Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
NAMORO NA
ADOLESCÊNCIA?
Carlos Franco Matos
28 de Janeiro de 2016
IEADPantanal
Leitura Bíblica: Eclesiastes 3:1-8
Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu:
tempo de nasce...
O QUE É O NAMORO?
Namoro é...
uma instituição de relacionamento interpessoal não
moderna, que tem como função a experimentação
sentimental e...
O QUE A BÍBLIA
FALA SOBRE
NAMORO?
A Bíblia não fala nada sobre namoro...
Principalmente, porque o namoro é um costume ocidental. O que se
tem de informação ...
COMO ERA O
NAMORO?
Antigamente não existia o namoro e sim a “corte”...
O rapaz cortejava a
moça. Isso era feito da
seguinte forma: era
estipu...
POR QUE NÃO NA
ADOLESCÊNCIA?
Argumentos:
1º - A adolescência é caracterizada pela instabilidade – altos e baixos, amores e
ódio, admiração e desprezo –...
Argumentos:
4º - O namoro estimula muito cedo a intimidade. Normalmente o casal quer ficar
sozinho. E aí acabam tendo opor...
Argumento Importante:
Outra coisa importante sobre namoro de adolescente é que alguns
adolescentes se apaixonam por um ímp...
CONCLUSÃO
Então...
Depois de termos estudado sobre namoro qual é a conclusão que
você, adolescente, chegou?
Nosso desejo é que todos...
MUITO OBRIGADO!
Namoro na adolescência
Namoro na adolescência
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Namoro na adolescência

Palestra para grupos de adolescentes.

Related Books

Free with a 30 day trial from Scribd

See all
  • Be the first to comment

Namoro na adolescência

  1. 1. NAMORO NA ADOLESCÊNCIA? Carlos Franco Matos 28 de Janeiro de 2016 IEADPantanal
  2. 2. Leitura Bíblica: Eclesiastes 3:1-8 Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu: tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou, tempo de matar e tempo de curar, tempo de derrubar e tempo de construir, tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar, tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las, tempo de abraçar e tempo de se conter, tempo de procurar e tempo de desistir, tempo de guardar e tempo de lançar fora, tempo de rasgar e tempo de costurar, tempo de calar e tempo de falar, tempo de amar e tempo de odiar, tempo de lutar e tempo de viver em paz.
  3. 3. O QUE É O NAMORO?
  4. 4. Namoro é... uma instituição de relacionamento interpessoal não moderna, que tem como função a experimentação sentimental entre duas pessoas pela troca de conhecimentos e uma vivência com um grau de comprometimento inferior ao do matrimônio. A maioria utiliza o namoro como pré- condição para o estabelecimento de um noivado ou casamento. (Fonte: wikipedia.org)
  5. 5. O QUE A BÍBLIA FALA SOBRE NAMORO?
  6. 6. A Bíblia não fala nada sobre namoro... Principalmente, porque o namoro é um costume ocidental. O que se tem de informação sobre namoro está na tradição hebraica. Segundo ela, se não fosse possível que seus pais escolhessem o cônjuge de seu filho, o que era preferencial, e fosse necessário que ele mesmo fizesse a escolha, a ele só seria lícito comprometer-se em noivado com a moça, ou seja, prometer-se a ela por meio dos pais da moça. A conversa não podia ser direta com a “pretendida”, mas sim com os pais dela. Nesse compromisso, qualquer envolvimento sexual ou afetivo com outra mulher, que não a noiva, já implicava em traição. Mas também não era permitido qualquer contato sexual em nenhuma intensidade com a noiva. Em alguns casos nem sequer o desenvolvimento de uma amizade, pois até esta deveria acontecer apenas no casamento. (Fonte: wikipedia.org)
  7. 7. COMO ERA O NAMORO?
  8. 8. Antigamente não existia o namoro e sim a “corte”... O rapaz cortejava a moça. Isso era feito da seguinte forma: era estipulado um horário para o rapaz visitar a moça. Essa visita acontecia numa sala de visitas bem iluminada e o casal permanecia a 50 centímetros de distância no sofá, a mãe da jovem ficava vigilante na sala, fazendo “tricô”.
  9. 9. POR QUE NÃO NA ADOLESCÊNCIA?
  10. 10. Argumentos: 1º - A adolescência é caracterizada pela instabilidade – altos e baixos, amores e ódio, admiração e desprezo –, e também pela mudança no conhecimento do corpo – os hormônios estão à flor da pele, “pulando”. 2º - O namoro cristão deve ser um compromisso sério estabelecido pelo casal, o qual vise o respeito à pessoa e à família, o conhecimento da alma – saber quem é a pessoa, quais são os seus sonhos, planos e projetos –, tendo como objetivo o casamento. 3º - você está em uma fase de transição! Na transição você está passando de um momento para outro e em meio a essa turbulência é difícil se dedicar ao outro. Não é tão complicado conciliar os estudos, família, igreja e ministérios? Imagine encaixar na sua agenda um namoro?
  11. 11. Argumentos: 4º - O namoro estimula muito cedo a intimidade. Normalmente o casal quer ficar sozinho. E aí acabam tendo oportunidade de ser estimulados ao sexo pela TV, pelos “amigos” ou “amigas”, ficam com a mente vazia, e, como consequência disso, tendo mais momentos juntos. Alguns já começam a enganar os pais e acabam tendo relacionamento sexual antes de casarem. 5º - 1 Coríntios 13.4 a10. Esse texto apresenta várias definições sobre o que é verdadeiramente amar. Quero destacar algumas. “O amor é paciente, tudo suporta, tudo crê, tudo espera, não arde em ciúme, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus próprios interesses, o amor jamais acaba.” 6º - Eclesiastes 3.1-20. O texto diz que há tempo para todas as coisas, e não há nada melhor do que desfrutar de algo no tempo ideal. Até a lei determina uma idade para o indivíduo exercer certas atividades como exército, emprego fixo, responder pelos próprios atos, pois até então o indivíduo é considerado menor e existe alguém que é responsável por ele.
  12. 12. Argumento Importante: Outra coisa importante sobre namoro de adolescente é que alguns adolescentes se apaixonam por um ímpio (não crente), e começam um relacionamento e acham que isso não tem nada haver ou que a pessoa vai converter. Em 2 Coríntios 6.14 diz: “Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?”
  13. 13. CONCLUSÃO
  14. 14. Então... Depois de termos estudado sobre namoro qual é a conclusão que você, adolescente, chegou? Nosso desejo é que todos vocês tenham entendido bem o que falamos, que o namoro na adolescência não é proibido pela Igreja, mas porque vocês têm um compromisso com Deus, de entrega dessa fase da vida a Ele, este deve ser o tempo para que vocês desfrutem bastante de suas amizades, de seus estudos, de seu fé e de sua comunhão com Deus. Lembrem-se: Namoro de adolescente não convém!
  15. 15. MUITO OBRIGADO!

×