Successfully reported this slideshow.
A PUBLICIDADE FUTEBOLÍSTICA:
A fidelização do torcedor através de seus
ídolos e estratégias de marketing no
Botafogo de Fu...
PROPOSTA DE TRABALHO
Analisar:
A influência de ídolos no processo de renovação da torcida;
A fidelização do torcedor atrav...
DESDOBRAMENTOS
Somos conhecidos como o país do futebol e em
tempos de copa do mundo não se fala de outra
coisa a não ser e...
INTRODUÇÃO
Justificativa pelo tema: a minha paixão pelo futebol e
para entender e compreender as estratégias de marketing
...
MARKETING ESPORTIVO
BOTAFOGO DE FUTEBOL E
REGATAS
É o resultado da fusão ocorrida em 8 de dezembro de 1942 entre o
Botafogo Football Club e o ...
A utilização da figura dos ídolos no
processo de renovação da torcida alvinegra
Neste trabalho, serão destacados os três ú...
A utilização da figura dos ídolos no
processo de renovação da torcida alvinegra
Conquista do Brasileiro em 95 e a Taça
Rio...
A utilização da figura dos ídolos no
processo de renovação da torcida alvinegra
Virou ídolo pelo simples fato de dar a
cav...
O boneco em miniatura do Loco
Abreu chamado, principalmente
pela crianças por "Loquinho".

Camisa Celeste Azul feita em ho...
A utilização da figura dos ídolos no
processo de renovação da torcida alvinegra
Não é barato ter em seu elenco um jogador ...
A fidelização do torcedor alvinegro pelo
seu time

A estratégia de um clube de futebol, ao assumir a posição de marca,
con...
Primeiro projeto de sócio torcedor no
clube criado em 2003;
Foi criado para arrecadar mais fundos
para o clube e identific...
Sócio Torcedor
A paixão pode ser causa de sucesso e/ou
fracasso do sócio torcedor, pois a falta de
confiança em momentos d...
CONCLUSÃO

Nesta monografia vimos de que
maneira as técnicas publicitárias são
cruciais para o desenvolvimento de um
proce...
Minha tatuagem em
homenagem ao meu time
OBRIGADA
!
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

A publicidade futebolística a fidelização do torcedor através de seus ídolos e estratégias de marketing no botafogo de futebol e regatas

1,389 views

Published on

O futebol é um dos esportes mais praticados no mundo. Sua popularidade se deve, principalmente, à facilidade para jogá-lo, pois são necessários somente a bola e quaisquer objetos que demarquem os gols. Em diversos países essa popularidade se transforma em paixão pelo esporte e pelos clubes. Inclusive, ultrapassa os limites do campo de jogo e chega à televisão, à internet, à roda de bar. As mídias tem função importante na propagação dessa paixão e na transformação dos clubes esportivos em negócios que trazem receitas alternativas para as agremiações. As marcas são a síntese do processo que inclui publicidade no uniforme do time, parcerias entre a equipe e empresas terceiras que investem para exibir as suas marcas nos estádios, via transmissões televisivas, ou através da associação à marca do clube. Esta monografia tem como objetivo principal pesquisar até que ponto a publicidade pode interferir no futebol dentro e fora do campo com foco no marketing do clube Botafogo de Futebol e Regatas para fidelização dos seus torcedores através dos ídolos e o programa de sócio torcedor.

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

A publicidade futebolística a fidelização do torcedor através de seus ídolos e estratégias de marketing no botafogo de futebol e regatas

