Relatório be 1º +periodo- 12-13

668 views

Published on

Atividades da BE no 1º período

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
668
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
12
Actions
Shares
0
Downloads
6
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Relatório be 1º +periodo- 12-13

  1. 1. 1º Relatório 2012/2013 Página 1 Agrupamento de Escolas de Vila d’Este Escola EB 2,3 de Vila D’Este ANO LETIVO 2012/2013 AGRUPAMENTO VERTICAL ESCOLAS VILA D’ESTE Relatório de Actividades 2012/2013 Professoras bibliotecárias dezembro 2012
  2. 2. 1º Relatório 2012/2013 Página 2 Agrupamento de Escolas de Vila d’Este Escola EB 2,3 de Vila D’Este ANO LETIVO 2012/2013 0. INTRODUÇÃO No início de setembro, ainda antes da designação dos novos membros da equipa, começou-se o trabalho de preparação do ano letivo. As professoras bibliotecárias (PB) analisaram o plano de melhoria (vide anexo 1) entregue à equipa TEIP no final do ano letivo 2011-12 e definiram os parâmetros para o domínio D- Gestão da Biblioteca Escolar que vai ser avaliado no ano de 2012-13 , tendo em conta o Plano de Ação já estabelecido para o quadriénio 2009-2013 , o novo Projeto Educativo, as metas do Projeto TEIP e Projeto Curricular de agrupamento. Definiu-se um conjunto de tarefas técnicas a serem desenvolvidas este ano, ao nível do Plano de Desenvolvimento de Coleção, Manual de Procedimentos e ainda um conjunto de atividades a serem distribuídas pelos domínios: A-Apoio ao Desenvolvimento Curricular B-Leitura e Literacia C- Projetos e Parcerias D- Gestão das Bibliotecas Escolares (BE). Estabeleceram-se contactos e foi feita uma reunião com os coordenadores de departamentos incluindo o 1º ciclo, solicitando-se propostas de atividades de articulação para estabelecer redes de trabalho cooperativo com a BE, ao mesmo tempo que se apresentaram as propostas de trabalho que estavam a ser preparadas. Logo após a entrega dos horários, foi feita uma reunião com a equipa designada pela Direção para coadjuvar as professoras bibliotecárias, constituída por Eugénia Machado (dois tempos ), Odete Boaventura (sete tempos ) Cristina Sousa(seis tempos ) e Lurdes Quadrado(quatro tempos ), a quem foi apresentada toda a estrutura e forma de funcionamento da BE da Escola sede. Foi também apresentado o horário de cada uma das professoras bibliotecárias que inclui 2 dias de deslocação às Escolas E.B. 1 ( 1 dia para cada escola ) incluindo-se também a Escola E.B. 1 de Balteiro que não está incluída na Rede de Bibliotecas Escolares. Nessa reunião, foi ainda solicitada à equipa, a apresentação de projetos para
  3. 3. 1º Relatório 2012/2013 Página 3 Agrupamento de Escolas de Vila d’Este Escola EB 2,3 de Vila D’Este ANO LETIVO 2012/2013 atividades na BE com turma em situação de falta de professor ou em outra situação. Feita a análise dos horários, as professoras bibliotecárias consideraram que face à inexistência de assistente operacional na BE havia necessidade de reforço da equipa, ao que a Direção permitiu que fosse reforçada com mais dois tempos da colega Amélia Lima. A professora Amélia fez atendimento geral, procedeu a registos, arrumou e digitalizou documentos, ajudou na montagem de livros do 1º ciclo, acompanhou alunos na organização de alguns trabalhos em suporte digital e fez o levantamento dos livros e outros materiais em atraso. A professora Cristina Sousa iniciou o projeto de recuperação de livros danificados tendo já concluido alguns. Montou e organizou os cartazes de divulgação da monitorização mensal da BE , fez colagens e recortes para a sinalética da BE incluindo a das escolas do 1º ciclo e cópias de documentos de gestão da BE. Terminou a montagem das obras para o 1º ciclo . Apoiou o estudo dos horários disponíveis para a Hora do Conto. A professora Lurdes Quadrado fez também os registos no sistema informático, disponibilizou materiais para o Dia das Línguas e Dia da Alimentação. Apoiou a montagem dos livros do 1º ciclo, assegurou a requisição dos documentos não livro para o fim de semana e ajudou na montagem da árvore de Natal com livros. A professora Odete fez atendimento geral com registos manuais, ordenou os números dos alunos no dossiê ,fez a contagem dos registos de frequência, corrigiu as provas do bibliopaper, fez a Hora do Conto para três turmas do 2º ciclo e articulou com o grupo de português na decisão das obras PNL para este ano letivo. A professora Eugénia fez atendimento geral, acompanhou alunos na execução dos trabalhos e assegurou a biblioterapia, quando a PB estava a fazer outras atividades, articulou com o grupo de língua portuguesa para a definição das obras do PNL para este ano letivo. Ao longo do período toda a equipa desempenhou com empenho e esforço as suas funções, assegurando o bom funcionamento da biblioteca da escola sede.
