Successfully reported this slideshow.

Aulas 3 e 4 População

2,086 views

Published on

  • Be the first to comment

Aulas 3 e 4 População

  1. 1. Porto Alegre, 01 de novembro de 2011Aulas 3 e 4 - População Professora: Yazana Guaresi
  2. 2. População: é o conjunto de pessoas que residem em determinada área, que pode ser um bairro, um município, um estado, um país e até mesmo o planeta.  A cada ano há um acréscimo de 800 milhões de pessoas no mundo! Dos 158 habitantes que o planeta ganha a cada minuto, 154 nascem em países subdesenvolvidos!  1 em cada 7 habitantes no planeta passa fome!  78% da população mundial vive em países subdesenvolvidos e 22% da população vive em países ricos.
  3. 3. Até a Revolução Industrial, o crescimento da população eralento. A mortalidade era muito elevada e a expectativa de vidaera baixa, devido as precárias condições de higiene, epidemias,fomes e guerras. A Revolução Industrial contribuiu para amelhoria das condições médico-hospitalares, alimentares ehigiênicas, reduzindo a mortalidade e aumentando aexpectativa de vida. Mas isso não aconteceu no mesmomomento em todo planeta. As melhorias ocorreram primeiro naEuropa e no Japão e só depois da Segunda Guerra Mundial vãochegar nos países subdesenvolvidos (que ainda mantém a altataxa de natalidade, mas reduz a taxa de mortalidade),ocasionando a maior explosão demográfica de todos os tempo,o “baby boom” (entre 1940 e 1980).
  4. 4. Por isso, segundo a ONU, no dia 31/10/2011 chegamos ao número de 7 bilhões de habitantes na Terra. > TEORIA MALTHUSIANA ???!!! Este é o segundo marco Lembrar do que foi populacional significativo discutido em aula!! Será recente. Em 2009, pela que que a Terra suportaria primeira vez na história, a tantas pessoas, empopulação urbana ultrapassou questões como água, infra- a rural. estrutura, lixo e alimentos??
  5. 5. Teorias Demográficas Malthus (1798): a população tenderia a duplicar a cada 25 anos (se não houvessem guerras, epidemias, desastres naturais..). Ela cresceria, portanto, em progressão geométrica (2,4,8,16,32), crescendo sem parar, enquanto os alimentos cresceriam em progressão aritmética (2,4,6,8,10,12), e possuiria um certo limite fixo, tendo como resultado a falta de alimentos para a população em um dado momento, sendo os pobres responsáveis pela miséria. Malthus, que também era pastor da Igreja Anglicana, contrária aos métodos anticoncepcionais, propunha que as pessoas só tivessem filhos se possuíssem terras cultiváveis para alimentá-los.
  6. 6. Teorias Demográficas Neomalthusianos: Pós-guerra. Uma numerosa população jovem, resultante das altas taxas de natalidade verificadas em quase todos os países subdesenvolvidos, necessitaria de grandes investimentos em educação e saúde. Com isso, sobrariam menos recursos para investimentos nos setores agrícola e industrial, o que impediria o desenvolvimento da economia e consequentemente a melhoria das condições de vida. Sustentam que quanto maior o número de habitantes de um país, menor a renda per capita e a disponibilidade de capital a ser distribuído. O crescimento populacional, principalmente os jovens, é responsável pela miséria. Propõe programas de controle de natalidade nos países subdesenvolvidos mediante os anticoncepcionais.
  7. 7. Teorias Demográficas Reformistas: Taxas elevadas de natalidade são consequências do subdesenvolvimento e não causa dele. O controle de natalidade ocorreu de maneira simultânea a melhoria no padrão de vida da população. Faz-se necessário investimentos maiores na área social. A fome que castiga quase metade da população mundial é resultado da má distribuição de renda e não da carência na produção de alimentos!
  8. 8. Áreas de grande concentração populacional sãoditas ecúmenas (áreas de grande atração ligadasao clima, trabalho, segurança). Já as áreas poucoocupadas ou de difícil sobrevivência são chamadasde anecúmenas (ligadas aos fatores físicos: friodemasiado, áreas desérticas, florestas,montanhas...), e também são conhecidos comovazios demográficos.
  9. 9. População absoluta: número total de habitantes de um lugar. Quandoum lugar possui um grande número de habitantes, dizemos que ele épopuloso. População relativa ou densidade demográfica: é a média de habitantes por km². Para obtê-la, basta dividir a POPULAÇÃO ABSOLUTA pela ÁREA OCUPADA. Quando um lugar possui muitos habitantes por km², dizemos que ele é povoado. VER LISTAS DADAS EM AULA!!! A lista dos países mais povoados do planeta não coincide com a dos mais populosos. Normalmente, os países mais povoados possuem áreas territoriais reduzidas.
  10. 10. A população de uma área pode crescer de duas maneiras:* Crescimento Vegetativo ou Natural:diferença entre a taxa de natalidade e ataxa de mortalidade. CV= TN – TM. * Taxa de migração: diferença entre a entrada e a saída de pessoas da área considerada.
