Tutorial Mendeley - Parte 3: Conhecendo o Mendeley Desktop

1,829 views

Published on

Tutorial Mendeley - Parte 3: Conhecendo o Mendeley Desktop. Elaborado pela do Serviço de Atendimento ao Usuário da Biblioteca Virginie Buff D´Ápice da FMVZ/USP.

Published in: Education, Technology
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,829
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
590
Actions
Shares
0
Downloads
61
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Tutorial Mendeley - Parte 3: Conhecendo o Mendeley Desktop

  1. 1. TUTORIAL São Paulo 2013
  2. 2. O que é Mendeley ? • É um gerenciador gratuito de citações e referências • Possui duas versões: Web e Desktop • Funciona como uma rede social (podem ser criados grupos de pesquisa) • Funciona nos sistemas operacionais: Windows, Mac e Linux • Possui versões para iPhone e iPad
  3. 3. CONHECENDO O MENDELEY DESKTOP
  4. 4. Acesso ao Mendeley Desktop Para acessar a versão Mendeley Desktop, clique no ícone na área de trabalho.
  5. 5. MENDELEY DESKTOP Selecione a opção Log in to an existing account e clique em Continue.
  6. 6. MENDELEY DESKTOP Insira o e-mail cadastrado e a senha e clique em Continue.
  7. 7. MENDELEY DESKTOP Barra de ferramentas Lista de registros
  8. 8. Adicionando arquivos de uma pasta local 1. Para importar um arquivo de uma pasta local, clique em Add documents > Add files. 2. Abrirá uma janela do Explorer. Selecione o arquivo que deseja adicionar ao Mendeley e clique em Abrir. Importante: Para sincronizar as duas versões do Mendeley (Web e Desktop), clique em Sync Library.
  9. 9. Adicionar arquivos de uma pasta local O arquivo importado aparecerá nas listas All Documents e Recently Added. Ao ser importado para o Mendeley, uma ferramenta irá extrair automaticamente, dados do documento, como titulo, autores, volume, fascículo, entre outros. Confira os dados, pois o Mendeley irá utilizálos nas citações e referências. Conforme a correção dos dados, clique em Details are correct ou estiverem incorretos/incompletos, clique em Search by title.
  10. 10. Preenchimento dos campos de um registro Os campos de um registro podem ser preenchidos: • Manualmente, ou • Automaticamente (via inserção do DOI, PMID ou ArXiv ID. Para preencher os dados manualmente, basta clicar no campo desejado e digitar o texto. Para preenchimento automático, preencha um dos campos com um dos identificadores numéricos: DOI. PMID, ArXivID. Ao inserir ó identificador, clique na lupa para atualização dos dados. Importante: Confira os dados, pode ocorrer incorreções no preenchimento.
  11. 11. TAGS O Mendeley permite a atribuição de TAGS aos documentos.
  12. 12. TAGS Para realizar as buscas pelas TAGS, na coluna à esquerda, clique em Filter by my tags e selecione a TAG desejada.
  13. 13. Para visualizar o arquivos no Mendeley Caso tenha inserido o arquivo do documento no Mendeley (pdf, doc, etc), para visualizá-lo, clique no ícone correspondente.
  14. 14. Visualizando arquivos no Mendeley Ao clicar no arquivo do documento desejado, aparecerá uma barra de ferramentas com funcionalidades específicas. As ferramentas permitem marcar o texto e realizar anotações. Para arquivos em PDF, caso o arquivo não seja protegido, é possível também copiar o texto.
  15. 15. Instalando o Plug-in MS Word 1. Para utilizar as funcionalidades do Mendeley no Word, é necessário instalar o Plug-in MS Word. 2. Para instalar o plug-in, clique em Tools e, em seguida, em Install MS Word Plugin. IMPORTANTE: O Word deve estar fechado no momento da instalação. 3. O Mendeley Desktop exibirá uma mensagem confirmando a instalação. Clique em OK.
  16. 16. Realizando o Logout no Mendeley Desktop Para realizar o Logout no Mendeley Desktop, clique em Help e, em seguida, em Reset Mendeley Desktop.
  17. 17. Realizando o Logout no Mendeley Desktop Digite no campo indicado a frase I want to delete all my data e, em seguida, clique no botão Delete My Data. Importante: Essa operação é recomendada para acesso do Mendeley Desktop em computadores públicos.
  18. 18. Universidade de São Paulo Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia Biblioteca Virginie Buff D Ápice Para mais informações sobre o Mendeley, contate a equipe da Biblioteca. Estamos à disposição! saufmvz@usp.br São Paulo 2013
  19. 19. Universidade de São Paulo Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia Biblioteca Virginie Buff D Ápice Com um dos acervos mais valiosos e completos do Brasil em sua especialidade, a Biblioteca Virginie Buff D Ápice tem atuado como centro dinâmico de informação, gerando, controlando e divulgando a literatura da área. A Biblioteca atende não só pesquisadores, docentes e discentes da FMVZ, mas também todos os interessados de outras instituições ligadas à medicina veterinária do Brasil e do exterior. Atende, ainda, laboratórios e empresas particulares que atuam na área. Biblioteca Virginie Buff D Ápice - FMVZ/USP (11) 3091-7680 | 7922 bibfmvz@usp.br www.fmvz.usp.br/biblioteca Horário de Atendimento: Período Letivo: de segunda a sexta, das 8h às 19h. Período de Férias: de segunda a sexta, das 8h às 17h.
  20. 20. Universidade de São Paulo Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia Biblioteca Virginie Buff D Ápice Créditos: Biblioteca Virginie Buff D’Ápice - FMVZ/USP Elaboração: Elza M. R. B. Faquim Solange A. Santana Revisão: Rosa M. F. Zani Colaboração: Neusa K. Habe São Paulo 2013 Este material foi licenciado sob uma Licença Creative Commons

×