  4. 4. 1º Relatório 2012/2013 Página 4 Agrupamento de Escolas de Vila d’Este Escola EB 2,3 de Vila D’Este ANO LETIVO 2012/2013 1. TRABALHO DESENVOLVIDO A-APOIO AO DESENVOLVIMENTO CURRICULAR A1- Articulação curricular BE /docentes -estruturas pedagógicas Foi definido um horário específico para cada turma do 1º ciclo para requisição domiciliária com atendimento e orientação das professoras bibliotecárias. Foi dinamizado um bibliopaper para o 5º ano, tendo sido atribuído um prémio aos vencedores da prova e para os alunos do 1º ano uma visita de reconhecimento e orientação às bibliotecas escolares. Foram disponibilizados na escola sede materiais necessários ao desenvolvimento do currículo: réguas, livros, máquinas de calcular, papel já usado, revistas, esquadros, transferidores e compassos entre outros. Acompanharam-se alunos nos seus trabalhos de pesquisa para várias áreas disciplinares nomeadamente OC , Português e Moral e Desporto Escolar. Foram disponibilizados manuais a professores e alunos. Foi disponibilizado ou aconselhado material para contexto sala de aula, seja junto de professores ou alunos . Foi feita vigilância à realização de testes de avaliação escrita, sob a solicitação dos professores para alunos que por qualquer razão não o puderam fazer em tempo útil na sala de aula. Foi dado apoio ao Concurso de Caligrafia, tendo sido realizado na Biblioteca Escolar e dinamizado pelo Grupo de Português do 2º ciclo para o que foram oferecidos os prémios para os dois vencedores respetivamente do 5º e 6º ano. Foram ainda feitos os certificados de participação nesta atividade. No 1º ciclo, no sentido de contribuir para as metas do Projeto Educativo, e para o desenvolvimento de competências matemáticas, afixou-se o problema do mês mas esta atividade ainda não teve a adesão que se desejava.
  5. 5. 1º Relatório 2012/2013 Página 5 Agrupamento de Escolas de Vila d’Este Escola EB 2,3 de Vila D’Este ANO LETIVO 2012/2013 Foi também dinamizado um concurso de caligrafia, como forma de desenvolver competências de escrita, para todos os anos do 1º ciclo, tendo sido elaboradas provas diferenciadas. Cada turma fez-se representar por 4 alunos, só a E.B. 1 de Balteiro teve 8 alunos de cada ano por só haver três turmas. A atribuição de pontuação para a melhor caligrafia ficou a cargo de cada comunidade escolar que foi chamada a votar em cada BE do 1º ciclo, depois das PB terem feito uma exposição de todas as provas . Os prémios, ofertas da ex- empresa RHODE já foram entregues a todos os vencedores. A2- Desenvolvimento da Literacia da Informação Os alunos foram sistematicamente apoiados no uso das TIC, sobretudo os que apresentaram fracas competências tecnológicas, sendo ajudados a fazer os seus trabalhos de pesquisa. Com o apoio do coordenador do Plano Tecnológico foram estabelecidas as ligações à net nos computadores existentes em cada biblioteca escolar e recuperados alguns computadores velhos para se permitir a utilização dos alunos sobretudo nas escolas E.B.1. As redes sociais tiveram acesso condicionado e só sob vigilância da equipa no caso do 3º ciclo em casos específicos.
