Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Como enfrentar uma entrevista e ser bem sucedido

Apresentação criada pela aluna Celuy para a aula de informática do professor Sid.

  • Login to see the comments

  • Be the first to like this

Como enfrentar uma entrevista e ser bem sucedido

  1. 1. A preparação para uma entrevista de trabalho: A preparação para uma entrevista é essencial. Nunca deve ir a uma entrevista sem preparar algumas respostas para questões frequentes.
  2. 2.  Claro que depois deve adequar sempre a resposta, mas convém pensar antecipadamente em certos assuntos que podem ser abordados pelo entrevistador, para não se sentir desprevenido na altura.
  3. 3. Devemos ir bem preparados e seremos bem- sucedidos, neste mercado cada vez mais competitivo. Ser pontual. Fazer pesquisa sobre a empresa que ira participar da entrevista. Vestuario. Ser confiante. Nervosismo O que evitar em uma entrevista. As colocações. Imprevisto Currículo.
  4. 4. Algumas perguntas mais frequentes numa entrevista de trabalho: Seguem algumas das questões mais frequentes que podem surgir no contexto de uma entrevista de trabalho:
  5. 5. 1 -Fale-me um pouco sobre si. 2 -Já conhecia a nossa empresa? 3 -O que o levou a enviar o seu Curriculum ? 4 -Qual é a sua experiência nestas funções?
  6. 6. 5 -O que acha deste trabalho? 6 -Quais são os seus objetivos para o futuro? Onde se imagina no futuro? 7 -Quais são os seus pontos fortes e fracos? 8 -Qual foi a situação mais difícil que enfrentou?
  7. 7. 09-É capaz de trabalhar sob pressão? 10-Qual foi o trabalho que mais gostou até hoje? 11-Já teve algum problema grave? Como lidou com isso? 12-Como é a sua relação com as pessoas? Alguma vez já teve problemas?
  8. 8. 13-Porque acha que é a pessoa ideal para este lugar? 14-O que faz nos tempos livres? 15-Quais são as suas expectativas salariais?
  9. 9.  Algumas destas questões podem, à primeira vista, não fazer muito sentido, mas a verdade é que muitas vezes são colocadas e é importante que se sinta preparado para responder.  Em qualquer resposta é fundamental ser conciso, direto e coerente: procure não divagar e dê exemplos concretos, evitando respostas demasiado curtas (Sim/Não). E claro, evidencie as suas principais capacidades e aptidões!
  10. 10.  Seja qual for a questão, tenha em mente que um entrevistador procura sempre resposta a três perguntas fundamentais: 1- Consegue realizar o trabalho? 2- Quer realizar o trabalho? 3- Conseguirá integrar-se?
  11. 11. Ser pontual: Chegar na hora em uma entrevista é a principal regra para começar de pé direito. Chegar atrasado pode causar má impressão ao entrevistador e dar a entender que tem o hábito de se atrasar em qualquer situação. Uma boa estratégia é ir ao local da entrevista antecipadamente para garantir que não há problemas com a deslocação. De qualquer forma, é sempre boa ideia chegar mais cedo do que a hora marcada, prevenindo imprevistos que possam ocorrer.
  12. 12.  Uma boa estratégia é ir ao local da entrevista antecipadamente para garantir que não há problemas com a deslocação. De qualquer forma, é sempre boa ideia chegar mais cedo do que a hora marcada, prevenindo imprevistos que possam ocorrer.
  13. 13. Pesquisar sobre a empresa a que se candidata:  Qualquer que seja a posição a que se candidatou, nunca deve deixar de fazer uma pequena pesquisa sobre a empresa: quando surgiu no mercado, em que área atua e quais os principais objetivos da companhia são os pontos fundamentais. Até porque vai demonstrar o seu interesse em colaborar com a empresa.
  14. 14. A sua aparência numa entrevista de trabalho: Mulher: Ser discreta com perfumes e batons, não exagerar na maquiagem e adereços.
  15. 15. Homem: Ser discreto com perfume, fazer a barba e nunca usar boné
  16. 16. A confiança é muito importante:  O conceito mais importante numa entrevista talvez seja a auto-confiança.  O entrevistador procura encontrar alguém confiante, seguro de si, ambicioso, empenhado e com uma boa auto-estima.  Claro que não convém exagerar, ou pode dar a impressão de ser arrogante.  Deve sempre sorrir e olhar o entrevistador nos olhos.
  17. 17. Controlar o nervosismo:  Uma entrevista de trabalho é uma situação que gera alguma ansiedade e nervosismo.  Deve aprender a controlar os nervos, se quer mostrar o seu melhor.  Primeiro, deve encarar essa sensação como algo natural.
  18. 18.  Depois, deve procurar relaxar na noite anterior à entrevista, realizando atividades que o ajudem a relaxar. E talvez o mais importante seja a respiração: se estiver muito nervoso, procure inspirar e expirar calmamente, várias vezes. Este exercício vai ajudá-lo a relaxar e só assim vai conseguir mostrar o que vale.
  19. 19. O que deve evitar numa entrevista de trabalho:  Um aspecto que deve evitar é exagerar demasiado (mentir) o Curriculum (e o mesmo acontece na entrevista), porque mais tarde vai ser muito fácil perceber que afinal exagerou e não tem assim tantos conhecimentos de línguas, informática, etc.  Fale sempre a verdade sobre você.
  20. 20. Coloque questões:  Fazer alguma perguntas sobre a função, a empresa ou o recrutamento são bem-vindas.  Deve- se evitar assuntos polêmicos como: religião, futebol, politica, etc.  A não ser que o próprio entrevistador faça algum comentário, mas deve ser discreto nos comentários.
  21. 21. Lidar com imprevistos durante a entrevista: Porque cada entrevista é diferente? Podem sempre surgir questões que o apanham totalmente desprevenido, mesmo que se tenha preparado muito bem. O importante é manter a calma, pensar bem antes de responder e tentar responder àquilo que é pedido.
  22. 22.  Se a entrevista não correr tão bem como queria, ou não for selecionado, não desespere. Tente encarar como mais uma experiência e um desafio que conseguiu superar. Procure também perceber em que aspectos podia ter corrido melhor. Assim, da próxima vez, já se sente mais bem preparado e um dia destes, vai ver que conquista o emprego que merece.
  23. 23. Modelo de curriculo

×