Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Como acalmar a ansiedade

1,768 views

Published on

Nesta apresentação tens algumas dicas que te ensinam a acalmar a ansiedade que, hoje em dia, é um problema que está a afetar muitas pessoas e que pode refletir-se de várias maneiras no nosso corpo.
Se queres receber este e outros artigos direta e gratuitamente no teu e-mail, subscreve aqui a minha newsletter:
http://www.carlindasousa.com/c/?p=newscarlinda

Published in: Lifestyle
  • Be the first to comment

Como acalmar a ansiedade

  1. 1. * A ansiedade tem se tornado cada vez mais um problema na vida das pessoas devido às consequências que acarreta. Por isso mesmo decidi dar-te algumas dicas de como a acalmares.
  2. 2. * *Os sintomas da ansiedade não são um problema, o problema está na interpretação que tu fazes daquilo que estás a sentir no teu corpo e do que receias que possa vir a acontecer. Para conseguires acionar algumas estratégias para te acalmares deves entender que o que estás a sentir é uma reação natural do teu corpo e que não estás em perigo. Diz para ti mesmo: “Não há nada de errado comigo. Isto é só o meu corpo a reagir ao stress (à angústia, ao medo, à incerteza).”
  3. 3. * *Este tipo de respiração acalma o teu corpo e a mente
  4. 4. * *Dá uma caminhada de 20 minutos todos os dias. Contribui para a diminuição da ansiedade e aumenta os teus níveis de energia.
  5. 5. * Usa, por exemplo, os seguintes exemplos de reformulações: * “Não é um exame, é uma OPORTUNIDADE de testar o meu conhecimento” * “Não é uma entrevista de emprego mas sim uma OPORTUNIDADE para a minha vida” * “Não é uma apresentação mas sim uma CONVERSA com os meus colegas” * Diz para ti próprio: “Eu estou muito animado!”; “Isto vai ser um desafio divertido!”
  6. 6. * *Quando estiveres a pensar em alguma coisa que te provoque ansiedade, diz para ti mesmo: “STOP, pára com isso!”. Esta frase surte um efeito rápido, eficaz e bem-humorado. Com persistência e prática vais conseguir com que parar o pensamento ansioso seja um hábito!
  7. 7. * * O facto de conseguires parar os pensamentos ansiosos já é uma técnica poderosa mas podes torna-la ainda mais poderosa se a combinares com pensamentos apaziguadores que já tenhas planeados para as situações de perda de controlo. Possíveis exemplos: * “Eu fiz o melhor que posso. Não me vou preocupar mais com isso!” * “Eu não tenho que ser perfeito. Se alguma coisa não correr bem posso sempre aprender com os contratempos e tentar outra vez!” * “Eu já fiz isto antes. Posso bem fazê-lo de novo!”
  8. 8. * *Escreve numa lista as tuas preocupações e depois analisa-a. Vê quais delas te causam pensamentos ansiosos e se podes fazer alguma coisa para a resolver no momento. Se não ser, escreve quando vais tratar desse problema. Define as tuas prioridades e faz planos para resolver as preocupações da lista. Se mesmo assim ainda continuares a pensar sobre algum desses assuntos diz para ti: “Pára! Eu já pensei neste assunto e já fiz um plano!”
  9. 9. * *Quando te aperceberes que está a mergulhar num rio de cenários dolorosos e catastróficos na tua mente, respira fundo e olha à tua volta. Observa as árvores, o céu e os sons à tua volta. Saboreia as coisas positivas ao teu redor. Através dos teus cinco sentidos, tu tens a capacidade de receber estímulos agradáveis a toda a hora.
  10. 10. * *Se a tua ansiedade for em exagero e/ou crónica ou interferir com o teu quotidiano, considera o tratamento profissional. Se identificas alguns sintomas da ansiedade e percebes que eles interferem no teu dia-a-dia deves mesmo procurar ajuda de um psicólogo.
  11. 11. * *Todas elas exigem que estejas atento e, em vez de te sentires vítima da tua própria ansiedade e de transformares essa ansiedade numa dor emocional forte e numa preocupação sem medida transformes uma mente cheia de “e se” numa mente consciente e repleta de energia criativa. Isto vai contribuir para a resolução dos teus problemas e vai te trazer paz de espírito!
  12. 12. * *COMO ACALMAR A ANSIEDADE?

×