Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Video conferência com a

359 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Video conferência com a

  1. 1. Video - conferência com aescritoraMaria Teresa Maia GonzalezAutora de muitos livros que têm alimentadoo imaginário dos jovens e não só…
  2. 2. O convite à escritora Maria TeresaGonzalez aconteceu este ano, pelasegunda vez porque reconhecemos, nanossa BE, que a autora é umainterlocutora espantosa, pessoa de umhumanismo exemplar! A par do seu talentopara a escrita que cativa e ensina, MariaTeresa apaixona pelo registo próximo dosalunos. Até “ Quis saber o nosso nome!”,dizia um aluno à saída da video-conferência
  3. 3. Joana Pedro, Sara, Anica, Gaspar…e muitas outraspersonagens têm convocado inúmeros temas, atravésdas suas histórias pessoais. Histórias que não deixamninguém indiferente porque traduzem sentimentos,experiências, formas de viver comuns a qualquer serhumano. Ler os livros de Maria Teresa Gonzalezobriga a fazer uma “ viagem com os Outros econsigo mesmo”, contrariando a tendência dohomem contemporâneo em se isolar no mundoartificial e redutor das redes sociais e das tecnologias,da droga, do alcool…
  4. 4. Preparativos….
  5. 5. A nossa biblioteca serviu de quartel-general para onosso encontro com a escritora. Infelizmente, a MariaTeresa não nos viu no seu pc. Mas esta deficiênciatécnica não iria manchar o modo coloquial, acessível eprofundamente humano com esta escritora comunicacom os jovens. O aparato tecnológico estava a postosdepois de alguns imprevistos, habituais nestas coisas!
  6. 6. Às 10.45m os alunos estavam a postos, na nossa BE,para receber, via auto-estrada virtual, a nossa ilustreconvidada!
  7. 7. Nervosas, as jornalistas do 10º CLH1,, aguardavamo “ directo” com a escritora…
  8. 8. Para estas alunas, foi a primeira vez que se colocaramno lugar de entrevistadoras de uma personagem tãofamosa como Maria Teresa Gonzalez!
  9. 9. Todos os alunos foram ouvintes interessados. Aqui, o10º CT4.
  10. 10. A equipa da BE foi orientando a sessão de video -conferência
  11. 11. Do outro lado do pc, a escritora satisfazia a curiosidade dos alunos.Ficamos a saber que não se intimida com a fama, porque atribui o seusucesso ao público , que tanto a acarinha, que está habituada a ver aspessoas a ler as suas obras em espaços públicos. Tambémpercebemos que estabelece bem as suas prioridades, tendo a famíliae os amigos lugar de destaque. Também Deus é uma personagemincontornável na vida da escritora.
  12. 12. Para Maria Teresa Gonzalez, a escritora que melhor lhe “ enche asmedidas” é Sophia de Mello Breyner Andresen.
  13. 13. Os alunos prepararam um conjunto de questões para colocarem a MariaTeresa. Contudo, e pelo facto da escritora ser, antes de mais umapessoa com uma forma de estar tão confiante nos seus valores e tãocativante pelo seu registo pessoal, honesto e próximo, à medida querespondia às dúvidas dos jovens, outras questões nasciam .

×