Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Criterios correcao sec

323 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Criterios correcao sec

  1. 1. 1 Campeonato da Língua Portuguesa 2014/2015 Critérios de Correção - Categoria C Questão 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 Resposta correta A B C B A D B A 1,4,2,3 A C B A B D 1. A resposta correta é a A. Na formação do plural há três formas possíveis, dependendo de cada palavra em particular: mãos (mão); pães (pão); balões (balão). 2. A resposta correta é a B. A palavra é vigilante. As restantes escrevem-se com j : janela, viajar e trovejar. 3. A resposta correta é a C. As respostas A e B não respeitam a ordem alfabética. 4. A resposta correta é a B porque tem uma vírgula proibida: não se pode separar o sujeito do predicado. 5. A resposta correta é a A. Tem cinco erros: muito, saborosa, levá-lo, animalzinho, seguiam. 6. A resposta correta é a D. Nesta frase queremos aconselhar o outro. 7. A resposta correta é a B, ou seja, torna insensível à dor. 8. A resposta correta é a A. “Chamar à atenção” é no sentido de fazer uma crítica, um reparo; se fosse “chamar a atenção” é para despertar o interesse a curiosidade. As outras opções estão completamente erradas. 9. A resposta correta é 1, 4, 2, 3. A ordem correta da receita é:  Prepare os legumes e o peixe.  Deite duas colheres de azeite numa frigideira antiaderente e deixe alourar levemente.  Acompanhe com batatinhas novas cozidas e os legumes.  Sirva de imediato.
  2. 2. 2 10. A resposta correta é a A. É a única que segue todas as regras de transformação do discurso direto para discurso indireto. 11. A resposta correta é a C. Palrar surge metaforicamente associado ao ato de verbalizar de forma sistemática. 12. A resposta correta é B. São empréstimos que resultam da importação de vocábulos da língua inglesa para a língua portuguesa. 13. A resposta correta é a A, extensão semântica, em que a palavra navegar, já existente, adquire um novo significado na área da informática. 14. A resposta correta é a B: pretérito mais-que-perfeito simples do indicativo. 15. A resposta correta é a D. O vocábulo “à” sofreu um fenómeno fonético designado por crase, resultante da contração da preposição “a” com o artigo definido feminino singular “a”. Assim, “a” + “a”, através da crase, deu origem à palavra “à”.

×