Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Hidrostática (História)

1,329 views

Published on

Aula introdutória.

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Hidrostática (História)

  1. 1. FÍSICA - HIDROSTÁTICA INTRODUÇÃO
  2. 2. ESTUDO DOS FLUÍDOS  Nesse módulo estudaremos o comportamento dos líquidos e dos gases, também chamados de fluídos. Para desenvolvermos a nossa análise esse conteúdo foi dividido em duas partes:  Hidrostática: o estudo dos fluídos em repouso.  Hidrodinâmica: o estudo dos fluídos em movimento.  Iniciaremos nosso jornada pel Hidrostática que nos permitirá responder perguntas como:  Por que alguns corpos flutuam e outros boiam? Como funcionam os elevadores e prensas hidráulicas? Por que o faquir consegue se deitar em um cama de pregos sem se mchucar? Como os insetos conseguem andar sobre a água? Por que quando erguemos uma pessoa em um piscina ou no mar ela parece mais leve?
  3. 3. UM POUCO DE HISTÓRIA "O pensamento faz a grandeza do homem" Blaise Pascal (1623-1662)  Blaise Pascal foi um notório filósofo, escritor, cientista, matemático e teólogo francês do século XVII.  Pascal dedicou a maior parte de sua breve vida a teologia, contudo suas pequenas incursões na física e na matemática foram suficientes para imortaliza-lo.  Foi um dos pioneiros na criação da Calculadora, tendo criado a Máquina de Calcular de Pascal.  Contribuiu para matemática com a com a criação da Teoria das Probabilidades e na França teve o nome associado ao Triângulo Aritmético, hoje chamado de Triângulo de Pascal.
  4. 4. UM POUCO DE HISTÓRIA "O coração tem razões que a razão desconhece" Blaise Pascal (1623-1662)  Na física, Pascal se interessou pelo estudo do comportamento dos fluídos. Foi responsável pela descoberta o Princípio de Pascal, uma das mais importantes leis da Hidrostática.  Ainda na Hidrostática, desenvolveu o elevador hidráulico e a seringa.  Resumiu sua visão filosófica e teológica em um livro entitulado Pensamentos onde introduz a Aposta de Pascal, um argumento racional para justificar a crença na existência de Deus.  Pascal também escreveu textos satíricos que inspiraram vários de seus conteporâneos. Ainda hoje continua sendo considerado um dos escritores mais importantes da literatura francesa.
  5. 5. Atividades  Faça um estudo mais amplo sobre a biografia de Pascal.  Faça uma pesquisa sobre quais são as aplicações dos elevadores hidráulicos criados por Pascal.  Faça um paralelo entre a máquina de calcular de Pascal e os nossos computadores.  Leia sobre a história do Triângulo de Pascal. Qual foi a sua contribuição real para esse conceito?  Blaise Pascal (Filme - Legendado) www.youtube.com/watch?v=_IbN0ZxtERg  Os Elevadores Hidráulicos ciencia.hsw.uol.com.br/elevadores1.htm  História dos Computadores www.tecmundo.com.br/tecnologia-da- informacao/1697-a-historia-dos- computadores-e-da-computacao.htm  O triângulo de Pascal é de Pascal? www.mat.ufrgs.br/~portosil/histo2b.html Para saber mais...
  6. 6. Atividades  Faça um estudo mais amplo sobre a biografia de Pascal.  Faça uma pesquisa sobre quais são as aplicações dos elevadores hidráulicos criados por Pascal.  Faça um paralelo entre a máquina de calcular de Pascal e os nossos computadores.  Leia sobre a história do Triângulo de Pascal. Qual foi a sua contribuição real para esse conceito?  Blaise Pascal (Filme - Legendado) www.youtube.com/watch?v=_IbN0ZxtERg  Os Elevadores Hidráulicos ciencia.hsw.uol.com.br/elevadores1.htm  História dos Computadores www.tecmundo.com.br/tecnologia-da- informacao/1697-a-historia-dos- computadores-e-da-computacao.htm  O triângulo de Pascal é de Pascal? www.mat.ufrgs.br/~portosil/histo2b.html Para saber mais...

×