Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Renascimento parte1

4,212 views

Published on

  • Be the first to comment

Renascimento parte1

  1. 1. Indicadores de aprendizagem• Enumerar os fatores que fizeram de Itália o “berço do Renascimento”.(s)
  2. 2. “O Renascimento é a época de grandes transformações na mentalidade europeia” Mas, porquê?
  3. 3. “A experiência é a madre todas as cousas” Duarte Pacheco Pereira
  4. 4. Lourenço de Médicis Lourenço de Médicis• O Renascimento foi um movimento cultural e artístico, de raiz racionalista, humanista e individualista, que ocorreu na Europa durante os séculos XV e XVI, e que teve a sua principal fonte de inspiração no mundo clássico, greco-romano, e nos movimentos de expansão geográfica e comercial dos finais da Idade Média ocidental.
  5. 5. Consideram-se , mais frequentemente como ponto de partida dos Tempos Modernos ,acontecimentos de caráter político e técnico.1453 é o ano da tomada de Constantinoplapelos turcos, é também aquele em que cessam as operações militares da Guerra dosCem anos. É em torno desta data que a imprensa toma forma. 1492 é a data daprimeira viagem de Cristóvão Colombo, é o fim da reconquista cristã espanhola. Desde1450 a Europa ocidental e a Oriental conhecem uma paz relativa que permite areconstrução das ruínas das guerras e o restabelecimento de uma situaçãodemográfica comprometida pela Peste Negra. As experiências suscitaram nas elitesuma procura apaixonada de certezas religiosas e intelectuais que conduzem à reformareligiosa e à renascença… A Europa antes de mais, dota-se de ideias e dos meios quelhe permitirão afirmar-se em relação às outras partes do mundo. Os europeus dafachada atlântica abrem o acesso ao resto do mundo , destroem imensos impérios naAmérica e impõe aos impérios asiáticos contactos comerciais e espirituais… Corvisier, O mundo Moderno1-Que acontecimentos políticos e culturais marcaram o início da idade Moderna?2- A quem se refere o autor, ao designar “os europeus da fachada atlântica”?3-Explica a importância da última frase.
  6. 6. -V ... I II III IV V VI VII VIII IX X XI XII XIII XIV XV XVI XVII IDADE IDADE IDADE ANTIGA MÉDIA MODERNA ANTIGUIDADE GRECO-ROMANA RENASCIMENTO O RENASCIMENTO FOI... •Movimento cultural e artístico. •Desinteresse pela Idade Média. •Preferência pela Antiguidade (Civilização Greco-Romana): a sua Arte a sua Cultura O Renascimento surgiu em Itália. Porquê?
  7. 7. •Crescimento económico das cidades italianas •Aparecimento de uma rica Burguesiainteressada em valorizar a imagem das suas cidades
  8. 8. • Vestígios da Antiguidade Clássica: monumentos, ruínas, obras de arte, livros…
  9. 9. Prática do MecenatoAparecimento de indivíduos queincentivavam a produção artística eliterária
  10. 10. Lourenço de Médicis sonhou tornar a sua cidade mais grandiosa e bela .Como havia muitos espaços sem habitações , fez traçar novas ruas paranelas construir edifícios tornando-a , assim, mais grandiosa e maior.Graças a ele, a cidade , quando não estava em guerra, encontrava-seperpetuamente em festa, assistindo a torneios e cortejos onde serepresentavam acontecimentos e altos feitos da Antiguidade. Acarinhava e afeiçoava-se a todos os que se distinguiam nas artes:protegia os homens das letras. Para que os jovens de Florença pudessemdedicar-se ao estudo das letras , fundou a Universidade de Pisa, para ondechamou os homens mais instruídos que existiam então em Itália. Maquiavel, Histórias FlorentinasTranscreve do documento , expressões que testemunhem que o Homem doRenascimento:- apreciava a vida terrena-Venerava a Antiguidade Clássica-Praticava o mecenato
  11. 11. • Muitas cidades italianas tinham-se tornado activos e prósperos centros de comércio e financeiros. • A Itália era constituída por pequenos Estados autónomos. Entre eles estabeleceu-se uma verdadeira rivalidade: todos pretendiam ter os mais belos palácios e igrejas, os artistas e1 os pensadores mais célebres. • Abundavam na Itália os vestígios da arte greco-romana, que viriam a inspirar numerosos artistas. Por sua vez, as bibliotecas dos mosteiros guardavam cópias de muitas obras da antiguidade, que os intelectuais italianos estudavam, e muitas vezes, reeditavam.2 • A prática do mecenato foi também um dos factores que permitiu o aparecimento do Renascimento em Itália. Esta prática era comum na Roma antiga e foi fundamental para o desenvolvimento da produção intelectual e artística do renascimento. O Mecenas era considerado como "protetor", homem rico, era na prática quem dava as condições3 materiais para a produção das novas obras e nesse sentido pode ser considerado como o patrocinador, o financiador.

×