Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Como fazer uma exposição oral

413 views

Published on

Como fazer uma exposição oral

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Como fazer uma exposição oral

  1. 1. Agrupamento de Escolas Coimbra Sul Como fazer uma exposição oral “Para se tornar competente em literacia da informação, o indivíduo deve ser capaz de reconhecer quando uma informação é necessária, possuir a habilidade para a localizar, avaliar e usar efetivamente. Um indivíduo competente em literacia da informação aprendeu a aprender. E, aprendeu a aprender, porque sabe como o conhecimento está organizado, sabe como localizar informação e usá-la de forma a que os outros possam aprender com ele.” Jesus Lau (2006). Guidelines on information literacy for lifelong learning, IFLA
  2. 2. ta’ B - Como fazer a exposição? ✓ Seguir o plano estabelecido: - Introdução: Apresentação do tema e objetivo do trabalho; - Desenvolvimento: Explicitação do tema, recorrendo a exemplos e argumentos com identificação das fontes; - Conclusão: Síntese das ideias mais importantes; Dar a opinião pessoal sobre o tema (dificuldades e o que mais agradou); As aprendizagens realizadas. Tem em conta os seguintes aspetos: ✓ Desenvolve o tema sem divagações para não dispersar a atenção do público-alvo; ✓ Capta o interesse dos ouvintes, construindo uma apresentação pertinente e original; ✓ Fala de forma audível, com ritmo e fluência; ✓ Pronuncia com clareza e entoa corretamente as frases; ✓ Adota uma postura correta, olhando para os presentes; ✓ Articula as ideias com pertinência e clareza, explicando palavras e termos técnicos e evitando ler o plano; ✓ Reserva algum tempo para troca de impressões, esclarecer dúvidas, responder a perguntas ou acrescentar outras informações. A exposição oral de um tema é o desenvolvimento do seu conteúdo face a um público ouvinte e é normalmente mais importante do que os suportes a utilizar. A - Como preparar uma exposição oral? ✓ Delimitar o tema que se vai expor; ✓ Procurar informação necessária em livros, revistas, dicionários, enciclopédias, internet, etc; ✓ Selecionar a informação recolhida; ✓ Ordenar as ideias, construindo um texto/plano estruturado em partes: introdução ao tema (breve e apelativa), desenvolvimento e conclusão; ✓ Preparar suportes visuais (cartaz, apresentações digitais, imagens). Tem em conta os seguintes aspetos: - utiliza um único suporte (evitas a dispersão dos ouvintes e a apresentação é mais clara e ritmada); - apresenta imagens, esquemas, gráficos; - escreve numa letra legível para todos; - escreve frases curtas, palavras-chave, conceitos; - recorre a um vocabulário simples, mas adequado ao assunto. ✓ Treinar em voz alta a exposição das ideias e os recursos a utilizar; ✓ Verificar o tempo de que necessita para a apresentação; ✓ Verificar os suportes a utilizar.

×