Tendências para um mercado local-global

2,256 views

Published on

Palestra realizada no MaxiMídia2009 sobre Tendências baseado em trabalho realizado de forma colaborativa para a Revista Super Interessante.

Published in: Business
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Tendências para um mercado local-global

  1. 1. TENDÊNCIAS PARA UM MERCADO LOCAL-GLOBAL08/10/09 - RS
  2. 2. BOM DIA Ricardo CAPPRA Estrategista de Marketing Empresário, Consultor e Palestrante www.cappra.com.br ricardo@cappra.com.br Twitter: @cappra
  3. 3. CRISE X OPORTUNIDADES 2007 2008 2009 2010 2011 Início dos problemas financeiros dos EUA Brasil “estável”, Mundo retraído Mundo volta a crescer Crise econômica mundial Oportunidade Brasil 2010 (produto em estoque + mercado mundial comprador) 1ª Crise da Era da Informação Período para o Brasil diferenciar-se (conquista de mercado + INOVAÇÃO)
  4. 4. MERCADO LOCAL-GLOBAL  “A visão regional não está restrita a geografia”  “Gaúcho é um público diferenciado, nas características e cultura”  “O Rio Grande do Sul é um país diferente”  “Vivemos em tribos, independente da região”  “O povo gaúcho é bairrista”  “A regionalização incomoda a inquieta geração y”  “Um mundo sem fronteiras”
  5. 5. ESTUDO DE TENDÊNCIAS
  6. 6. INTERNET  Mutirão Digital  Coletivos  Colaboração  Cooperação Milhões de pessoas estão trabalhando pelo bem comum neste momento. Quem diria, a web nos deixou mais generosos.E menos preocupados com a grana.
  7. 7. ECONOMIA  Fim do trabalho  O emprego segundo a geração Y  Trabalho em casa  Escritório coletivo  Statups e Megacorporações Ou pelo menos Fim do trabalho como conhecemos. As palavras “emprego” e “carreira” deixam de fazer sentido em um mundo em que as pessoas não só ganham dinheiro: Elas querem fazer o que gostam.
  8. 8. COMPORTAMENTO  Autoupgrade  O seu corpo em números  Aposentadoria tardia Levar uma vida numa boa não é mais o suficiente. As pessoas querem mesmo é se autossuperar. Pra isso, vale até cobrir o corpo de traquitanas e medir cada gesto.
  9. 9. CULTURA  Multitenimento  Realidade aumentada  Cultura de convergência Sala de espera do dentista, aniversário de criança ranhenta, ponto de ônibus lento... Conheça as tendências que estão levando o entretenimento até para os lugares mais chatos.
  10. 10. URBANISMO  Supercidades  Viver em trânsito  O Brasil a copa e as olimpíadas No século 21, o mundo terá 19 cidades com mais de 20 milhões de habitantes. A maneira como vamos viver daqui para a frente está sendo forjada nessas metrópoles gigantes.
  11. 11. AMBIENTE  O verde que não desbota Pode ir se acostumando: a preocupação com a sustentabilidade veio para ficar. Um dos motivos é o bom e velho capitalismo, que descobriu que dá para ser ecológico e ganhar grana ao mesmo tempo.
  12. 12. CIÊNCIA  Ciência Micro-macro  O GPS morreu, viva o Galileo  Destrinchando números Tendo a sua disposição ferramentas cada vez mais poderosas, o homem pode, finalmente, aprofundar o estudo nas áreas mais misteriosas do universo.
  13. 13. TENDÊNCIAS = OPORTUNIDADES
  14. 14. 4 MUDANÇAS NAS CABEÇAS DAS PESSOAS DE MARKETING CONEXÕES CULTURA CONTEÚDOCOMUNICAÇÃO
  15. 15. Aprender a Comunicar na nova economia Comunicar nas supercidades (virtuais, reais, em trânsito,...) Inserir as marcas na vida dos clientes Utilização da ciência para estudo e conhecimento do novo consumidor Identificar necessidades dos novos consumidores Levar as empresas à escutar estas necessidades Levar as marcas até seus clientes, independente de onde estiverem Utilizar Redes sociais e comunidades digitais Ajudar empresas a localizar suas comunidades DESAFIOS DO MARKETING
  16. 16. OBRIGADO Ricardo CAPPRA Estrategista de Marketing Empresário, Consultor e Palestrante www.cappra.com.br ricardo@cappra.com.br Twitter: @cappra

×