  6. 6. 1º Relatório 2012/2013 Página 6 Agrupamento de Escolas de Vila d’Este Escola EB 2,3 de Vila D’Este ANO LETIVO 2012/2013 B-LEITURA E LITERACIA B.1. PROMOÇÃO DA LEITURA Neste parâmetro, as professoras bibliotecárias disponibilizaram ao Departamento de Línguas as obras existentes no Agrupamento para as metas curriculares assim como as obras existentes do PNL. Foram organizadas e enviadas aos professores do 1º ciclo as histórias do PNL em ppt. Foram montados e feitos os PPT com as obras em falta do PNL para que os colegas do 1º ciclo as possam estudar e apresentar às turmas. Foram criados kits de leitura diversificada para diferentes anos. De acordo com um calendário estabelecido, as PB fizeram a Hora do Conto para as salas do Pré- Escolar: Gualter aprende a ler ; Abraços e Beijinhos; Ninguém dá prendas ao Pai Natal; e para o 1º ciclo: Bruxas e suas maroteiras; Natal Natal!; Uma surpresa e Agasalha-te bem! As professoras Bibliotecárias prepararam ainda a Hora do Conto de final de período para todo o pré-escolar, 1º ciclo nas 3 escolas com várias histórias de Natal e para as turmas do 2º ciclo e todas do 3º ciclo. Foram asseguradas as requisições domiciliárias em todas as escolas pelas PB, com a colaboração dos professores. Foram criadas as fichas de leitura para o leitor master, sendo uma para o 1º ciclo e outra diferente para o 2º e 3º . Os alunos leitores da requisição domiciliária interessados no concurso do Leitor Master tiveram de fazer uma ficha para cada leitura. Foram atribuídos os prémios aos leitores master de outubro e novembro. O escritor em destaque este período foi Manuel António Pina e esteve exposta uma pequena exposição sobre este autor, com todas as suas obras existentes no agrupamento. Todos os alunos utilizadores fizeram um pequeno trabalho sobre o autor ou sobre a sua obra. As professoras bibliotecárias já escolheram as obras para o Concurso Nacional de Leitura que já foram divulgads à coordenadora do departamento de Línguas.
  7. 7. 1º Relatório 2012/2013 Página 7 Agrupamento de Escolas de Vila d’Este Escola EB 2,3 de Vila D’Este ANO LETIVO 2012/2013 0 1 2 3 4 5 6 PNL PNL GRÁFICOS DE UTILIZAÇÃO PNL/LEITOR MASTER/REQUISIÇAO DOMICILIÁRIA Requisição Domiciliária 2º Ciclo
  8. 8. 1º Relatório 2012/2013 Página 8 Agrupamento de Escolas de Vila d’Este Escola EB 2,3 de Vila D’Este ANO LETIVO 2012/2013 3º Ciclo Requisição domiciliária/material para a sala de aula
  9. 9. 1º Relatório 2012/2013 Página 9 Agrupamento de Escolas de Vila d’Este Escola EB 2,3 de Vila D’Este ANO LETIVO 2012/2013Professores LEITOR MASTER
  10. 10. 1º Relatório 2012/2013 Página 10 Agrupamento de Escolas de Vila d’Este Escola EB 2,3 de Vila D’Este ANO LETIVO 2012/2013 2º Ciclo 3º Ciclo O aluno vencedor foi o nº 17 do 5º E, Sérgio Rafael Jesus, tanto no mês de outubro como no mês de novembro, pois foi o aluno que individualmente apresentou maior número de fichas de leitura correctamente preenchidas. No mês de dezembro nenhum aluno apresentou o número mínimo de fichas de leitura exigido.
