Tecnologia sem fio, mobilidade e comunicação

22,096 views

Published on

Published in: Technology, Travel
0 Comments
5 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
22,096
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
136
Actions
Shares
0
Downloads
471
Comments
0
Likes
5
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Tecnologia sem fio, mobilidade e comunicação

  1. 1. TECNOLOGIA SEM FIO, MOBILIDADE E COMUNICAÇÃO
  2. 2. Nos últimos anos do século XX, o número de empresas que oferecem serviços de comunicação sem fio aumentou significativamente. Cada vez mais a comunicação sem fio torna-se popular devido a conveniência e mobilidade (facilidade de deslocamento de um lugar para outro) que proporciona à disponibilidade ampliada de freqüências de rádio para transmissão e às melhorias na tecnologia.
  3. 3. A idéia da comunicação sem fio através do rádio surgiu em meados do século XIX, a partir das teorias de dois físicos ingleses, Michael Faraday e James Clerk Maxwell. Em 1888, Heinrich Heartz aplicou essas teorias para construir um transmissor “centelhador”, um dispositivo que gerava ondas de rádio a partir de uma centelha elétrica. Michael Faraday James Clerk Maxwell Heinrich Heartz
  4. 4. Em 1895, o engenheiro elétrico italiano, Guglielmo Marconi, ampliou o alcance dessas transmissões e adaptou a tecnologia para enviar e receber sinais telegráficos sem fio. No início do século XX, os avanços nessa tecnologia, desenvolvidos pelo professor inglês, John Ambrose Fleming, e pelo inventor norte-americano, Lee De Forest, tornaram possível modular e amplificar sinais sem fio para o envio de transmissões de voz. Guglielmo Marconi Lee De Forest John Ambrose Fleming
  5. 5. A comunicação sem fio permite às pessoas maior flexibilidade quando se comunicam, por que não precisam permanecer numa localização fixa, como a casa ou trabalho. As tecnologias sem fio tornam os serviços de comunicação mais facilmente disponíveis do que os tradicionais baseados em fios (como os telefones fixos comuns), que exigem a instalação de cabos. Serviços sem fio permitem às pessoas se comunicarem no carro, aviões, montanhas, selvas ou desertos, onde pode não existir telefonia convencional.
  6. 6. A comunicação no Brasil e no mundo tem buscado acompanhar as evoluções tecnológicas e com isso permitido avanços em setores como a medicina (através de intervenções médicas à distância), serviços diversos prestados a população (defesa civil e serviços de emergência), educação, e de forma relevante, também na comunicação (jornais, revistas,rádio, etc.). Hoje utilizam-se vários sistemas diferentes, todos operando em freqüência de rádio distintas. Estão em desenvolvimento novas tecnologias para proporcionar mais serviços com maior confiabilidade representando maior dinâmica no repasse das informações.
  7. 7. <ul><li>Voip ( voice internet protocol ); </li></ul><ul><li>Telefone celular; </li></ul><ul><li>Telefone satelital; </li></ul><ul><li>Internet; </li></ul><ul><li>Wireless; </li></ul><ul><li>Bluetooth. </li></ul>
  8. 8. O telefone fixo comum desenvolve um papel fundamental na prospecção da notícia e dá suporte na transmissão de dados e voz, mas especialistas já indicam a substituição do recurso pelo Voip, que tem como principais características, a transmissão de voz usando a base da internet e a mobilidade possibilitando acesso em qualquer parte do mundo, com taxas muito menores as praticadas nos telefones convencionais.
  9. 9. O telefone celular é um recurso muito utilizado pelos meios de comunicação. Tem contribuído de maneira cômoda e funcional, devido à praticidade de acesso, tamanho, ferramentas e comunicabilidade. Alguns aparelhos são verdadeiras redações móveis com os diversos recursos digitais embutidos no aparelho como áudio, vídeo, internet, editores de texto e alguns chegam a ter memória interna de até 5 GB, podendo ter esta capacidade aumentada através da expansão com cartão especifico. (BlackBerry) .
  10. 10. Os serviços de comunicação por satélite conectam usuários diretamente à rede telefônica de praticamente qualquer parte do mundo. É através dos satélites que as programações de comunicações atravessam o globo terrestre e são levadas as mais remotas localizações do mundo. Telefones especiais estão disponíveis para os consumidores, permitindo que estes se comuniquem diretamente com satélites de comunicação que orbitam a terra. Esses satélites transmitem os sinais a estações no solo, conectadas ao sistema telefônico. Este serviço é comumente usado por autoridades que estão em deslocamento pelo mundo, com o objetivo de comunicar-se diretamente com seus países de origem.
  11. 11. Bluetooth é uma tecnologia de baixo custo para a comunicação sem fio entre dispositivos eletrônicos à pequenas distâncias. Com o Bluetooth o usuário pode detectar e conectar o seu aparelho de forma rápida a outros dispositivos que tenham a mesma tecnologia. Mouse com tecnologia Bluetooth Bluetooth para aparelho celular Dispositivo USB para comunicação Bluetooth
  12. 12. A inscrição que surge na barra de endereços dos computadores teve sua origem nos Estados Unidos e tinha como objetivo principal conectar um grupo de universidades. Posteriormente essa ferramenta foi aperfeiçoada e usada na Segunda Guerra Mundial. O www (World Wide Web), que surge antes do endereço eletrônico do site, tem contribuído de forma consistente na constituição da notícia, no repasse das informações e tem conectado o mundo através da rede encurtando as distancias entre as pessoas. WWW WWW WWW
  13. 13. A internet marca presença em todas as áreas da sociedade, como indústrias, escritórios, hospitais, escolas, transportes, residências e estabelecimentos comerciais. Uma novidade que vem sendo largamente usada para os mais variados fins é o sistema wireless , que permite o acesso a internet através de dispositivo remoto em qualquer ponto que possua o sistema em funcionamento e pode ser acessado através de senhas e códigos que o desbloqueia.
  14. 14. O sistema é muito recente no Brasil e sua disseminação está ocorrendo de forma rápida devido a abertura de mercado e incentivos governamentais às indústrias que produzem computadores e aparelhos eletrônicos (computadores de mesas, laptops e similares). Além do uso do sistema por empresas e instituições que viram nessa ferramenta a praticidade e o conceito de mobilidade de forma clara, os usuários conhecidos como domésticos também estão migrando para a utilização de forma ampla, do recurso. Dessa forma, as informações podem ser adquiridas ou repassadas de qualquer lugar que se tenha um ponto de acesso.
  15. 15. Notebook conectado à internet utilizando wireless
  16. 16. Nesse contexto, é possível afirmar que novos dispositivos móveis surgem com potenciais para uso jornalístico ou para a potencialização do trabalho do repórter móvel, contribuindo de forma relevante na apuração da notícia, para a rapidez no repasse das informações, assim como, contribui definitivamente para a o desenvolvimento de uma sociedade que a cada momento busca o aprimoramento e a ampliação das fronteiras da comunicação, através da tecnologia e de seus recursos, em forma de ferramentas que possibilitam conforto, praticidade e mobilidade, individual ou coletiva.
  17. 17. Finalizamos esta apresentação com a certeza que o progresso na tecnologia não vai parar e, com isso, novas ferramentas serão úteis, para que nós, eternos comunicólogos, possamos desenvolver a comunicação em sua essência: o compromisso ímpar de informar e contribuir de maneira relevante para a aquisição do conhecimento, de forma ética e honrosa, como a profissão sugere.

×