Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Africa aspectos fisicos

7,309 views

Published on

  • Be the first to comment

Africa aspectos fisicos

  1. 1. Espaço Natural Africano Breno Amarante
  2. 2. O espaço natural africano Litoral Pouco recortado Com poucos portos naturais A África é um grande continente, com mais de 30 milhões km² Nordeste da África 1869 Inaugurou-se o canal de Suez.Une-se ao continente Proporcionou o asiático através do encurtamento das istmo de Suez. distâncias por via marítima.
  3. 3. Apresenta 53 unidadespolíticas
  4. 4. Imagem de satélite retratando o canal de Suez,no nordeste da África.
  5. 5. Atualmente O canal de Suez é uma importante fonte de receita para a economia egípcia. Região controlada pelo Reino Unido.Noroeste do continente Localiza-se o estreito de Gibraltar. Com 12 a 14 km de largura. Separa o Marrocos, na África, da Espanha, na Europa.
  6. 6. A base geológica do relevoO relevo africano é muito antiga. Isto explica as pequenas altitudes do continente, que foi sendo desgastado ao longo dos anos. A África apresenta um dos mais baixos relevos do mundo. Com altitude média de 350 metros. Sua paisagem predominam os planaltos, bastantes aplainados e baixos, entremeados de planícies sedimentares.
  7. 7. Linha de falhas do RiftValley.
  8. 8. Mas há algumas elevações recentes, como a cadeia do Atlas, os montes tibest, o planalto da Etiópia. Situam-se os maciços vulcânicosNo Rift Valley onde estão os pontos mais altos do relevo africano. • Monte Kilimanjaro, com 5 895 metros de altitude; • Monte Quênia, com 5 195 metros; • Monte Ruvenzori, com 5 118 metros.
  9. 9. Lagos entre os vales
  10. 10. Cadeia do Atlas.
  11. 11. Porção norte Cadeia montanhosa do Atlas • Formação geológica recente; • chega a 4 mil metros de altitude; • ocupa terras da Argélia e do Marrocos. Sul Cadeia do Cabo Formação geológica bem antiga. Sobressaem-se os montes Drakensberg.Planícies africanas Próximo ao litoral ou às margens de alguns rios. São mais povoadas em alguns trechos da Costa do Marfim, da Nigéria, do Togo, de Benin e de Gana.
  12. 12. Conversa Qual a forma de relevo predominante na África? De modo geral, onde estão localizadas as planícies? Na porção centro-oriental do continente, observa-se concentração de lagos e montes, como o Quênia e o Kilimanjaro. Explique a origem dos lagos e dos montes dessa região.1. A forma de relevo predominante são os planaltos aplainados e baixos.2. Os lagos são de origem vulcânicas e os montes são dobramentos recentes formados pelos encontros das placas tectônicas.
  13. 13. Hidrografia AfricanaA hidrografia do continente é pobre, devidoà presença de extensas áreas com climas áridos e semiáridos.
  14. 14. • Um dos rios mais extensos do mundo;Rio Nilo • 6 670 km de comprimento. • Nasce na área equatorial e por isso tem volume suficiente para atravessar o Deserto do Saara e desaguar no Mar Mediterrâneo • Rio de grande importância histórica; • Desemboca no mar Mediterrâneo; • A sua foz é um imenso delta de grande proveito para a atividade agrícola. O Congo, rio de zona equatorial, com elevados volumes de água e potencial hidrelétrico
  15. 15. Rio Nilo e sua foz em delta.
  16. 16. Bacia do rio Congo Desenvolve-se uma intensa atividade de mineração, destacando-se o cobre, o petróleo, o manganês, o diamante e o cobalto. Os rios e lagos africanos têm grande importância para a população no fornecimento de energia elétrica, na irrigação e como via de locomoção. A África apresenta um dos maiores conjuntos de lagos do mundo.
  17. 17. O clima Algumas correntes marítimas interferem no clima do litoral, como asPredominantemente de Benguela e dequente Agulhas. Os que abrangem maiores Corrente de Benguela: extensões são corrente fria que torna o o equatorial, litoral sudoeste mais seco e o tropical, o frio. desértico e o Corrente de Agulha: semiárido. corrente quente faz o litoral sudeste ficar mais quente e chuvoso
  18. 18. Paisagem Vegetal Africana Costuma-se dizer que a vegetação africana é oespelho do clima, já que as paisagens organizam-sepelo espaço geográfico de forma muito parecida com os tipos climáticos. A formação predominante nocontinente africano são as Savanas perfazendo 40% do território.
  19. 19. Savanas Africana
  20. 20. Oásis, encontrado em regiões desérticas
  21. 21. Áreas desérticas • Chuvas, além de escassas, são bastante irregulares; • Vegetação praticamente inexistente.Clima desértico Marcado por grandes oscilações de temperatura Enquanto durante o dia o forte calor faz com que a temperatura atinja quase 50 ºC, à noite as temperaturas caem bruscamente, chegando a menos de 15 ºC.
  22. 22. Problemas Ambientais Africano Ampliação da área desértica,principalmente na área conhecida como Sahel
  23. 23. Dois grandes desertos: • Saara, ao norte, o maior do mundo, com 9 milhões de km²; • Kalahari, a sudoeste, com 600 mil km². A área ocupada pelos desertos vem se ampliando: Isso porque em vez de se manter a vegetação ou mesmo promover o plantio de árvores nas regiões que os margeiam, que seria a maneira indicada de contornar esse avanço, ocorrem intensos desmatamentos.
  24. 24. No Sahel, localizado na bordasul do Deserto do Saara, com oaumento do número dehabitantes ampliou a ocupaçãode terras pela pecuária. Osanimais consumiram a ralavegetação, até sua quaseextinção, contribuindo para oavanço da areias do deserto.A práticas agrícolasultrapassadas, como asqueimadas também contribuempara o aumento da áreadesértica.
  25. 25. África - Sahel
  26. 26. Atividade Explique a importância do rio Nilo para o povo africano. Explique a origem do aumento do processo de desertificação no continente africano. Qual é a principal formação vegetal africana? E qual a principal característica da mesma?

×