Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Treinamento de gerentes

Planejamento
Estratégia
SWOT
Financeiro
Marketing
Produção

  • Login to see the comments

Treinamento de gerentes

  1. 1. Treinamento de gerentes Preparativos • Participantes saem às 16h30 • Água • Cafezinho • Datashow • Flipshart? • Mesas e cadeiras • Pizza de que horas?
  2. 2. Treinamento de gerentes Orientações Iniciais Desliguem os celulares para evitar interferências Perguntem apenas no final de cada apresentação Mantenham o foco no assunto abordado Ausentem-se apenas em último caso
  3. 3. Treinamento de gerentes Orientações Iniciais E o mais importante: Anotem tudo aquilo que puder ser adotado e implementado no seu dia-a-dia como gestor!
  4. 4. Treinamento de gerentes Roteiro 1. O que é Planejamento? 2. Objetivos do Planejamento 3. Como fazer um planejamento? 4. Exemplos de planejamento: 1. Financeiro 2. Produção 3. Vendas 4. RH
  5. 5. O que é planejamento?
  6. 6. O que é Planejamento?  Sistematização para ação futura;  Reflexão que precede e COMANDA a ação;  Instrumento que viabiliza um melhor controle da ação futura;  Avaliação de caminhos;  Construir um referencial futuro; etc.
  7. 7. Mas tudo parte da premissa principal do PLANEJAMENTO “A crença de que é possível preparar o futuro”.
  8. 8. Precisamos responder às seguintes questões: Onde estamos? Como estamos indo? Onde queremos ir? Como vamos chegar até lá?
  9. 9. É possível gerenciar sem planejar? Sim, porém, obtemos produtos e não resultados... ...Alguns gestores têm como objetivo “apagar incêndios” e “fazer a máquina funcionar”
  10. 10. É possível gerenciar sem planejar? O produto é importante, mas... ...o mais importante é o resultado. O número de consultas é importante num hospital... ...mas o mais importante é a melhoria dos indicadores de saúde.
  11. 11. Objetivos de um Planejamento
  12. 12. Objetivos de um Planejamento 1. Melhorar o desempenho; 2. Otimizar a produção referente a cada setor seja ele finanças, manufatura, vendas, etc; 3. Elevar a eficiência e eficácia; 4. Estabelecer ações que permitam alcançar os objetivos fixados para a organização; 5. Prover os meios para compor os planos, identificando ações a executar; 6. Obter maior participação e comprometimento de todos os segmentos e níveis hierárquicos da organização; 7. Promover a integração planejamento / orçamento.
  13. 13. Como fazer um Planejamento
  14. 14. Como fazer um Planejamento O primeiro passo é: Ter clareza sobre o que você quer alcançar O que espera que a empresa, um setor ou um funcionário alcance; Definir claramente a situação ideal. Visão e Missão
  15. 15. Como fazer um Planejamento O segundo passo é: Ter clareza sobre como e onde você está Fazer um criterioso diagnóstico da empresa, do setor ou do desempenho do funcionário Conhecimento do sistema como um todo Definir claramente a situação atual. Pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades
  16. 16. Como fazer um Planejamento O terceiro passo é: Estabelecer objetivos 1. Os objetivos precisam ser organizados hierarquicamente: do mais importante para o menos importante 2. Os objetivos precisam ser quantitativos 3. As metas devem ser realistas 4. Os objetivos devem ser consistentes: levar em consideração os trade-offs (ex: não é possível maximizar lucros e vendas simultaneamente)
  17. 17. Como fazer um Planejamento O quarto passo é: Formular estratégias É o COMO chegar aos objetivos. São os planos de ação para alcançar os alvos. 1. O passo-a-passo para alcançar os objetivos; 2. Definir responsáveis por cada etapa; 3. Definir os prazos para cada etapa; 4. Definir os custos de cada etapa.
  18. 18. Como fazer um Planejamento O quinto passo é: Implementar e monitorar É colocar o planejamento em prática; Algumas estratégias vão pro lixo por conta de uma implementação ineficiente ou ineficaz; À medida em que põe em prática, é preciso acompanhar: 1. Os resultados alcançados; e 2. O atingimento de cada etapa.
  19. 19. Exemplos de Planejamento Marketing Finanças Produção
  20. 20. Exemplos de Planejamentos Planejamento de Marketing 1. Análise do ambiente – Estudar seu mercado de atuação (histórico, tamanho, potencial de demanda, etc) – Buscar identificar uma oportunidade de negócios 2. Marketing estratégico – Definir como a empresa quer ser percebida pelo público em geral (consumidores, concorrentes, fornecedores) – Definirá os diferenciais que a empresa irá trabalhar nas ações de marketing para ganhar mercado e superar concorrentes 3. Marketing tático – 4Ps: Produto, Preço, Propaganda, Praça (distribuição) 4. Controle e avaliação – Criar mecanismos de monitoramento e avaliação do plano de marketing. – Definição de métrica de controle e indicadores de desempenho
  21. 21. Exemplos de Planejamentos Planejamento de Finanças 1. Avaliação da situação financeira – Estimativa de recebimentos – Custos fixos e variáveis – Ponto de Equilíbrio financeiro – Situação tributária – Necessidade de Capital de Giro 2. Estruturação da Controladoria – Contas a receber e Contas a pagar – Plano de contas (Gestão de contas) – Fluxo de caixa 3. Definir e monitorar objetivos de curto e de longo prazo – Gestão de custos – Lucratividade prevista – Criação de cenários – Balanço Patrimonial, Demonstrativo de Resultados, Retorno sobre investimentos, etc.
  22. 22. Exemplos de Planejamentos Planejamento de Produção 1. Estimativa de vendas 2. Controle de produto acabado e de estoque entre processos 3. Plano de compras e consumo 4. Gestão da capacidade e MRP 5. Programação diária de produção 6. Controle de produção e qualidade
  23. 23. Dúvidas?
  24. 24. Obrigado

×