Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Como construir o storytelling da sua empresa

3,987 views

Published on

Um pequeno guia para entender as etapas do storytelling e como criar uma história para a sua marca. Aprenda as perguntas que a sua marca precisa responder e as fases para que o seu storytelling faça efeito.

Published in: Business

Como construir o storytelling da sua empresa

  1. 1. /ˈstɔːri/ 1. a essência da experiência humana; 2. uma maneira natural de inciar um diáologo com a sua audiência; 3. uma maneira de inspirar e motivar as pessoas para a ação; 4. uma forma poderosa de criar e desenvolver um conceito para uma marca.
  2. 2. /ˈstɔriˌtɛlɪŋ, ˈ/ 1. ferramenta de narrativa utilizada para contar estórias histórias; 2. trabalho realizado para aumentar o vínculo entre uma marca e seus consunmidores; 3. método de marketing utilizado para criar – e disseminar – a história de uma marca; 4. uma forma de criar a reputação da marca e fortalecer o momento zero da verdade de um consumidor em relação a uma marca; 5. técnica de produção de conteúdo para criação da reputação de uma marca; 6. uma estratégia de branding digital.
  3. 3. O storytelling é responsável por criar a história da marca, ressaltando, para isso ahistória empreendedora, o chamado ao empreendedorismo, os desafios, os erros, osfracassos, os concorrentes até chegar à vitória.É justamente essa história que será passada adiante, e será ela a responsável porcriar a empatia entre os consumidores e uma empresa.Uma empresa – um ativo tangível – só se transforma em uma marca – intangível –a partir do momento em que as pessoas se identificam com a sua história e comaquilo que ela quer transmitir, criando assim uma comunidade.Uma marca forte não é aquela que vende mais, mas aquela que consegue criar umacomunidade com o maior número de adeptos e fãs e, com isso transforma o seunegócio em uma religião, aonde seus fãs são os seus evangelizadores.E isso tudo só é possível através de histórias.
  4. 4. A reputação da marca é o que vai fazercom que ela atraia novos clientes. O ECOSSISTEMA em torno de uma marca é o que irá servir de análise para os consumidores amadurecerem as suas escolhas. Antes de optar por uma marca, um cliente procura saber sobre ela. E é justamente nesse momento que a marca precisa ser coerente. A história que uma marca conta precisa ser validada por sua conduta.
  5. 5. O ECOSSISTEMA
  6. 6. O primeiro Seu Situação Estrada do MaisEstreia limiar aprendizado Limite Retorno significado Chamado Seu mestre Imposiçao das Trazendo a A herança recusado Barreiras Recompensa
  7. 7. O primeiro Seu Situação Estrada do MaisEstreia limiar aprendizado Limite Retorno significado ECOSSISTEMA Chamado A herança Seu mestre Imposiçao das Trazendo a recusado Barreiras Recompensa
  8. 8. 1empreendedor1 marca1 históriaTudo é feito de altos e baixosPicos e vales
  9. 9. RECEITA DESTORYTELLINGPARA EMPRESAS
  10. 10. STORYTELLING = Método + Emoção
  11. 11. /emoˈsɜw/ ̃ 1. ato de deslocar; 2. agitação popular (alvoroço, comoção, tumulto); 3. perturbação moral (comoção); 4. conjunto de reações, variáveis na duração e intensidade, que ocorrem no corpo e no cérebro; 5. estado emotivo intenso e breve.
  12. 12. /ˈmɛtodu/1. maneira de ordenar a ação de acordo com certos princípios;2. ordem que se segue na procura da verdade, no estudo da ciência, para procurar um fim determinado;3. técnica ou processo de ensino;4. maneira de proceder;
  13. 13. Estreia [eureka]Chamado recusadoO primeiro limiarSeu mestreSeu aprendizadoImposição das barreirasSituação limiteTrazendo a recompensaEstrada do retornoMais significadoA herança
  14. 14. A teoria na prática...
  15. 15. A teoria na prática...
  16. 16. LIÇÃO DE CASADesvende o ECOSSISTEMA da marca no filme abaixo:
  17. 17. BRAN Aliado às ferramentas de produção de conteúdo e mídidas sociais, o storyteling se transforma em um importante componente da construção de marca online.DING A reputação de uma empresa é a soma da sua história, com emoções, propósitos e empreendedorismo mais o seu comprometimento em transformar essa história em algo que faça a diferença no relacionamento com os clientes.DIGITAL É justamente a soma do storytelling e do comprometimento de uma empresa em criar uma comunidade de conteúdo e valor em torno daquilo que produz que faz com que, no momento zero da verdade, as pessoas percebam que estão diante de uma marca confiável.
  18. 18. MUITO AGRADECIDO!@enricocardozo http://enricocardoso.com.br/ falecom@enricocardoso.com.br br.linkedin.com/in/enricocardoso http://www.facebook.com/enrico.cardoso

×