Biomas

13,135 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
3 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
13,135
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4,663
Actions
Shares
0
Downloads
123
Comments
0
Likes
3
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Biomas

  1. 1. BiomasProf.: Wander Brenerson
  2. 2. Perenifólias.
  3. 3. Perenifólias: Definição. São plantas as quais apresentam folhas durante oano inteiro. As plantas perenifólias são muito comuns emflorestas tropicais, onde se têm um clima quente e úmido eum solo rico em minerais. A floresta Amazônica por ser uma floresta tropical, é rica em plantas perenifólias.
  4. 4. Caducifólias.
  5. 5. Caducifólias: Definição. São plantas que em uma determinada época do ano(normalmente em períodos muito secos ou frios) perdemsuas folhas para não perderem água e para repor osnutrientes do solo. As plantas caducifólias são muitocomuns em florestas temperadas onde se têm um climafrio e seco. Durante o outono, as plantas caducifólias costumam ficar com as folhas secas e as perdem durante o inverno.
  6. 6. Esclerofilas.
  7. 7. Esclerofilas: Definição. Plantas esclerofilas são plantas que apresenta umforte desenvolvimento de um tecido foliar denominadoesclerênquima. As folhas dessas plantas apresentam-semais duras (menos flexíveis) e mais grossas. Essas sãoadaptações para evitar, por exemplo, a perda de água. Sãomuito comuns em florestas de clima mediterrâneo. As folhas das plantas esclerofilas, por terem o esclerênquima mais desenvolvido, tem uma consistência semelhante ao couro, e também apresentam um brilho acentuado.
  8. 8. Xerófilas.
  9. 9. Xerófilas: Definição. As plantas xerófilas são plantas adaptadas a aridez.Elas são muito comuns em locais com clima árido ousemiárido. Os cactos são exemplos de plantas xerófilas. Eles armazenam muita água em seu interior para sobreviver a grandes períodos de aridez.
  10. 10. Higrófilas.
  11. 11. Higrófilas: Definição. As plantas higrófilas são plantas adaptadas a locaiscom muita umidade. A floresta Amazônica, por ser um local com muita umidade, é rica em plantas Higrófilas. As plantas tradicionais de pântanos, também são exemplos desse tipo de vegetação
  12. 12. Tropófilas.
  13. 13. Tropófilas: Definição. Vegetação tropófila é uma vegetação adaptada àvariações de umidade, segundo a estação, seca ou chuvosa.As plantas são de características caducifólias (plantas queperdem as folhas em estações secas ou frias). O cerrado é um exemplo de vegetação tropófila, por ter um clima quente e úmido, é muito comum esse tipo de vegetação.
  14. 14. Aciculifoliadas.
  15. 15. Aciculifoliadas: Definição. As plantas aciculifoliadas, são plantas queapresentam folhas com forma de agulha. Uma adaptaçãoque influencia numa menor transpiração de água ( Quantomenor a superfície da folha, menos intensa será suatranspiração ). Os pinheiros são exemplos de plantação aciculifoliadas.
  16. 16. Latifoliadas.
  17. 17. Latifoliadas: Definição As plantas latifoliadas, ao contrário dasaciculifoliadas, são plantas que apresentam folhas largaspara uma maior transpiração de água. Normalmenteencontradas em locais muito úmidos. As florestas tropicais são ricas em esse tipo de vegetação, por terem o clima muito úmido, é muito comum encontras esse tipo de plantas.

×