coelho Pereira, chamou as terras doadas pelo rei dePereira, chamou as terras doadas pelo rei de Portugal de Nova Lusitânia. Porém o nome quePortugal de Nova Lusitânia. Porém o nome que prevaleceu para a capitania foi Pernambuco.prevaleceu para a capitania foi Pernambuco.  Nome de origem indígena, do tupi Paranã-pukaNome de origem indígena, do tupi Paranã-puka ou seja “mar furado”, ref. Ao canal de Sta.Cruz,ou seja “mar furado”, ref. Ao canal de Sta.Cruz, que cerca toda a Ilha de Itamaracá.que cerca toda a Ilha de Itamaracá.
  4. 4. HISTÓRICO IIHISTÓRICO II  O estado teve ativa participação em diversosO estado teve ativa participação em diversos episódios daepisódios da história brasileirahistória brasileira: foi palco das: foi palco das Batalhas dos GuararapesBatalhas dos Guararapes, decisivas na, decisivas na Insurreição PernambucanaInsurreição Pernambucana e consideradas ae consideradas a origem doorigem do Exército BrasileiroExército Brasileiro;;  serviu de berço a movimentos de caráterserviu de berço a movimentos de caráter nativista ou de ideais libertários, como anativista ou de ideais libertários, como a GuerraGuerra dos Mascatesdos Mascates, a, a Revolução PernambucanaRevolução Pernambucana, a, a Confederação do EquadorConfederação do Equador e ae a Revolta PraieiraRevolta Praieira..
  5. 5. IMAGEM LOCALIZAÇÃOIMAGEM LOCALIZAÇÃO
  6. 6. PATRIMÔNIO HISTÓRICO: FORTEPATRIMÔNIO HISTÓRICO: FORTE ORANGE – ILHA DE ITAMARACÁORANGE – ILHA DE ITAMARACÁ
  7. 7. Hidrografia  Dois domínios hidrográficos dividem Pernambuco.  O primeiro compreende pequenas bacias hidrográficas independentes, formadas por rios que correm diretamente para o Atlântico: as bacias dos rios Goiana, Capibaribe, Ipojuca, Camarajibe e Una.  O segundo domínio é constituído pela porção pernambucana da bacia do rio São Francisco: integram-no pequenos afluentes da margem esquerda, entre os quais o Moxotó e o Pajeú.
  8. 8. OLINDA: 1ª CAPITAL ADMINISTRATIVA DE PE.OLINDA: 1ª CAPITAL ADMINISTRATIVA DE PE. (PATR.CULT.HUMANIDADE-UNESCO)(PATR.CULT.HUMANIDADE-UNESCO)
  9. 9. Gravura:Gravura: cerco a Olinda em 1630. Os holandesescerco a Olinda em 1630. Os holandeses saquearam e queimaram diversas construções emsaquearam e queimaram diversas construções em Olinda, inclusive as igrejas.Olinda, inclusive as igrejas.
  10. 10. CAATINGACAATINGA  Único bioma exclusivamente brasileiro.Único bioma exclusivamente brasileiro.  Caatinga (mata branca) paisagemCaatinga (mata branca) paisagem embranquecida apresentada pelaembranquecida apresentada pela vegetação durante o período seco.vegetação durante o período seco.  Algumas plantas perdem as folhas.Algumas plantas perdem as folhas.  No Sertão Nordestino plantas afloram dasNo Sertão Nordestino plantas afloram das pedras.pedras.  Na estação seca a Caatinga fica com umaNa estação seca a Caatinga fica com uma cor acizentada: deixam cair as folhas paracor acizentada: deixam cair as folhas para economizar água até chegar a estação daseconomizar água até chegar a estação das chuvas (processo natural/sustentável)chuvas (processo natural/sustentável)
  11. 11. BIOMA DA CAATINGA EMBIOMA DA CAATINGA EM PERNAMBUCOPERNAMBUCO
  12. 12. PARQUE SERRA DO CATIMBAUPARQUE SERRA DO CATIMBAU  Localizado entre Agreste/Sertão:Buíque,Localizado entre Agreste/Sertão:Buíque, Ibimirim e Tupanatinga.Ibimirim e Tupanatinga.  Preserva uma das últimas áreas dePreserva uma das últimas áreas de caatinga no Brasil.caatinga no Brasil.  O parque é o segundo do estado. OO parque é o segundo do estado. O primeiro é o de Fernando de Noronha. Éprimeiro é o de Fernando de Noronha. É formado por montanhas de topo suave,formado por montanhas de topo suave, Entre as montanhas encontram-seEntre as montanhas encontram-se encostas abruptas e vales aberto.encostas abruptas e vales aberto.  É uma região de intensa erosão.É uma região de intensa erosão.
