Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Critérios de correção da 1ª prova do Campeonato de Língua Portuguesa

690 views

Published on

Critérios de correção das Categorias A, B e C - Agrupamento de Escolas do Vale de Ovil (Baião)

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Critérios de correção da 1ª prova do Campeonato de Língua Portuguesa

  1. 1. 1 Campeonato da Língua Portuguesa 2015/2016 Critérios de Correção - Categoria A Questão 1 2 3 4 5 6 Resposta correta C B A B B A 1. O feminino de «estudante» é: C: X estudante A resposta correta é a C. O nome «estudante» é uniforme quanto ao género e por isso tem a mesma forma no masculino/feminino. 2. Das palavras que se seguem, sinaliza o sinónimo de «minguar». B: X diminuir A resposta correta é a B. Este verbo é sinónimo de reduzir, escassear, faltar, rarear, baixar, decrescer e diminuir. 3. Dos três conjuntos de palavras, apenas num todas as palavras são esdrúxulas. Assinala-o. A: X sumário, relatório, planetário A resposta correta é a A. Todas as palavras têm o acento tónico na antepenúltima sílaba e são acentuadas graficamente. 4. Assinala a frase que apresenta apenas um erro ortográfico. B: X Os alunos vizitaram a escola. A resposta correta é a B. A forma verbal não se escreve com”z”, mas com”s”. Na frase C existem dois erros: a utilização incorreta da forma do verbo “haver” e a preposição “a” contraída com o determinante artigo definido, feminino, singular”a”. A frase A não tem erros ortográficos. 5. Completa a frase «Ouvi um barulho. Será o sino da…………?». B: X igreja A resposta correta é a B. Não existem as palavras das respostas A e C. 6. Dos seguintes conjuntos de palavras, apenas num todas as palavras são da mesma família. Assinala-o. A: X água, aquário, aguaceiro A resposta correta é a A. Todas as palavras têm um radical comum, do qual se formaram pelo processo de derivação. Nos outros conjuntos, as palavras estão ligadas pelo sentido (campo semântico).
  2. 2. 2 Campeonato da Língua Portuguesa 2015/2016 Critérios de Correção - Categoria B Questão 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Resposta correta C B A B B A C D B C B D Para as perguntas 1 a 6 ver os critérios de correção da Categoria A. 7. Assinala a única frase em que o elemento destacado desempenha a função sintática de predicativo do sujeito. C: X O meu amigo é um perito. A opção correta é a C. O verbo “ser” é copulativo e todos os verbos copulativos exigem o predicativo do sujeito. Definição do dicionário terminológico: «Função sintática desempenhada pelo constituinte que ocorre em frases com verbos copulativos, que predica algo acerca do sujeito. O predicativo do sujeito pode ser um grupo nominal, um grupo adjetival, um grupo preposicional ou um grupo adverbial.». 8. Seleciona a opção em que a palavra «a» é uma preposição: D: X O meu amigo António chegou a África ontem. A opção correta é a D. A preposição “a” relaciona os dois termos da oração (marcada, neste caso, pela expressão de movimento). Na alínea A é um artigo, assim como na C; já na alínea B, trata-se de um pronome pessoal 9. Identifica a forma correta da expressão que significa “agora é que as coisas vão ficar mais difíceis”. B: X Agora vão fiar mais fininho. A opção correta é a B. Trata-se de uma expressão idiomática que tem a sua origem na ação de fiar o linho, o que não se revela tarefa fácil. Ciberdúvidas: «Fiar fino» – significa fazer um trabalho bem feito. «Fiar muito (mais) fino», segundo o Dicionário de Expressões Populares Portuguesas, de Guilherme Augusto Simões (ed. Perspectivas & Realidades, Lisboa): «Diz-se do que exige cuidados especiais ou se reveste de especial atenção; mudar de figura; ser mais exigente (Cândido de Figueiredo).» Já o dicionário da Academia das Ciências de Lisboa regista assim «fiar (mais) fino»: «Apresentar dificuldades, obstáculos; exigir esforço, cautela e minúcia. “Não basta um homem bater no peito e pertencer à irmandade do Santíssimo para o anjo da guarda lhe guardar as costas. Fia mais fino. Se a troco de duas cruzes na testa, duas rezas, um cristão estivesse a coberto de percalços, escorregar e não partir uma perna, meterem-lhe as mãos nos bolsos e não lhe palmarem a carteira, ter uma mulher de estalo e não lha abarbatar o amigo, quem quer era cristão.” [Aquilino Ribeiro Machado, "Malhadinhas"].».
