Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

BRASIL REPÚBLICA: O INÍCIO

Related Audiobooks

Free with a 30 day trial from Scribd

See all
  • Be the first to comment

BRASIL REPÚBLICA: O INÍCIO

  1. 1. Brasil República: o início Prof. Carlos Bidu
  2. 2. “Militares ressentidos, de um lado, e uma oligarquia cafeeira despojada de poder, de outro lado, uniram-se para combater a monarquia.”
  3. 3. O PODER MODERADOR GARANTIA AO IMPERAOR UM PODER CENTRALIZADO O VOTO ERA CENSITÁRIO, OUSEJA, SÓ VOTAVA QUEM TINHA RENDAOS FAZENDEIROS DEPENDIAM DO TRABALHO ESCRAVO O CAFÉ ERA O PRICIPAL PRODUTO DE EXPORTAÇÃO
  4. 4. CRISE NO IMPÉRIO A DEFESA DA REPUBLICA A IDEIA DE REPÚBLICA ERA ANTIGA NO PAÍS E HAVIA SIDO RETOMADA APÓS: 1870 – CRIAÇÃO DO MANIFESTO REPUBLICANO (1873) – CONVENÇÃO DE ITÚ(SP), ONDE FOI CRIADO O PARTIDO REPUBLICANO PAULISTA. PARA OS REPUBLICANOS IMPÉRIO ERASINÔMINO DE ATRASO E SÓ A REPÚBLICA TRARIA O PROGRESSO.
  5. 5. A insatisfação da igreja com o fato do Imperador defender a maçonaria. A insatisfação dos fazendeiros escravistas com a abolição da escravidão O crescimento do movimento republicano no Brasil A insatisfação dos militares com o Guerra do Paraguai
  6. 6. O FIM DO IMPÉRIODiante das pressões citadas, da falta de apoio popular e das constantes críticas que partiam de vários setores sociais, o imperador e seu governo, encontravam-se enfraquecidos e frágeis. Doente, D.Pedro II estava cada vez mais afastado das decisões políticas do país. Enquanto isso, o movimento republicano ganhava força no Brasil.
  7. 7. O FIM DO IMPÉRIONo dia 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca, com o apoio dos republicanos, demitiu o Conselho de Ministros e seu presidente. Na noite deste mesmo dia, o marechal assinou o manifesto proclamando a República no Brasil e instalando um governo provisório.
  8. 8. Gazeta da Tarde 15 de novembro de 1889"A partir de hoje, 15 de despotismo do Primeironovembro de 1889, o Brasil Imperador, hoje proclamou, noentra em nova fase, pois pode- meio da maior tranquilidade ese considerar finda a com solenidade realmenteMonarquia, passando a regime imponente, que queria outrafrancamente democrático com forma de governo.todas as consequências daLiberdade. Assim desaparece a única Monarquia que existia naFoi o exército quem operou América...”esta magna transformação;assim como a de 7 de abril de31 ele firmou a Monarquiaconstitucional acabando com o
  9. 9. O POVO PARTICIPOU DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA BRASILEIRA? "Por ora a cor do governo é puramente militar e deverá ser assim. O fato foi deles, deles só, porque a colaboração do elemento civil foi quase nula. O povo assistiu àquilobestializado, atônito, surpreso, sem conhecer o que significava." (Carta de Aristides Lobo [1838-1896] sobre o episódio de 15 de novembro de 1889.)
  10. 10. O POVO PARTICIPOU DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA BRASILEIRA? “ Desenganem-se os idealistas: o povo fluminense não existe (...) Dirão que o povo fluminense fez a agitação abolicionista e a agitação republicana (...) O povo não fez nada disso. Um grupo de homens denodados,bastante ativo é certo, para parecer a multidão, fez o movimento abolicionista e o movimentorepublicano do Rio de Janeiro. Em volta dessescampeões devotados acercavam-se curiosos; e foi só." (Raul Pompéia, Obras.)
  11. 11. A REPÚBLICA FOI PROCLAMADA NO BRASIL.O QUE MUDOU?
  12. 12. ALGUMAS MUDANÇAS... Mudança do nome do país: Estados Unidos do Brasil; Separação entre o Estado e a Igreja e o estabelecimento da liberdade religiosa; Mudança da bandeira;
  13. 13. ALGUMAS MUDANÇAS... Instituição do casamento civil; Naturalização de todo estrangeiro residente no país; Extinção do senado vitalício; Dissolução da Câmara dos Deputados e das Assembléias provinciais. Eleições para uma assembléia constituinte  1891 – Fica pronta a nova Constituição Brasileira.
  14. 14. O Brasil passa a ser uma República Federativa e Presidencialista O QUE SIGNIFICA ISSO? Os Estados passam a ter ampla autonomia econômica e administrativa, podendo:  Elaborar a sua própria constituição;  Eleger os seus governadores;  Contrair empréstimos no exterior;  Decretar impostos;  Organizar as suas forças militares.DETALHE IMPORTANTE: Nenhum estado poderia se separar do país e o Presidente da República poderia interferir nos estados.
  15. 15. A DIVISÃO DOS TRÊS PODERES TRÊS PODERES ELEIÇÃO CONCURSOLEGISLATIVO EXECUTIVO JUDICIÁRIO CÂMARA PRESIDENTE JUIZES E DA REPÚBLICA, FEDERAIS SENADO VICE E MINISTROS
  16. 16. SISTEMA ELEITORAL REPUBLICANO O VOTO ERA ABERTO E DIRETO NÃO PODIA VOTAR: MULHERES ANALFABETOS MENDIGOS SOLDADOS MEMBROS DAS ORDENS RELIGIOSAS.
  17. 17. Diferentemente da República Velha, o voto hoje emdia é executado em uma urna eletrônica, além de ser secretoe não mais aberto. Cada candidato tem um número que orepresenta na hora de votar. Pessoas de 16 a 18 anos deidade têm o direito de escolha entre votar ou não, ou seja,elas têm o voto facultativo. A partir dos 18 anos, quando apessoa se torna independente, até os 65 anos, há umaobrigatoriedade para se votar.
  18. 18. Governo Provisório (1889-1891)Presidido por Deodoro da Fonseca: lhe coube organizar a nova forma degoverno. Governou por decretos-lei até que fosse promulgada a Constituição de 1891.Principais medidas:Instalação da República Federativa;Banimento da família imperial;Transformou as províncias em estados;Instituiu a bandeira nacional, cujo lema "Ordem e Progresso" é positivista;Ofereceu cidadania brasileira aos estrangeiros aqui residentes;Convocação de uma Assembléia Nacional Constituinte (para elaborar a primeiraConstituição Republicana do Brasil);Separação do Estado da Igreja

×