  13. 13. PARQUE NACIONAL DO CATIMBAUPARQUE NACIONAL DO CATIMBAU (30(30 sítios arqueológicossítios arqueológicos ))
  14. 14. DINÂMICA NATURAL : GEOLOGIA EDINÂMICA NATURAL : GEOLOGIA E RELEVORELEVO  O estado de Pernambuco exibe relevo modesto, de altitudes pouco elevadas e predomínio da topografia plana ou regular.  Estão abaixo de 600m de altitude 76% do território estadual, e entre 300 e 600m, 62%.  Compõem o quadro morfológico três unidades: a baixada litorânea, o planalto da Borborema e o pediplano cristalino.
  15. 15. CLIMACLIMA  Dois tipos climáticos caracterizam o estado, os climas As' e BSh de Köppen.  O clima As', tropical, com chuvas de outono-inverno, domina a porção oriental do estado. Registra temperaturas médias anuais de 25o C e pluviosidade de 1.500mm anuais  Em Pernambuco, como nos demais estados do Nordeste litorâneo, observa-se uma bem marcada zona de transição entre o clima seco do interior e o clima úmido da costa: é a zona do agreste.
  16. 16. Vegetação  Litorânea ou Zona da Mata: Matas,Litorânea ou Zona da Mata: Matas, Manguesais e Cerrados.Manguesais e Cerrados.  Floresta Atlântica: Presença deFloresta Atlântica: Presença de árvores altas, sempre verdes, ex.árvores altas, sempre verdes, ex. (peroba e sucupira)(peroba e sucupira)  Nativa do planalto da borborema eNativa do planalto da borborema e do sertão: Caatinga.do sertão: Caatinga.
  17. 17. QUESTÕESQUESTÕES  01. (FUVEST) Mandacaru, xiquexique e facheiro são algumas das espécies vegetais que aparecem: a) no cerrado b) na caatinga c) no manguezal d) na floresta tropical e) n.d.a.
  18. 18. QUESTÃO 02QUESTÃO 02  02. (ESAN) Área localizada no estado de(ESAN) Área localizada no estado de Pernambuco,possui climaPernambuco,possui clima predominantemente pseudotropical, compredominantemente pseudotropical, com fortes chuvas no outono e no inverno. Ofortes chuvas no outono e no inverno. O texto refere-se:texto refere-se: a) Sertãoa) Sertão b) Agresteb) Agreste c) Plnalto da borboremac) Plnalto da borborema d) Zona da Mata.d) Zona da Mata. e) Cerradose) Cerrados
  19. 19. QUESTÃO 03QUESTÃO 03  Estado do Nordeste que se limita aoEstado do Nordeste que se limita ao sul de Pernambuco:sul de Pernambuco: • CearáCeará • SergipeSergipe • BahiaBahia • AlagoasAlagoas • PiauiPiaui
  20. 20. QUESTÃO 04QUESTÃO 04 Compõem o quadro morfológico pernambucano pertencente as três unidades específicas: • Baixada litorânea, zona da mata • Pediplano cristalino, planalto baraúna • Planalto baraúna, baixada baraúna • Serra da mantiqueira, pediplano cristalino • Baixada litorânea, planalto da borborema
  21. 21. QUESTÃO 05QUESTÃO 05  São considerados riosSão considerados rios genuinamente pernambucanos:genuinamente pernambucanos: • São Francisco, IpojucaSão Francisco, Ipojuca • Capibaribe, solimõesCapibaribe, solimões • Capibaribe, IpojucaCapibaribe, Ipojuca • São Francisco, UnaSão Francisco, Una • São Francisco, Pajeú.São Francisco, Pajeú.
