Europa – aspectos naturais

15,053 views

Published on

0 Comments
6 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
15,053
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
10
Actions
Shares
0
Downloads
447
Comments
0
Likes
6
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Europa – aspectos naturais

  1. 1. Continente Europeu Breno Amarante
  2. 2. O litoral do continente europeu é extenso e bastante recortado, contém um grande números de mares, golfos, penínsulas, e outros acidentes geográficos. O continente Europeu é pequeno em relação aos outros continentes possui 10 milhões de Km². Mares europeus mais importantes: • Mediterrâneo, Negro, Adriático, do Norte, Báltico, da Noruega, Egeu e Cáspio.
  3. 3. Continente Europeu – Aspectos Naturais
  4. 4. Europa - Relevo • Ao Norte: montanhas velhas (Maciços antigos ou cristalinos), Montes Urais na Rússia, Alpes escandinavos.... • Centro: planícies sedimentares, Russa, Germano-polonesa, do Pó... • Ao Sul: dobramentos modernos, Alpes na Suíça, Apeninos na Itália, Pirineus na França, Cárpatos na Romênia...
  5. 5. Disposição do Relevo
  6. 6. CEDOC O monte Branco, na fronteira entre a França e a Itália, é o ponto culminante dos Alpes. Em 1965 foi aberto sobre ele um túnel de mais de 11 mil metros para o trânsito de veículos. Os pontos mais elevados do continente estão no Monte Elbrus (Rússia) com 5.633 metros localizado no Cáucaso.
  7. 7. Vista externa de túnel sobre os Alpes Vista interna de túnel sobre os Alpes. CEDOC CEDOC
  8. 8. O relevo tem grande influência sobre três aspectos fundamentais do continente • Distribuição da população: a maior parte das pessoas vive nas planícies, onde os climas são mais amenos e os solos mais férteis. • Uso dos rios: os rios europeus de planícies estão entre os mais navegados do mundo, já os que se encontram nas áreas montanhosas são bem aproveitados para a produção hidrelétrica • Variação climática: nos locais de baixas altitudes a tendência é que o clima seja mais ameno.
  9. 9. A hidrografia Não se destacam pela grande extensão, mas pelo volume de água e sua importância como via de transporte. Apresenta cerca de 75 mil quilômetros de vias fluviais 43 500 km são constituídos por canais Principais rios: • Danúbio • Volga • Reno Os rios europeus.
  10. 10. O rio Danúbio Nasce na região da Floresta Negra,(Alemanha) a mais de 600 m de altitude, e deságua no mar Negro. É considerado , do ponto de vista geopolítico, o mais importante rio europeu, pois atravessa o serve de fronteira a nove países. • Alemanha, Áustria, Eslováquia, Hungria, Croácia, Sérvia, Montenegro, Bulgária, Romênia e Ucrânia. • Importante via de ligação entre a parte ocidental e a parte oriental da Europa. Dos seus 2 858 km de extensão, 2 450 km são navegáveis em qualquer época do ano.
  11. 11. Rios - Europa
  12. 12. O rio Volga Com 3 701 km de comprimento é o mais extenso do continente. Nasce no planalto de Valdai, corre pela planície Russa e desemboca no mar Cáspio. Navegável em quase todo o seu curso; suas águas permanecem congeladas durante boa parte do ano.
  13. 13. Rios - Europa
  14. 14. O rio Reno • 1 350 km de extensão • Liga a parte central da Europa aos Países Baixos Junto ao seu principal afluente na Alemanha, o rio Ruhr, localiza-se o maior complexo industrial da Europa. • Nasce nos Alpes Suíços, separa a Alemanha da França, passa pelos Países Baixo e desemboca no mar Norte. O que permite o escoamento de vários produtos a custos bem menores do que por outras vias. Em seu curso foram construídas usinas hidrelétricas
  15. 15. Rios - Europa
  16. 16. Porto de Rodertã na Holanda, o maior do Mundo. O Reno comunica-se com vários rios através de canais e liga o oceano a várias regiões industriais. Isso tornou o porto de Roterdã,(Holanda) localizado em sua foz, um dos mais movimentados do mundo.
  17. 17. Exercício (MPDG –MG) Escolha a alternativa que melhor caracteriza o rio Volga. a) Corta o norte do continente, depois de ter nascido nos Alpes e atravessa a planície Russa. b) Nasce na Suíça e, depois de cortar a França, deságua no Mediterrâneo c) É o de maior importância geopolítica do continente d) É o maior do continente, corta a planície Russa e deságua no mar Cáspio e) Nasce nos Alpes, corta a Alemanha e os Países Baixos, atravessando a maior zona industrial do continente.
  18. 18. Clima - Europa O continente europeu, situado quase totalmente na zona temperada do hemisfério Norte, apresenta predominantemente clima temperado. Fatores responsáveis pela determinação de seus tipos climáticos: • As correntes marinhas (Corrente do Golfo) • Proximidade do mar, litoral recortado (Maritimidade e Continentalidade) • a disposição das formas do relevo, que influi na penetração das massas de ar. •Latitude e Altitude Uma corrente marinha que influencia bastante o clima da Europa é a corrente do Golfo. Ela provém da zona intertropical e aquece as áreas litorâneas de vários países. Massas quentes provenientes do Saara (vento Simum Saariano) influem na área mediterrânea, tornando seu verão muito seco.
  19. 19. Europa – Fatores climáticos
  20. 20. Tipos de Climas  Subpolar e frio de montanha: caracterizado por invernos frio e longos, com temperaturas médias mensais abaixo de 10 C. abrange o norte da Escandinávia e da Rússia  Temperado Continental: apresenta invernos rigorosos, com abundantes precipitações em forma de neve. Os verões são chuvosos e as temperaturas médias giram em torno de 15 a 20 C. É o clima que domina a maior parte da Europa, sendo comum nas áreas centrais.  Temperado Oceânico: apresenta invernos menos rigorosos, as precipitações são bem distribuídas ao longo do ano, pois a região está sob influência da corrente quente do Golfo.  Mediterrâneo: apresenta verões quentes e secos com médias que se aproximam dos 30 C. Ocorre ao sul dos dobramentos.  Temperado Semi-árido: ocorre nas margens nos mares Negro e Cáspio, as precipitações são inferiores a 25mm/mês. O inverno é frio com média em torno de 5 C e o verão quente com média de 25 C.
  21. 21. Europa - Climas
  22. 22. Climogramas Temperado Oceânico Mediterrâneo Temperado Continental Temperado Frio
  23. 23. Exercício d (UFV) A deriva Norte - Atlântica, que traz significativas modificações na temperaturas das costas européias, procede da corrente marítima: a) De benguela (África), resfriando a costa Atlântica e parte da Mediterrânea. b) De Benguela (África), aquecendo a costa Atlântica e parte da África c) Do Ladrador (América do Norte), resfriando a costa Atlântica e parte de Mediterrânea d) Do Golfo, aquecendo a costa Atlântica da Europa e parte da Ártica
  24. 24. As paisagens vegetais originais da Europa, assim como da maior parte do mundo, apresentam uma composição e um aspecto relacionados aos climas de cada lugar.
  25. 25. Vegetação: A vegetação Européia encontra-se num avanço estado de devastação, causado pela antiguidade do povoamento, a intensa urbanização a ocupação agropastoril e a grande exploração madeireira.

×