Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Coerência textual

1,340 views

Published on

Coerência textual - recurso do Manual Outras Expressões da Porto Editora

Published in: Education
  • Be the first to comment

Coerência textual

  1. 1. Gramática Outras Expressões, 11.º ano Coerência textual
  2. 2. Outras Expressões, 11.º ano Coerência textual
  3. 3. Outras Expressões, 11.º ano Coerência textual A coerência relaciona-se com a existência de um sentido do texto, que o destinatário/recetor deve, por meio das suas capacidades interpretativas, ser capaz de reconstruir. Remete para o conteúdo e o significado global de um enunciado, dizendo, pois, respeito às relações de sentido que se estabelecem num texto e ao modo como ele se apresenta lógico e de acordo com o que é considerado “natural”/“normal” no mundo em que vivemos.
  4. 4. Outras Expressões, 11.º ano Coerência textual A coerência exige que o texto: - se adeque à situação comunicativa; - se organize numa estrutura (frequentemente tripartida em introdução, desenvolvimento e conclusão) que garanta a relação lógica entre as ideias, configurando-as como uma unidade significativa, e, simultaneamente, que permita a progressão temática, isto é, a introdução de informação nova.
  5. 5. Outras Expressões, 11.º ano Coerência textual Ainda que variando de acordo com os diversos géneros ou sequências textuais, a coerência exige a organização textual, assente numa estrutura que relaciona as ideias entre si, configurando-as como uma totalidade una e significativa. Tem a ver com o que é a considerada “normalidade” de um texto, no sentido em que este se adeque ao considerado regular e aceitável pelos recetores.
  6. 6. Outras Expressões, 11.º ano Coerência textual A coerência textual é assegurada pelos seguintes princípios:

×