  22. 22. QUESTÃO 06QUESTÃO 06 (UDESC 2008) Pernambuco é um Estado que se estende de(UDESC 2008) Pernambuco é um Estado que se estende de maneira alongada (de Leste a Oeste), no Nordeste brasileiro.maneira alongada (de Leste a Oeste), no Nordeste brasileiro. Assinale a alternativa que contém o nome dos Estados queAssinale a alternativa que contém o nome dos Estados que fazem divisa com Pernambuco.fazem divisa com Pernambuco. A)Rio Grande do Norte, Sergipe, BahiaA)Rio Grande do Norte, Sergipe, Bahia,, Paraíba e CearáParaíba e Ceará B) Bahia, Alagoas, Piauí, Ceará e ParaíbaB) Bahia, Alagoas, Piauí, Ceará e Paraíba C) Ceará, Piauí, Maranhão, Sergipe, Rio Grande do Norte eC) Ceará, Piauí, Maranhão, Sergipe, Rio Grande do Norte e TocantinsTocantins D) Paraíba, Piauí, Maranhão e AlagoasD) Paraíba, Piauí, Maranhão e Alagoas E) Bahia, Alagoas, Paraíba e SergipeE) Bahia, Alagoas, Paraíba e Sergipe
  23. 23. QUESTÃO 07QUESTÃO 07 Das alternativas abaixo, assinale aquela que cujas característicasDas alternativas abaixo, assinale aquela que cujas características correspondem a região do Agreste Pernambucano.correspondem a região do Agreste Pernambucano. a)a) A maior cidade dessa região é Caruaru, a 120 km de Recife.A maior cidade dessa região é Caruaru, a 120 km de Recife. Trata-se de um planalto, com altitudes que variam de 400 a 1000Trata-se de um planalto, com altitudes que variam de 400 a 1000 metros, seu clima é semi-árido úmido.metros, seu clima é semi-árido úmido. b)b) (zona semi-árida) – Trata-se do oeste do Estado, região marcada(zona semi-árida) – Trata-se do oeste do Estado, região marcada por Serras, Chapadas e Depressões. A principal cidade da regiãopor Serras, Chapadas e Depressões. A principal cidade da região é Petrolina. A vegetação típica da região é a caatingaé Petrolina. A vegetação típica da região é a caatinga c)c) Toda a faixa é uma grande planície, com alguns locais abaixo doToda a faixa é uma grande planície, com alguns locais abaixo do nível do mar, várzeas e lagos. A vegetação predominante são osnível do mar, várzeas e lagos. A vegetação predominante são os manguezais. O clima na Zona da mata é tropical.manguezais. O clima na Zona da mata é tropical. d)d) Gravatá e Caruaru são cidades pertencentes a essaGravatá e Caruaru são cidades pertencentes a essa região, Trata-se de um planalto, com altitudes queregião, Trata-se de um planalto, com altitudes que variam de 200 a 400 metros, vegetação típica: caatinga.variam de 200 a 400 metros, vegetação típica: caatinga.