  3. 3. 3 10. Assinala a única frase correta. C: X Informo-o de que estão abertas as inscrições. A opção correta é a alínea C. O verbo informar exige uma construção específica (informar alguém «de alguma coisa», «acerca de alguma coisa», «a respeito de alguma coisa»). «Informar de que» é a construção indicada por Rodrigo de Sá Nogueira, no seu Dicionário de Erros e Problemas de Linguagem (Lisboa, Clássica Editora, 1989, p. 221), tendo em conta o facto de que «quem se informa informa-se de alguma coisa», razão pela qual a estrutura correta implica o uso da preposição de. 11. Em que série de palavras se encontra um erro ortográfico? B: X rédea – previlégio – campeão A opção correta é a B. Consultar a grafia da palavra e respetiva etimologia. (latim privilegium, - ii, lei de exceção, favor). 12. Apenas uma das opções se encontra corretamente escrita. Assinala-a D: X Ontem, intervim num debate televisivo. A opção correta é a D. O verbo intervir é formado do verbo vir e conjuga-se como este. Quanto à alínea A, no sentido de existir, o verbo haver é sempre impessoal: não tem sujeito e, por isso, apenas se emprega na 3ª pessoa do singular- “Houve”. Na alínea B, pelas novas regras do novo acordo ortográfico, o prefixo mal leva hífen nas palavras começadas por vogal ou h. Por fim, relativamente à alínea C, o verbo prever conjuga-se como o verbo ver; portanto previram e não “previeram”.
  4. 4. 4 Campeonato da Língua Portuguesa 2015/2016 Critérios de Correção - Categoria C Questão 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 Resposta correta C B A B B A C D B C B D B C A C A C Para as perguntas 1 a 6 ver os critérios de correção da Categoria A; para as perguntas 7 a 12 verificar os critérios de correcção da Categoria B. 13. Seleciona a alínea que corresponde à série de palavras na qual se encontra um erro ortográfico. B: X sonoplasta – supressão – mangerico – néscio – açoriano A opção correta é a alínea B. Manjerico escreve-se com j. 14. Seleciona a alínea que corresponde à série de palavras na qual não existe qualquer erro ortográfico. C: X purpurina – mercearia – majestade – vírus – inflação A opção correta é a alínea C. A alínea A apresenta erro ortográfico na palavra preservar; a alínea B apresenta erro ortográfico na palavra puxador; a alínea D apresenta erro ortográfico na palavra reivindicação. 15. O conjunto em que uma das palavras não pertence ao grupo das paroxítonas ou graves é: A: X lápis— anéis — júri A opção correta é a alínea A. A palavra «anéis» é acentuada na última sílaba. Por isso não pertence ao grupo referido. Nas palavras graves ou paroxítonas, o acento tónico recai sobre a penúltima sílaba. 16. Na conjugação do verbo ir, a forma verbal “vades” corresponde à segunda pessoa do plural:. C: X do presente do conjuntivo vades.. A opção correta é a alínea C. no presente do indicativo a forma verbal é «ides», no futuro do indicativo é «ireis» e no futuro do conjuntivo é «fordes». 17. Indica a alínea que completa corretamente a frase seguinte: “Ontem, eu _______ na conversa e a proteção civil ________ a tempo, evitando o acidente”. A: X intervim …. interveio A opção correta é a alínea A. O verbo intervir termina como o verbo vir: (ontem) eu intervim, tu intervieste, ele interveio, nós interviemos, vós interviestes, eles intervieram. 18. A opção que não se encontra correta do ponto de vista da construção frásica é: C: X Os atletas realizaram a prova sobre chuva intensa. A opção correta é a alínea C. A construção frásica da alínea C estaria correta se, em vez de sobre, estivesse escrito sob (debaixo de).

×