  11. 11. 1º Relatório 2012/2013 Página 11 Agrupamento de Escolas de Vila d’Este Escola EB 2,3 de Vila D’Este ANO LETIVO 2012/2013 C–PROJETOS, PARCERIAS E ATIVIDADES LIVRES PROJETO DE BIBLIOTERAPIA O projeto de Biblioterapia tem este ano uma população alvo de 7 alunos NEE distribuidos em três blocos semanais. O projeto incluiu este período: Criação de dossiê feito pelos alunos Colagens e recortes de sinalética Colagem de letras Montagem de frases Exercícios práticos com as cores Exercícios práticos para o desenvolvimento da noção de lateralidade Noções de higiene pessoal e educação sexual Organização da estante das revistas Organização dos cds Montagem do pc substituto para professores Arrumação de livros Exercícios de escrita Montagem da árvore de Natal em cds Concurso de Caligrafia (só duas alunas não fizeram) Montagem de molas com recortes de NATAL Pesquisa sobre profissão de carpinteiro e pastor Pintura das cópias do 1º ciclo Apoio na montagem da BE da E.B.1 de Balteiro. DATAS COMEMORATIVAS De acordo com o Plano Anual de Atividades foram ainda desenvolvidas algumas atividades ou exposições relacionadas com datas comemorativas: Mês das Bibliotecas Escolares Dia da Alimentação Dia de S. Martinho
  12. 12. 1º Relatório 2012/2013 Página 12 Agrupamento de Escolas de Vila d’Este Escola EB 2,3 de Vila D’Este ANO LETIVO 2012/2013 Dia do Halloween Época de Natal Estas exposições foram acompanhadas de propostas de trabalho a serem realizadas em fichas criadas para o efeito. PROJETO DE MONTAGEM DA BIBLIOTECA ESCOLAR NA E.B. 1 DE BALTEIRO A montagem e abertura desta biblioteca é decorrente do facto de uma sala estar livre sem turma e haver a possibilidade de a transformar em espaço de leitura. Acresce a esta situação, o facto das professoras desta escola já se terem queixado de não poderem ter uma BE como as outras escolas só porque não pertencem à rede de Bibliotecas Escolares. Nesse sentido as professoras bibliotecárias remodelaram todo o espaço, trazendo para esta sala, estantes que organizaram de acordo com a Catalogação Decimal Universal (CDU), reabilitaram livros que estavam num átrio sem uso e indo buscar livros a espaços onde não estavam a ser utilizados. Neste momento já se faz requisição domiciliária, já está feita uma pequena base de dados para os registos de utilização. Foi já nesta nova biblioteca que se fez a Hora do Conto para toda a Escola. Neste momento já aqui existe a zona de jogos didáticos, a zona de vídeo com TV e aparelho HIFI. Há ainda a zona dos computadores com 4 Pc’s ligados à internet. Temos ainda a zona de leitura que é o espaço maior. ESCRITOR DO MÈS Todos os alunos utilizadores têm de fazer uma atividade sobre o escritor do mês durante 15 minutos. Essa atividade pode ser sempre melhorada quando se volta no mesmo mês. Foi colocada uma caixa para que os alunos votassem no melhor trabalho do mês. PARCERIAS As professoras bibliotecárias propuseram à professora bibliotecária da Escola Secundária de Canelas o interesse numa parceria que entretanto se vai pedir à Direção que oficialize também em relação a outras escolas
  13. 13. 1º Relatório 2012/2013 Página 13 Agrupamento de Escolas de Vila d’Este Escola EB 2,3 de Vila D’Este ANO LETIVO 2012/2013
  14. 14. 1º Relatório 2012/2013 Página 14 Agrupamento de Escolas de Vila d’Este Escola EB 2,3 de Vila D’Este ANO LETIVO 2012/2013 D-GESTÃO DAS BE’s As professoras bibliotecárias redigiram e apresentaram a proposta final para o PAAA. Criaram uma base de dados para registos nas diferentes escolas e vários documentos de gestão: Dossiê do leitor master Dossiê do registo de frequência Dossiê de ocorrências Dossiê dos diferentes domínios Dossiê da gestão das BE As professoras bibliotecárias participaram em duas reuniões concelhias com a coordenadora inter-concelhia da Rede de Bibliotecas Escolares e tomaram conhecimento da novas metas para a Biblioteca Escolar. Todas as BE foram reorganizadas de acordo com a CDU e foi revista a sinalética. Foi feita e enviada mensalmenteà equipa TEIP a monitorização da BE nos diferentes domínios. As obras para o 1º período do PNL continuarão até ao carnaval dado que a inexistência das escolhas no Agrupamento em número suficiente, obrigou à digitalização das obras trabalho que foi quase todo feito pelas PB e tardou bastante até ser enviado aos colegas.. Não foi também ainda iniciado, por falta de tempo, o Plano de Desenvolvimento de Coleção que terá início no próximo período. As atividades do livro on-line a ter lugar só ocorrerão também no 2º período. Todas as BE estiveram decoradas com motivos natalícios , iniciativa da BE.
