Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Aula 1 nascimento da filosofia

415 views

Published on

para estudantes de filosofia

Published in: Science
  • Be the first to comment

Aula 1 nascimento da filosofia

  1. 1. Filosofia 2ª Série do Ensino Médio – 2015 Prof. José Antonio
  2. 2. 1. INTRODUÇÃO 1.1. O Nascimento da Filosofia A Filosofia nasceu na Grécia  Por volta do século VI a.C. Na cidade de Mileto. O primeiro filósofo chamava-se Tales de Mileto. E a primeira pergunta filosófica foi: “de onde veio tudo o que existe?”, ou seja, “de onde veio o mundo?”
  3. 3. Imagem de um templo na cidade de Atenas
  4. 4. Mas, antes do surgimento da filosofia, não existia conhecimento sobre o mundo? Sim, existia. Porém, tal conhecimento era mítico. Isso significa que as pessoas faziam uso da imaginação para criarem mitos com o objetivo de explicar as coisas
  5. 5. Antes de continuarmos nossa viagem pelo mundo da Filosofia vamos conhecer um pouco sobre a mitologia grega.  A primeira coisa que devemos aprender sobre os gregos antigos, é que eles eram Politeístas. Sou seja, acreditava em vários deuses. Para eles, cada elemento da natureza (como o mar, a lua, o sol), cada sentimento (como o amor) eram deuses. Vejamos alguns deuses gregos:
  6. 6. ALGUNS DEUSES GREGOS
  7. 7. Têmis Deusa da justiça
  8. 8. No princípio era o Caos (abismo sem fundo) Sobre o caos agiu uma força e fez surgir os três primeiros deuses: Urano, Geia e Nix. Gaia e Urano se apaixonaram e tiveram 14 filhos, sendo 6 titãs, 5 titânidas e 3 Ciclopes.
  9. 9. Ciclope
  10. 10. Um desses titãs era Crono (o tempo). Os titãs e as titânidas se casaram e tiveram filhos: Hélio (sol), Selene (lua), Eros (amor), etc.
  11. 11. Por serem muito feios os Ciclopes foram aprisionados por Urano no centro da Terra. Geia prometeu ajudar Crono a tomar o trono do seu pai Urano se, quando isso acontecesse, ele libertasse os Ciclopes. Crono matou seu pai e ficou com o trono, mas não libertou os Ciclopes. Ele casou-se com Réia e teve com ela seis filhos, mas com medo e um deles tomar seu trono os devorava logo após nascerem.
  12. 12. Crono devorando um de seus filhos
  13. 13. O sexto filho de Crono com Réia foi Zeus, o qual foi salvo de ser devorado por seu pai porque sua mãe Réia, no lugar do filho entregou a Crono uma pedra enrolada em um pano. E Crono comeu a pedra pensando que era seu filho Zeus.
  14. 14. Depois de crescer, Zeus voltou-se contra seu pai Crono, tirou-lhe do trono, o castrou, jogou seus órgãos genitais no mar e o aprisionou no Tártaro. Dos órgãos genitais de Crono nasceu Afrodite, a deusa do amor, da beleza e da sensualidade. Zeus então dividiu o cosmo da seguinte forma: Ele ficou com o céu e a terra; deu o oceano a Posseidon, onde ele mora com as sereias e os trintões; e deu o subterrâneo da terra ao deus Hades, onde vive com os Ciclopes.
  15. 15. ZEUS
  16. 16. POSEIDON Deus dos mares
  17. 17. Hades

×