Power point - Caso II

2,217 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
2,217
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
234
Actions
Shares
0
Downloads
77
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Power point - Caso II

  1. 1. Geografia Homem & Espaço 6° ano Unidade IICapítulo 6 – A linguagem cartográfica.Elian Alabi Lucci e Anselmo Lazaro Branco
  2. 2. MapasParte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva. São a representação da superfície curva do planeta Terra Eles nos oferecem uma visão vertical do espaço geográfico. sobre uma superfície plana, ou seja, uma folha de papel. Esse tipo de visão, no entanto, em geral não Ao olharmos para uma árvore, corresponde ao modo como uma casa, um prédio, uma estrada observamos os elementos. ou uma ponte, a visão que temos é lateral ou oblíqua. Mesmo do alto de um edifício com muitos andares ou da janela de um avião, enxergamos a superfície e seus elementos de maneira oblíqua.
  3. 3. Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva. Delfim Martins / Pulsar Imagensde Florianópolis, SC (2007).Visão oblíqua de trecho da cidadede Florianópolis, SC (2002).Visão vertical de trecho da cidade BASE – Aerofotogrametria e Projetos S/A
  4. 4. A interpretação de mapasParte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva. Os mapas contêm informações sobre o espaço geográfico. Ao interpretá-los, tomamos conhecimento de determinados aspectos e características do espaço. Por essa razão, os mapas são recursos de grande utilidade para a Geografia.
  5. 5. As informações dos mapas estão representadas por:Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva. símbolos, cores e linhas. Recursos visuais gráficos que, aplicados aos mapas, recebem o nome de cartográficos. Para ler mapas, precisamos Por isso, afirmamos que interpretar seus os mapas apresentam recursos visuais uma linguagem gráfica. cartográficos.
  6. 6. ConversaParte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva. ► Um dos elementos do mapa é o título, que, de certa forma, resume as suas informações. No caso desse mapa, o título está na parte superior. Qual é ele? ►A escala informa quantas vezes o espaço foi reduzido para ser representado por meio do mapa. Coloque uma régua sobre a escala para medir o intervalo, em centímetros, entre o zero e o 533. A quantidade de centímetros refere-se ao mapa; a de quilômetros, à medida real. Quantos centímetros do mapa representam 533 km na realidade?
  7. 7. ► Nomapa existem símbolos, cores e linhas. Para saber seus significados, o que devemos observar?Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva. ► Quais informações do espaço geográfico podemos obter ao interpretar a linguagem gráfica desse mapa? ► Citeestados cuja vegetação foi alterada pela ação humana. ► Citeestados que no início do século XXI apresentavam áreas amplas de vegetação original.
  8. 8. No mapa, vimos que a paisagem vegetal pode ser representada por meio de cores, assim como o oceano e a área devastada pela ação humana. Em todos os mapas, a cor azul é destinada àParte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva. representação de rios, lagos e oceanos. Ao ler e analisar o mapa, observamos que boa parte Isso pode nos levar a da vegetação foi alterada alguns questionamentos: pela ação humana. Quais as consequências dessa ação Por que ocorreu a para os animais, os vegetais, o derrubada da solo, os rios e para a sociedade? vegetação? Ao buscar respostas para essas perguntas, estamos, na verdade, analisando as relações dos seres humanos entre si e com a natureza. Estamos analisando o espaço geográfico.
  9. 9. Para representar uma superfície curva, como a da Terra, em uma superfície plana, é preciso fazer algumas alterações de suas formas. Uma das aplicações mais importantes das projeções é o planisfério, queParte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva. é a representação de toda a esfera em um só plano. Uma das projeções mais utilizadas para a elaboração do planisfério terrestre é a cilíndrica, criada em 1569 pelo cartógrafo Mercator. Se você observar o globo Mário Yoshida terrestre, verá que os paralelos são círculos de tamanhos diferentes, dos quais o maior é o Equador. Eles vão ficando menores conforme se aproximam dos polos. Os meridianos são semicírculos de mesmo tamanho que vão de um polo ao outro. Veja ao lado a projeção de Fonte: Atlas Britannica. Encyclopaedia Britannica, 1995. p. 35 (adaptado). Mercator.
  10. 10. Atlas Atlas é um livro de mapasParte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva. de vários tipos (físicos, políticos etc.), que também Jupiter Unlimited / Other Images pode conter gráficos e tabelas. A maioria dos historiadores atribui a Cláudio Ptolomeu, que viveu no Egito no século II, a publicação do primeiro atlas. Mas foi Gerardus Mercator, cartógrafo do século XVI, o primeiro a usar o nome de atlas para uma coleção de mapas. Mapa do Ártico criado em 1595 por Gerardus Mercator.
  11. 11. O domínio e as técnicas na elaboração dos mapasParte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva. Dessa forma, à medida que Os mapas fazem parte da os avanços tecnológicos história de todos os povos possibilitavam um Como conhecimento mais detalhado do espaço, e os recursos e equipamentos se Resultado da necessidade de aprimoravam, os mapas representar graficamente as passaram a apresentar uma diversas atividades praticadas e riqueza de detalhes e uma outras características do espaço precisão cada vez maiores. geográfico. Ao longo da história foram ocorrendo modificações na maneira como os mapas eram elaborados. A partir do século XX, a confecção de mapas evoluiu bastante, com a utilização da fotografia aérea. Esse recurso permite obter informações mais precisas dos lugares, com base em uma visão vertical.
  12. 12. PlantasParte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva. Nos mapas, as escalas são geralmente superiores a 1 : 20 000. Eles representam áreas de municípios, estados, países, continentes ou toda a superfície terrestre. No entanto, se a área a ser representada for pequena, não será possível mostrá-la em detalhes num mapa. As representações gráficas de pequenas áreas recebem o nome de plantas. Elas são feitas em escalas grandes (até 1 : 20 000) e, em geral, apresentam vários detalhes. As plantas são muito usadas para representar um bairro ou uma cidade. As prefeituras utilizam-nas para facilitar a administração e o planejamento das cidades.

×