Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Critérios de correção do Campeonato de Língua Portuguesa - 2º teste

434 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Critérios de correção do Campeonato de Língua Portuguesa - 2º teste

  1. 1. Campeonato da Língua Portuguesa 2013/2014 Critérios de Correção - 2º teste 1 Coloca as vírgulas nas frases que se seguem. A: O João vai ao médico, à escola e às compras. B: Que bem te fica o boné, Rui! C: Carolina, queres mais uma fatia de bolo? A - As vírgulas separam os elementos ; B e C isolam o vocativo. 2 Dos três conjuntos de palavras, apenas num todas as palavras são adjetivos qualificativos. Assinala-o. A : X simpático, ameno, birrento B :  companheiro, irritado, carinhoso C :  solidário, humilde, mistério A resposta correta é A. No grupo B existe o nome companheiro e no grupo C o nome mistério. 3 Assinala o nome comum coletivo que indica um conjunto de pessoas. A:  banda B:  frota C: X multidão A resposta correta é C. Frota é comum coletivo de barcos e banda indica um conjunto de músicos.
  2. 2. 4 A frase: “ Começava a escurecer.” É do tipo: A:  exclamativo B: X declarativo C:  interrogativo D:  imperativo A resposta correta é B. A frase é declarativa porque foi construída com a intenção de dar uma informação. 5 Assinala a opção em que a palavra «a» é um pronome pessoal. A: X Procurava uma amiga e encontrei-a. B:  Eles vão com a Ana. C:  Os alunos iam a correr. A resposta correta é A. O «a» substitui o GN «uma amiga»; na frase B o «a» é um determinante e acompanha o nome; na frase C é uma preposição, porque introduz um grupo preposicional. 6 O provérbio : “ Devagar se vai ao longe”, significa: A:  Andando devagar nunca se chega a lado nenhum. B: X Com esforço, consegue-se o que se deseja. C:  Devagar não se sai do lugar. A resposta correta é a B, porque com vontade e trabalho alcançaremos o desejado, mesmo que seja difícil. Nas restantes frases não está explícita esta ideia. 66 666 A Comissão Técnico-Científica, Alice Cabral, Cândida Inês Pêgas, Cristina Alvarenga e Miguelina Claudina

×