Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

S2 teorias da_aprendizagem

4,848 views

Published on

piaget

Published in: Education

S2 teorias da_aprendizagem

  1. 1. Enfoques principais
  2. 2. Enfoque comportamentalista
  3. 3. Postulados centrais
  4. 4. Enfoque humanístico Princípio do ensino centrado no aluno; liberdade para aprender; crescimento pessoal é valorizado. Pensamento, sentimentos e ações estão integrados. Carl Rogers
  5. 5. Enfoque cognitivista Como o indivíduo "conhece“? Como processa a informação, compreende e dá significado a ela?
  6. 6. A Epistemologia Genética Jean Piaget (1896-1980)
  7. 7. A inteligência e o meio
  8. 8. A maturidade para conhecer a estrutura de maturação do indivíduo sofre um processo genético e a gênese depende de uma estrutura de maturação.“Não existe estrutura sem gênese, nemgênese sem estrutura”
  9. 9. A maturidade para conhecerO indivíduo só recebe um determinadoconhecimento se puder agir sobre oobjeto de conhecimento.
  10. 10. Os pólos da aprendizagem Não existe um novo conhecimento sem que o organismo tenha já um conhecimento anterior para poder assimilá-lo e transformá-lo.
  11. 11. A equilibração A adaptação intelectual constitui-se em um "equilíbrio progressivo entre um mecanismo assimilador e uma acomodação complementar"
  12. 12. Desenvolvimento motor, verbal e mental Inicia-se no período intra-uterino e vai até aos 15 ou 16 anos. Piaget diz que a embriologia humana evolui também após o nascimento, criando estruturas cada vez mais complexas.
  13. 13. “Construtivismo seqüencial”.A construção da inteligência dá-se emetapas sucessivas, com complexidadescrescentes, encadeadas umas às outras.
  14. 14. Período Sensório-Motor Vai do nascimento aos 2 anos, aproximadamente. A ausência da função semiótica é a principal característica deste período. A inteligência trabalha através das percepções (simbólico) e das ações (motor) através dos deslocamentos do próprio corpo. É uma inteligência prática.
  15. 15. Período Sensório-Motor Sua linguagem vai da ecolalia (repetição de sílabas) à palavra-frase ("água" para dizer que quer beber água) Sua conduta social, neste período, é de isolamento e indiferenciação (o mundo é ele).
  16. 16. Período Simbólico Dos 2 anos aos 4 anos, aproximadamente. Surge a função semiótica que permite o surgimento da linguagem, do desenho, da imitação, da dramatização, etc.. Período da fantasia, do faz de conta, do jogo simbólico.
  17. 17. Período Simbólico É também o período em que o indivíduo “dá alma” (animismo) aos objetos ("o carro do papai foi dormir na garagem"). A linguagem está a nível de monólogo coletivo. Socialização vivida de forma isolada, mas dentro do coletivo.
  18. 18. Período Intuitivo Dos 4 anos aos 7 anos, aproximadamente. Desejo de explicação dos fenômenos. É a “idade dos porquês” Distingue a fantasia do real, podendo dramatizar a fantasia sem que acredite nela.
  19. 19. Período Intuitivo Seu pensamento continua centrado no seu próprio ponto de vista. Já é capaz de organizar coleções e conjuntos sem no entanto incluir conjuntos menores em conjuntos maiores (rosas no conjunto de flores, por exemplo).
  20. 20. Período Operatório Concreto Dos 7 anos aos 11 anos, aproximadamente. Consolida as conservações de número, substância, volume e peso. Já é capaz de ordenar elementos por seu tamanho (grandeza), incluindo conjuntos, organizando então o mundo de forma lógica ou operatória.
  21. 21. Período Operatório Concreto Sua organização social é a de bando, podendo participar de grupos maiores, chefiando e admitindo a chefia. Já podem compreender regras, sendo fiéis a ela, e estabelecer compromissos.
  22. 22. Período Operatório Concreto A conversação torna-se possível Já é uma linguagem socializada, sem que no entanto possam discutir diferentes pontos de vista para que cheguem a uma conclusão comum.
  23. 23. Período Operatório Abstrato Dos 11 anos em diante. Corresponde ao nível de pensamento hipotético- dedutivo ou lógico-matemático. Está apto para calcular uma probabilidade, libertando-se do concreto em proveito de interesses orientados para o futuro. É, finalmente, a “abertura para todos os possíveis”.
  24. 24. Período Operatório Abstrato É possível a dialética, que permite que a linguagem se dê a nível de discussão para se chegar a uma conclusão. Sua organização grupal pode estabelecer relações de cooperação e reciprocidade.
