MPOG - TI - Jaime (Amostra)

1,811 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,811
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
18
Actions
Shares
0
Downloads
36
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

MPOG - TI - Jaime (Amostra)

  1. 1. Ministério do Planejamento Perfil: Analista de Planejamento e Orçamento Prova aplicada em 2005
  2. 2. 18- Um modelo de processo de software descreve os processos que são realizados para atingir o desenvolvimento de software. Geralmente incluem tarefas, artefatos, atores e decisões. Com relação ao conceito de tarefas é correto afirmar que a) uma tarefa deve ser executável mesmo que seu artefato de entrada não exista. b) duas tarefas não podem ser conectadas por uma linha. Tarefas devem ser separadas por artefatos. c) apenas a tarefa terminal deve ser alcançável pela tarefa de início. d) quando duas tarefas consecutivas envolvem decisões, essas devem ser conectadas por atores. e) quando duas tarefas consecutivas, com acoplamento forte, envolvem decisões ou ações de atores, deve-se transformá-las em uma única tarefa. O item A é falso, pois uma tarefa tem sua execução dependente da entrada (dados / informações) para produzir uma saída. O tem C é falso, pois as demais tarefas também podem ser alcançadas pela tarefa de início. O item D é falso, pois não há a necessidade de haver a conexão com atores. O item E é falso, pois a existência ou não de uma tarefa depende da saída que ela produz.
  3. 3. CMM <ul><li>“ A tarefa é uma unidade de trabalho bem definida no processo de software que dá à </li></ul><ul><li>gerência um ponto de controle visível da situação do projeto. Tarefas podem ser </li></ul><ul><li>organizadas em estruturas de tarefas (work break-down structure). Nestas estruturas as </li></ul><ul><li>folhas da árvore correspondem a tarefas elementares usualmente atribuídas a uma </li></ul><ul><li>pessoa. Tarefas têm critérios de prontidão (pré-condições) e critérios de conclusão (pós- </li></ul><ul><li>condições) claramente estabelecidos. Os critérios identificam artefatos e seu nível de </li></ul><ul><li>qualidade exigido, Dentro do contexto de definição de processo, uma tarefa é um </li></ul><ul><li>componente bem definido de um processo definido. Todas as tarefas podem ser </li></ul><ul><li>consideradas atividades, mas nem todas as atividades são bem definidas o suficiente </li></ul><ul><li>para serem consideradas tarefas (apesar de uma atividade poder incluir uma tarefa). “ </li></ul><ul><li>Engenharia de Software com CMM, Brasport </li></ul>
  4. 4. ISO - 12207 Natureza das Tarefas É um conjunto de ações elementares. A tarefa consiste de uma entrada (dados, informações) e produz uma saída (dados, informações).
  5. 5. WBS / EAP

×