Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Tarefa planejando uma atividade colaborativa - Uso da Internet

1,286 views

Published on

Conversando com os alunos sobre o uso responsável da Internet.

Published in: Education
  • Be the first to like this

Tarefa planejando uma atividade colaborativa - Uso da Internet

  1. 1. Tarefa: Planejando uma atividade colaborativa Cursista: Sueli Maria de Menezes Tutora: Dayse Barbosa Ano de escolaridade alvo da atividade: 5º ano do Ensino Fundamental Disciplinas: Língua Portuguesa/História Tema transversal: Ética
  2. 2. Objetivos: * Promover a integração e a troca de ideias entre aluno e professor por meio das redes sociais; * Estimular a construção de novos conhecimentos, incentivar a pesquisa e o gosto pela leitura; * Alertar sobre os perigos virtuais e incentivar o uso consciente da internet; * Desenvolver atitudes de respeito e cooperação entre seus pares.
  3. 3. Vamos começar nossa aula de hoje assistindo um desenho animado. É um episódio muito interessante! http://pt-br.gumballfanfiction.wikia.com/wiki/O_Avi%C3%A3o/Transcri%C3%A7%C3%A3o Clique na imagem...
  4. 4. Vamos debater... * O Gumball se meteu em uma enrascada. E quis se livrar da internet de todas as formas possíveis. * Você já se envolveu em alguma confusão decorrentes de postagens na internet? * Vamos discutir sobre esse assunto em uma roda de conversas agora.
  5. 5. Orientações práticas de aplicação dessa atividade O professor irá sugerir e mediar um debate focando no uso incorreto da internet e suas consequências. Será interessante se dentre a turma forem escolhidos escribas que redigirão os tópicos gerados no debate como causadores de problema. Converse com os alunos sobre o mundo virtual e questione quem tem acesso, se gostam da comunicação pela internet etc. Aborde os sites de relacionamento e liste os mais citados pelas crianças. Aproveite para listar também os pontos positivos e negativos dos sites de relacionamento, assim como os cuidados que devemos ter ao nos comunicarmos com pessoas ainda desconhecidas. Proponha transformar o espaço virtual em uma realidade, dentro de sala de aula, para que todos se conheçam melhor. Assim, quebrará o gelo entre os alunos e facilitará a socialização, o entrosamento, além de você poder conhecer mais a fundo os gostos, preferências, necessidades e interesses do grupo. Afixe os registros no mural da sala.
  6. 6. * Agora é hora da conexão! No laboratório de informática vamos criar um grupo interativo da nossa turma na rede social. Por dentro do mundo virtual! • Chats: salas de bate-papo virtual • Facebook (www.facebook.com): rede social criada em 2004 por Mark Zuckerberg, um ex-estudante da Universidade de Harvard. • Twitter (twitter.com): permite aos usuários enviar e receber atualizações em textos de até 140 caracteres, os conhecidos tweets. • Youtube (www.youtube.com): site para carregar e compartilhar vídeos em formato digital. • Blog: funciona como diário ou informativo e permite a atualização rápida a partir de textos curtos, conhecidos como “posts”.
  7. 7. Orientações práticas de aplicação dessa atividade O professor irá explicar sobre o uso das diferentes redes sociais e incentivará a turma a criar um grupo. Crie um grupo para compartilhamentos no Yahoo ou Gmail. Será necessário que cada aluno tenha um e-mail de contato, pois a comunicação entre os membros do grupo será feita por meio dele, quem não tem poderá ser ajudado por um colega de classe com a supervisão do professor. Promova uma eleição na turma para escolher o nome do grupo e a foto que vai representá-lo. Defina com a turma as regras do grupo e registre as mesmas no espaço virtual para que todos possam relembrar. O professor será o mediador do grupo, deverá participar ativamente promovendo conversas, inserindo conteúdos diversos (aulas, slides, fotos). O grupo nesta atividade estará desenvolvendo a autonomia, o respeito pelo outro e também ampliando as atividades de leitura e escrita.

×