  15. 15. 1º Relatório 2012/2013 Página 15 Agrupamento de Escolas de Vila d’Este Escola EB 2,3 de Vila D’Este ANO LETIVO 2012/2013 2-CONCLUSÃO A equipa mostrou empenho e dedicação nas funções que houve que desempenhar e coadjuvou com profissionalismo as professoras bibliotecárias que quase todos os dias excederam o seu horario para também completar as tarefas da BE. Dada a inexistência de assistente operacional , não houve grande tempo para catalogação. Relativamente à necessidade de afetação de verba para o desenvolvimento do Plano Anual de Atividades, houve alguns aspetos que não foram realizados pois não houve verba para tal. Não foram apresentadas novidades editoriais e acervo não teve ainda qualquer renovação. A impressora a laser existente na BE pode correr o risco de ficar inoperante se continuar por mais tempo sem tinteiros . Um simples documento faz nascer a necessidade de se sair da BE para ir buscar uma folha que seja , o que não ajuda na gestão da BE . A falta de afetação da verba necessária poderá fazer perigar a realização de certas atividades. O programa de catalogação continua sem poder ser instalado nos novos computadores pois não está devidamentre convertido e tal conversão tem custos. Foram cumpridas todas as outras atividades previstas no PAAA embora com os condicionamentos já referidos , pela falta de afetação das verbas TEIP para as atividades da BE . A Coordenadora das Bibliotecas Escolares
  16. 16. 1º Relatório 2012/2013 Página 16 Agrupamento de Escolas de Vila d’Este Escola EB 2,3 de Vila D’Este ANO LETIVO 2012/2013 ANEXO I - Metas para 2012-2013
  17. 17. 1º Relatório 2012/2013 Página 17 Agrupamento de Escolas de Vila d’Este Escola EB 2,3 de Vila D’Este ANO LETIVO 2012/2013Ação Objetivos (máximo de 3 por ação) Indicadores (máximo de 3 por objetivo) Dados de partida (até Julho de 2012) Metas por ação para 2012-13 Designação Descrição sumária Público alvo BibliotecaEscolar Apoio ao Desenvolvimento curricular Articulação curricular da BE c/ Estruturas pedagógicas e docentes Promoção da Literacia da Informação Projetos , parcerias e atividades livres Atividades Livres Parcerias Projectos Comunidade escolar Prestar trabalho colaborativo; promover o sucesso educativo registo do número de req. Sala 452 600 número de profs. Requisitantes 45 60 número de trabalhos c/ acompanhamento total da BE 109 120 Disponibilizar materiais para requisição domiciliária Número de requisições para casa (livro e não livro) 367 450 Nº de alunos requisitantes 123 150 Desenvolver competências diversificadas: autonomia, empreendedorismo nº de participantes em projetos 373 400 nº de entradas 7712 8000 PlanoNacionaldaLeitura Promoção da Leitura Articulação com os docentes no âmbito da leitura Impacto da BE nos alunos ao nível da leitura e literacia Comunidade escolar Envolver as turmas em atividadaes de leitura dentro da sala de aula nº de aulas PNL 143 200 nº de turmas requisitantes 26 27 nº de livros por turma 3 3 Propiciar momentos da Hora do Conto como construção de identidade / visão do mundo Número de turmas na Hora do Conto 27 27 nº de histórias 8 8 nº de escritores/ contadores de histórias 1 2 Promover concursos sobre escritores /obrasPNL nº de equipas por turmas/nº de turmas no concurso: Eu li eu sei 26 equipas ( 1 por turma) 27 nº de trabalhos realizados por alunos sobre escritores/obras PNL 461 500
  18. 18. 1º Relatório 2012/2013 Página 18 Agrupamento de Escolas de Vila d’Este Escola EB 2,3 de Vila D’Este ANO LETIVO 2012/2013

×