Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Colecao de mapas_conceituais

4,701 views

Published on

  • Be the first to comment

Colecao de mapas_conceituais

  1. 1. Coleção:MAPAS CONCEITUAIS MAPAS MENTAIS Ronaldo Gomes
  2. 2. O QUE SÃO? Representações gráficas que estabelecem relações entre conceitos ligados por palavras; Representam uma estrutura que vai desde os conceitos mais abrangentes até os menos inclusivos; Auxiliam na ordenação e a sequenciação dos conteúdos de ensino, de forma a oferecer estímulos adequados ao aluno;
  3. 3.  Abordagem embasada em uma teoria construtivista, (percebe o indivíduo como construtor de seu conhecimento. Este é significado a partir da sua predisposição para realizar esta construção); Servem como instrumentos para facilitar o aprendizagem do conteúdo sistematizado em conteúdo significativo para o aprendiz.
  4. 4. ALGUNS EXEMPLOS…
  5. 5. COMO FAZER? Atualmente é possível criar mapas conceituais ou mentais digitalmente, com o auxílio de software online ou disponíveis para download.
  6. 6. alguns software...
  7. 7. Hierarquias; Estruturas em árvore: relação com um conceito governante / centralConexões entre conceitos em padrões mais diversos.
  8. 8. OS MAPAS EA EDUCAÇÃO Psicologia Cognitiva de Ausubel: assimilação de novos conceitos na estrutura cognitiva do aprendiz; Novas informações são aprendidas – pontos de ancoragem; Modificações na estrutura cognitiva - aprendizagem; Mapas servem para tornar significativa a aprendizagem do estudante, que estabelece ligações deste novo conhecimento com os conceitos relevantes que ele já possui.
  9. 9. COMO PODEMSER UTILIZADOS Brainstorm; Método de estudo; Apresentação de propostas; Avaliação de aprendizagem escolar; Pesquisas escolares.
  10. 10. OS MAPAS E AAPRENDIZAGEM Fazer anotações; Resolver problemas; Planejar o estudo e/ou a redação de grandes relatórios; Preparar-se para avaliações; Identificar a integração dos tópicos.
  11. 11. MAPAS CONCEITUAISNO ENSINO Facilitam o entendimento de conceitos difíceis, sistematizando-os; Chama a atenção para os conceitos principais e às relações entre eles; Auxiliam os aprendizes a compreenderem o tema; Meio de estabelecer a relação entre conceitos; Auxiliam o professor a avaliar se seus aprendizes identificaram os conceitos chave; Meio de avaliar o ensino – ausência de conceitos importantes.
  12. 12. SOFTWARE PARADOWNLOAD  Cmap Tools;  Compendium;  FreeMind;  VUE;  Sciplore;  Xmind.
  13. 13. SOFTWAREONLINE Bubbl.us – http://bubbl.us/ CACOO - http://cacoo.com/ DebateGraph - http://debategraph.org/ LucidChart – http://lucidchart.com/ SpicyNodes – http://spicynodes.com/
  14. 14. O QUE É?Bubbl.us é um aplicativo virtual gratuito que permiteque o processo de brainstorm ocorra online. Entenda oaplicativo em 5 passos.1. Criar mapas conceituais coloridos online;2. Salvar o mapa em formato de imagem3. Incorporar os mapas em um blog ou website;4. Imprimir.5. Compartilhar e trabalhar com parceiros;
  15. 15. Passo 1: Criar um mapa conceitual online. Acesse https://bubbl.us/ e crie a sua conta. Digite aqui o seu nome de usuário ou email, sua senha e crie sua conta.
  16. 16. Esta é a tela que você encontrará assim que fizer o seu login.O primeiro balão já está pronto. Clique nele comece a criar o mapa.
  17. 17. Para criar um balão filho, posicione o mouse em cima do balão desejado e cliqueno botão “NEW CHILD BUBBLE” ou digite CTRL+ENTER.
  18. 18. Passo 2: Salvar o mapa em formato de imagem.  Clique no botão Export e em seguida selecione o formato. Passo 3: Incorporar o mapa em um blog ou website.  Clique em Sharing e em seguida HTML embed code.Copie o código e cole em seu blog ou website
  19. 19. Passo 4: Imprimir.Clique em Print.Passo 5: Compartilhar e trabalhar com parceiros. Primeiro, é necessário que você adicione contatos à suaconta bubbl.us.Clique em contacts e em seguida add contacts.,
  20. 20.  Digite o nome de usuários bubbl.us de seu parceiro ou email. Clique em Sharing e decida qual a forma de compartilhamento: edit ou read only.
  21. 21. • Interface amigável;• Cria os “balões filho” com apenas um clique;• Não necessita download.• Salva os mapas virtualmente. • O plano gratuito só permite salvar 3 mapas; • Não é possível inserir imagens; • Interface somente em inglês;
  22. 22. O QUE É?Cacoo é um aplicativo gratuito que permite a criação demapas conceituais e muitos outros diagramas. Seudiferencial é a promessa de uma colaboração em temporeal.
  23. 23.  Para começar a trabalhar você deve criar a sua conta clicando em Sign in e em seguida Sign up. Em seguida clique em Criar novo diagrama e comece a trabalhar.
  24. 24. O aplicativo não possui uma interface tão simplesquanto o Bubbl.us. No entanto, permite maispossibilidades:Criação de pastas em um arquivo virtual;Escolha do formato do balão;Inserção de imagens disponíveis no próprio aplicativo, docomputador, da internet ou mesmo capturas de tela.Criação e edição online por um grupo;Chat com os membros desse grupo;Escolha do tipo de conector (retos, curvos e arredondados);Botões Desfazer (Ctrl+Z) e Refazer (Ctrl+Y);…
  25. 25.  Ao salvar o seu mapa, você pode escolher o nome e ainda acrescentar uma descrição; Todos os seus mapas ficarão salvos virtualmente e podem ser organizados em diferentes pastas;
  26. 26.  Os mapas que foram compartilhados com você também ficam salvos em sua conta. Na versão gratuita, você pode acomodar até 25 diagramas em sua conta. O aplicativo ainda é conectados à contas do
  27. 27. Como utilizo mapasconceituais na minha disciplina???
  28. 28. http://saovicente2.pbworks.com/f/MENSTRUA%C3%87%C3%83O.jpg
  29. 29. http://www.miriamsalles.info/biomas1.jpg
  30. 30. http://www.scielo.br/img/revistas/rbef/v30n4/a09fig01.jpg
  31. 31. http://mapweb.org/livro/wp-content/uploads/2008/09/cf13f1.jpg
  32. 32. http://dotti2008.pbworks.com/f/1214874731/realismo%20.jpg
  33. 33. http://4.bp.blogspot.com/_czj2WXh5WX4/TOFdLlX6sDI/AAAAAAAAACU/3caLr0qm4dA/s1600/Estrutura%2BAt%25C3%25B4mica.jpg
  34. 34. http://3.bp.blogspot.com/_nQlmb7OPQvQ/S-c08tArhMI/AAAAAAAAAFk/64VxjP-4jHE/s1600/rev_russa_mapa.jpeg
  35. 35. PARASABER MAIS Mapas Conceituais e a Aprendizagem Significativa:http://www.if.ufrgs.br/~moreira/mapasport.pdf Construindo Mapas Conceituais:http://www.cienciasecognicao.org/pdf/v12/m347187.pdf Mapas Conceituais: Uma ferramenta pedagógica na consecução do currículo:http://rived.mec.gov.br/artigos/2003-ICIPC.pdf

×