Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Mídia Programática - Conceitos Básicos

344 views

Published on

A Mídia Programática traz "camadas" de tecnologia para o processo de compra de mídia digital, automatizando diversas etapas. Além disso, permite uma maior assertividade para as campanhas através do aumento de possibilidades de segmentação.

Um dos primeiros desafios é entender a "sopa de letrinhas" das partes que compõe o ecosistema da mídia programática.

Published in: Marketing
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Mídia Programática - Conceitos Básicos

  1. 1. OUTUBRO | 2017 CONCEITOS BÁSICOS Mídia Programática
  2. 2. AD SERVER O Adserver é um servidor web dedicado à entrega de publicidade. O uso do serviço permite simplificar diversos processos, trazendo uma gestão da campanha online mais eficiente, através da agilidade na entrega das peças e no rastreamento e métricas oferecidas. Esses dois pontos, entrega e métricas, tornam a gestão mais inteligente. O Adserver não necessita da banda do Publisher para executar as peças mais pesadas e permite a rotação de criativos no mesmo portal. O serviço também audita os dados provenientes dos diversos veículos usados na campanha, centralizando e oferecendo métricas que agregam maior valor estratégico: impressão, clique, alcance da campanha (pessoas impactadas), tags de conversão (mapeamento), tráfego dos anúncios, seleção de target, controle de distribuição e a sobreposição da campanha.
  3. 3. AD SERVER
  4. 4. AD NETWORKS Uma Ad Network é uma rede que conecta diversos websites e disponibiliza o invetário para comercialização de publicidade para agências e anunciantes. A utilização de Ad Networks permite um aumento na cobertura da campanha através da utilização de um inventário diverso com um baixo esforço operacional. Elas podem ser verticais (com um conteúdo segmentado – esportes ou automóveis, por exemplo) ou horizontais (abordando temas diversos no seu conteúdo).
  5. 5. AD NETWORKS
  6. 6. AD EXCHANGE Ad Exchange é uma plataforma que permite aos anunciantes (marcas e agências) e publishers comprar e vender espaço publicitário em tempo real (RTB), através da disponibilização dos espaços para as DSPs. As Ad Exchanges gerenciam e oferecem descrição dos inventários a serem comprados. O seu uso permite que o Publisher conseguir maior rentabilidade por impressão, através do leilão em tempo real.
  7. 7. AD EXCHANGE
  8. 8. COMPRA DE MÍDIA PROGRAMÁTICA A compra da mídia programática é realizada pela tranding desk através da DSP, baseada no RTB – lance no leilão em tempo real. O BID – é o lance oferecido nos leilões – o maior BID compra o espaço publicitário para a exibição do anúncio. As AD Exchanges fazem a “intermedicação” da operação e oferece o Bid Request que traz a informação (cookie id, time, browser, ip address, domain, url, ad size, category, language) que permite avaliar se a compra deve ser realizada e quanto deve ser pago por ela.
  9. 9. COMPRA DE MÍDIA PROGRAMÁTICA
  10. 10. DSP Demand-side Platform (DSP) é um sistema que auxilia a agência, anunciante ou trading desk na compra do inventário dos portais e Ad Exchanges e oferece a possibilidade de integração de audiência. A DSP funciona integrando o inventário de diversas Ad Exchanges e SSPs, unindo com as audiências proprietárias (1st Party Data) e de terceiros (3rd Party Data) para possibilitar o alcance dos usuários de maneira segmentada, customizada e mais assertiva.
  11. 11. DSP
  12. 12. DSP
  13. 13. DMP O Data Management Platform (DMP) é uma plataforma que gerencia, unifica e trata um grande volume de dados, sejam dados online ou off-line, gerando insights diversos a respeito dos usuários e consumidores. A plataforma fornece um conhecimento maior e melhor dos consumidores. Através do uso de dados de terceiros (3rd party data), é possível trabalhar com a extensão da audiência proprietária e com isso alcançar usuários semelhantes aos que já são seus consumidores, técnica também conhecida como look-a-like.
  14. 14. DMP
  15. 15. CONSIDERAÇÕES A primeira vantagem em trabalhar com mídia programática é o acesso ao grande inventário de forma ágil e automatizada. Mas as vantagens vão além disso, a tecnologia e as plataformas (Ad Network, Ad Exchange, DSP, DMP, etc) permite gerar e trabalhar com um número expressivo de dados, desde custo de veiculação ao perfil e o comportamento. Todos esses recursos trazem um maior aprendizado sobre a eficácia do esforço de comunicação, ao mesmo tempo que permitem um entrega mais personalizada e segmentada.

×