  25. 25. Proposta Didática A obra de Jean Piaget NÃO oferece aos educadores uma didática específica sobre como desenvolver a inteligência do aluno ou da criança. Piaget nos mostra que cada fase de desenvolvimento apresenta características e possibilidades de crescimento da maturação ou de aquisições.
  26. 26. Proposta DidáticaO conhecimento destas possibilidadesfaz com que os professores possamoferecer estímulos adequados a ummaior desenvolvimento do indivíduo.
  27. 27. O Sociointeracionismo Lev Vygotsky (1896-1934)
  28. 28. Teoria socioconstrutivista Entende o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio-histórico. Enfatiza o papel da linguagem e da aprendizagem. Teoria histórico-social.
  29. 29. Pensamento e a linguagem A linguagem, sistema simbólico dos grupos humanos, representa um salto qualitativo na evolução da espécie. É ela que fornece os conceitos, as formas de organização do real, a mediação entre o sujeito e o objeto do conhecimento.
  30. 30. Pensamento e a linguagem É por meio dela que as funções mentais superiores são socialmente formadas e culturalmente transmitidas. Sociedades e culturas diferentes produzem estruturas diferenciadas.
  31. 31. Teoria sociointeracionista Processo que caminha do plano social - relações interpessoais - para o plano individual interno - relações intra-pessoais. A escola é o lugar onde a intervenção pedagógica intencional desencadeia o processo ensino-aprendizagem.
  32. 32. A interação social e o instrumento linguístico Existem, pelo menos dois níveis de desenvolvimento identificados por Vygotsky: um real, já adquirido ou formado, e um potencial.
  33. 33. A interação social e o instrumento lingüístico são decisivos para o desenvolvimento A aprendizagem interage com o desenvolvimento, produzindo abertura nas zonas de desenvolvimento proximal ( distância entre o nível de desenvolvimento real e o potencial ) nas quais as interações sociais são centrais, estando então, ambos os processos, aprendizagem e desenvolvimento, inter-relacionados;
  34. 34. DESENVOLVIMENTO REALÉ determinado por aquilo que a criança é capaz defazer sozinha porque já tem um conhecimentoconsolidado. Se domina a adição, por exemplo, esse éum nível de desenvolvimento real.ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMALÉ a distância entre o desenvolvimento real e opotencial, que está próximo mas ainda não foi atingido.
  35. 35. O MEDIADOR  É quem ajuda a criança concretizar um desenvolvimento que ela ainda não atinge sozinha. Na escola, o professor e os colegas mais experientes são os principais mediadores. DESENVOLVIMENTO POTENCIAL• É determinado por aquilo que a criança ainda não domina, mas é capaz de realizar com auxílio de alguém mais experiente. Por exemplo, uma multiplicação simples, quando ela já sabe somar .
  36. 36. O aluno aprende com o outro O aluno não é tão somente o sujeito da aprendizagem, mas, aquele que aprende junto ao outro o que o seu grupo social produz, tal como: valores, linguagem e o próprio conhecimento.
  37. 37. Vygotsky e Piaget Ambos atribuem grande importância ao organismo ativo, mas Vygotsky destaca o papel do contexto histórico e cultural nos processos de desenvolvimento e aprendizagem.  
  38. 38. Vygotsky e Piaget Piaget coloca ênfase nos aspectos estruturais e nas leis de caráter universal ( de origem biológica) do desenvolvimento. Vygotsky destaca as contribuições da cultura, da interação social e a dimensão histórica do desenvolvimento mental.
  39. 39. Vygotsky e Piaget Mas, ambos são construtivistas em suas concepções do desenvolvimento intelectual. Sustentam que a inteligência é construída a partir das relações recíprocas do homem com o meio.
  40. 40. Vygotsky e Piaget Ambos divergem também quanto à sequência dos processos de APRENIDIZAGEM e de DESENVOLVIMENTO MENTAL.
  41. 41. Vygotsky e Piaget Para Vygotsky, é o primeiro que gera o segundo. Em suas palavras, "o aprendizado adequadamente organizado resulta em desenvolvimento mental e põe em movimento vários processos de desenvolvimento que, de outra forma, seriam impossíveis".
  42. 42. Vygotsky e Piaget Piaget, ao contrário, defende que é o desenvolvimento progressivo das estruturas intelectuais que nos torna capazes de aprender (fases pré-operatória ou lógico-formal).

×