  24. 24. QUESTÃO 08QUESTÃO 08 SOBRE O ESTADO PERNAMBUCANO.SOBRE O ESTADO PERNAMBUCANO. ASSINALE (V) VERDADEIRO OU (F)FALSOASSINALE (V) VERDADEIRO OU (F)FALSO a) A sucupira e a peroba são árvores típicas da vegetação do planaltoa) A sucupira e a peroba são árvores típicas da vegetação do planalto da Borborema sertanejo. ( )da Borborema sertanejo. ( ) b) O rio Goiana não integra um dos domínios hidrográficos queb) O rio Goiana não integra um dos domínios hidrográficos que dividem o estado de Pernambuco. ( )dividem o estado de Pernambuco. ( ) c) Os manguesais, as matas e os cerrados são vegetações típicas dac) Os manguesais, as matas e os cerrados são vegetações típicas da zona da mata Pernambucana. ( )zona da mata Pernambucana. ( ) d) Pernambuco possui um relevo moderado, segundo Aziz AbSaber,d) Pernambuco possui um relevo moderado, segundo Aziz AbSaber, tendo 76% de seu território, abaixo dos 600 metros. ( )tendo 76% de seu território, abaixo dos 600 metros. ( ) e) A principal formação geológica na faixa de transição da Zona dae) A principal formação geológica na faixa de transição da Zona da mata para o Agreste, conhecido popularmente como Serra dasmata para o Agreste, conhecido popularmente como Serra das Russas, trata-se da borda ocidental do Planalto da Borborema.( )Russas, trata-se da borda ocidental do Planalto da Borborema.( )
  25. 25. QUESTÃO 09QUESTÃO 09 Falando sobre a Geografia de Pernambuco. Marque Certo ouFalando sobre a Geografia de Pernambuco. Marque Certo ou ErradoErrado.. a)a) ( ) O Pico do Papagaio localizado no município de Triunfo com( ) O Pico do Papagaio localizado no município de Triunfo com altitude de 3.014 m., é o ponto mais elevado de Pernambuco.altitude de 3.014 m., é o ponto mais elevado de Pernambuco. b)b) ( ) Sobre o Planalto da Borborema. Aproximadamente no centro-( ) Sobre o Planalto da Borborema. Aproximadamente no centro- sul, desse planalto, eleva-se o maciço dômico de Garanhuns,sul, desse planalto, eleva-se o maciço dômico de Garanhuns, que supera a altitude de 1.000 m.que supera a altitude de 1.000 m. c)c) ( ) O sertão é uma Mesorregião do estado de Pernambuco e da( ) O sertão é uma Mesorregião do estado de Pernambuco e da região Nordeste, é um lugar com escassez de chuvas, seu climaregião Nordeste, é um lugar com escassez de chuvas, seu clima é semi desértico (semi árido), devido a retenção de parte dasé semi desértico (semi árido), devido a retenção de parte das precipitações pluviais no Planalto da Borborema e correntes deprecipitações pluviais no Planalto da Borborema e correntes de ar seco provenientes do Sul da África.ar seco provenientes do Sul da África. d)d) ( ) A média anual de chuvas no Sertão, durante muitos anos não( ) A média anual de chuvas no Sertão, durante muitos anos não atingem 200 mm anuais e percorrem curto período de 5 a 10 diasatingem 200 mm anuais e percorrem curto período de 5 a 10 dias
  26. 26. QUESTÃO 10QUESTÃO 10 De acordo com o clima da Zona da mata do estado de Pernambuco.De acordo com o clima da Zona da mata do estado de Pernambuco. Assinale a única alternativa correta.Assinale a única alternativa correta. a.( ) seu clima é puramente tropical, com fortes chuvas nas quatroa.( ) seu clima é puramente tropical, com fortes chuvas nas quatro estações do ano.estações do ano. b.( ) seu clima é predominantemente equatorial, com fortes chuvas nob.( ) seu clima é predominantemente equatorial, com fortes chuvas no outono e inverno.outono e inverno. c.( ) seu clima é tropical e equatorial, com fortes chuvas nas quatroc.( ) seu clima é tropical e equatorial, com fortes chuvas nas quatro estações do ano.estações do ano. d.( ) seu clima predominante é o subtropical, com chuvas fortes nod.( ) seu clima predominante é o subtropical, com chuvas fortes no inverno e temperatura média abaixo de 15° c.inverno e temperatura média abaixo de 15° c. e.( ) seu clima é predominantemente pseudotropical, com fortese.( ) seu clima é predominantemente pseudotropical, com fortes chuvas no outono e inverno.chuvas no outono e inverno.

×