  11. 11. Atualmente, alguns países da Europa estão numa fase debaixíssimo crescimento ou quase estagnação da população com0,1% de crescimento populacional, enquanto a África é ocontinente com maior crescimento populacional com 2,4%. Existem diferenças entre o crescimento da população dos países desenvolvidos e subdesenvolvidos devido à taxa de fecundidade e da expectativa de vida. Lembrar do que vimos em aula!!! taxa de fecundidade taxa de fertilidade.
  12. 12. A numerosa população brasileira foi resultado da entrada de muitos imigrantes, mas principalmente das altas taxas de crescimento vegetativo verificadas a partir de 1940. Em 1940, a taxa de fecundidade brasileira era de 6,16, enquanto agora essa taxa é de 1,80.IMIGRANTES ENTRAM E EMIGRANTES SAEM Lembrar dos fluxos migratórios no Brasil que comentamos na aula (nordestinos, mineiros, paulistas) !! E também dos principais destinos dos EMIGRANTES brasileiros e os principais grupos de IMIGRANTES que vieram para nosso país !!
  13. 13. Há tipos diferenciados de movimentos populacionais: Voluntário: Quando o movimento é livre. Forçado: Como nos casos de escravidão e de perseguição religiosa, étnica ou política. Controlado: Quando o Estado controla numericamente, religiosamente, etnicamente e/ou ideologicamente a entrada e/ou saída de migrantes.
  14. 14. Os principais tipos de migrações internas são:Exôdo Rural: deslocamento das pessoas do campo para a cidade. Nomadismo: troca constante de área de moradia. Exemplo: Ciganos Transumância ou Migrações sazonais: são do tipo “vai e volta”; a pessoa desloca-se da sua área de origem para outra área, geralmente por motivos climáticos e as estações do ano, retornando posteriormente. Exemplo: safras do arroz, da soja, da uva, etc. Migrações Diárias ou Pendulares: deslocamento diário, típico de cidade grande. As pessoas moram em regiões metropolitanas e vão até a metrópole para estudar, trabalhar...
  15. 15. Pirâmides EtáriasAs pirâmides etárias são gráficos querepresentam a dinâmica da população de acordocom a idade e o sexo. Lembrar de como a Terra é dividida pela estrutura populacional por sexo e estrutura populacional etária !!
  16. 16. Para interpretar a pirâmide etária, lembre-se: CUIDADO COM OS EIXOS!! a base representa a população jovemo corpo a população adulta o ápice a população idosa a direita são representadas as mulheres a esquerda são representados os homens no eixo vertical estão representadas as idades no eixo horizontal está o número de habitantes (em porcentagem)
  17. 17. > Pirâmide em forma de retângulo: país desenvolvido ( baixa taxa de natalidade, alta expectativa de vida, baixa taxa de mortalidade )Pirâmide em forma de triângulo: paíssubdesenvolvido ( alta taxa de natalidade, baixa <expectativa de vida, alta taxa de mortalidade )
  18. 18. A qualidade de vida de uma população é avaliada principalmente a partir do IDH(Índice de Desenvolvimento Humano), que é calculado pelo PNUD (Programa dasNações Unidas para o Desenvolvimento), e considera três características para odesenvolvimento e a qualidade de vida: EXPECTATIVA DE VIDA, GRAU DEALFABETIZAÇÃO E A RENDA OU PIB PER CAPITA . + Os países podem ser enquadrados em três categorias: -IDH DE 0,001 A 0,499: países com baixo desenvolvimentohumano. (Serra Leoa é a última colocada com IDH de 0,336 seguida de todos os22 países da África subsaariana) -IDH DE 0,500 A 0,799: países com médio desenvolvimentohumano. -IDH DE 0,800 A 1: países com alto desenvolvimento humano. (OBrasil atingiu 0,800 no último relatório. A primeira é a Islândia com um IDH iguala 0,968).
  19. 19. Quanto a ocupação, a população é dividida em dois grandes grupos: - População Economicamente Ativa (PEA): Formada por pessoas de 10anos ou mais de idades que estão empregadas ou estão à procura de emprego - População Economicamente Inativa (PEI): Representada pelas pessoasque não estão empregadas (crianças, estudantes, idosos) ou que não exercematividade econômica remunerada (donas de casa). Também enquadra-se aqui oMERCADO INFORMAL.OBS: Nos países subdesenvolvidos, uma parcela considerável da populaçãodedica-se a economia informal e apresentam menor percentual PEA
  20. 20. E para finalizar...Lembrar da PEA E OS SETORES DE ATIVIDADES ECONÔMICAS:- Setor Primário: Compreende a agricultura, a pecuária, o extrativismoanimal e vegetal. -> base da economia dos subdesenvolvidos- Setor Secundário: Compreende as atividades industriais (indústriasde transformação, mineradoras e construção civil).- Setor Terciário: Prestação de Serviços. Compreende o comércio, osbancos, o funcionalismo público, a educação, os transportes ... -> osdesenvolvidos concentram sua PEA AQUI!!- Setor Quartenário: Abrange a pesquisa e a inovação tecnológica -> osdesenvolvidos dominam tal setor e inventam... o novíssimo SETOR QUINÁRIO... Que compreende a pesquisa de ponta e as novas tecnologias (biotecnologia, nanotecnologia...)

×