  1. 1. A PUBLICIDADE FUTEBOLÍSTICA: A fidelização do torcedor através de seus ídolos e estratégias de marketing no Botafogo de Futebol e Regatas Bianca de Souza Gomes Orientador: Renato Bittencourt
  2. 2. PROPOSTA DE TRABALHO Analisar: A influência de ídolos no processo de renovação da torcida; A fidelização do torcedor através do programa sócio torcedor do clube; As estratégias de marketing utilizadas na captação de torcedor. Palavras-chave: Futebol, publicidade, marketing, esporte, Botafogo, marca.
  3. 3. DESDOBRAMENTOS Somos conhecidos como o país do futebol e em tempos de copa do mundo não se fala de outra coisa a não ser essa arte que os jogadores fazem com o pé. A paixão pelo futebol ultrapassa os limites do campo de jogo dos praticantes e chega até a televisão, à internet, a roda de bar. Com isso, as mídias têm um papel fundamental na difusão dessa paixão pelo esporte e na transformação de um clube em um negócio que ultrapassa as barreiras do futebol, sendo a marca a síntese dessa construção.
  4. 4. INTRODUÇÃO Justificativa pelo tema: a minha paixão pelo futebol e para entender e compreender as estratégias de marketing utilizadas na fidelização de um torcedor pelo seu clube. Objetivos: analisar as estratégias marketing utilizadas pelo Botafogo de Futebol e Regatas para captação e fidelização do torcedor alvinegro. Metodologia: abordagem qualitativa e a utilização do método de revisão de literatura, através de pesquisas bibliográficas.
  5. 5. MARKETING ESPORTIVO
  6. 6. BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS É o resultado da fusão ocorrida em 8 de dezembro de 1942 entre o Botafogo Football Club e o Club de Regatas Botafogo; É considerado pela FIFA um dos maiores clubes do século XX, sempre foi um celeiro de craques; Base da seleção bi-campeã mundial (58 e 62), Botafogo era uma referência no cenário nacional e mundial nas décadas de 50 e 60, onde o clube viveu sua época de ouro.; No ano de 2009, foi considerado como o escudo de time mais bonito do mundo.
  7. 7. A utilização da figura dos ídolos no processo de renovação da torcida alvinegra Neste trabalho, serão destacados os três últimos grandes ídolos do clube alvinegro, pois através deles o Botafogo passou a voltar sua atenção ao público jovem. São eles: Túlio Maravilha Loco Abreu Clarence Seedorf A paixão do torcedor na maioria das vezes fala mais alto, pois o simples ato de fazer um gol em um final o jogador se torna um ídolo ou trazer um título ao clube.
  8. 8. A utilização da figura dos ídolos no processo de renovação da torcida alvinegra Conquista do Brasileiro em 95 e a Taça Rio-São Paulo de 98; É considerado como o último grande ídolo do Botafogo pela conquista em 95; Conquistou a torcida alvinegra com seu carisma e seus gols; Hoje corre em busca do seu gol 1000 disputando partidas por gramados a fora do Brasil.
  9. 9. A utilização da figura dos ídolos no processo de renovação da torcida alvinegra Virou ídolo pelo simples fato de dar a cavadinha no Bruno na final do Campeonato Carioca em 2010; Uruguaio, artilheiro nato e jogador de personalidade forte teve uma identificação imensa com a torcida e com o Botafogo O Botafogo aproveitou o sucesso de Loco Abreu dentro de campo e lançou dois produtos personalizados
  10. 10. O boneco em miniatura do Loco Abreu chamado, principalmente pela crianças por "Loquinho". Camisa Celeste Azul feita em homenagem a Loco Abreu e sua origem uruguaia feita em 2010
  11. 11. A utilização da figura dos ídolos no processo de renovação da torcida alvinegra Não é barato ter em seu elenco um jogador do nível, com a história e cultura dele; A história do camisa 10 nos campos europeus recolocou o Glorioso nos holofotes do futebol mundial; Dentro de campo, o holandês logo encantou os brasileiros. Seus principalmente, sua gols, conduta dribles e, profissional, impressionaram os amantes do esporte; Com a vinda de Seedorf para o Botafogo aumenta o valor da marca em várias áreas.
  12. 12. A fidelização do torcedor alvinegro pelo seu time A estratégia de um clube de futebol, ao assumir a posição de marca, consiste em, ao menos, iniciar uma reflexão em relação ao que ele representa o que é intrínseco à sua marca, e qual a maneira correta como o clube deveria se comportar e se comunicar de modo a ser claro, consistente e a estar a serviço de seus consumidores. Os clubes de futebol contam com uma vantagem que outras empresas tanto perseguem: a fidelidade total do seu consumidor sem grandes esforços. A paixão de um torcedor pelo seu clube preferido o transforma em um consumidor diário de futebol e de tudo aquilo que possui alguma relação com o clube escolhido
  13. 13. Primeiro projeto de sócio torcedor no clube criado em 2003; Foi criado para arrecadar mais fundos para o clube e identificar seus torcedores; A logomarca do Botafogo no Coração ficou estampada no uniforme do time por duas temporadas (de 2003 a 2005). Após muitas reformulações no antigo projeto e com a obtenção do Engenhão. O segundo projeto foi lançado em fevereiro de 2010, após a conquista da Taça Guanabara, para substituir o Botafogo no Coração.
  14. 14. Sócio Torcedor A paixão pode ser causa de sucesso e/ou fracasso do sócio torcedor, pois a falta de confiança em momentos decisivo leva o esvaziamento nos estádios, com isso a uma queda no número de sócios do clube, além da redução do interesse do torcedor virar sócio e na venda de produtos oficiais do mesmo.
  15. 15. CONCLUSÃO Nesta monografia vimos de que maneira as técnicas publicitárias são cruciais para o desenvolvimento de um processo de fortalecimento das marcas esportivas em um clube de futebol sendo o nosso objeto de estudo o clube Botafogo de Futebol e Regatas.
  16. 16. Minha tatuagem em homenagem ao meu time
  17. 17. OBRIGADA !

×