Alongamento

3,112 views

Published on

0 Comments
5 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
3,112
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
155
Comments
0
Likes
5
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Alongamento

  1. 1. PROFª. BEATRIZ A. VIEIRA
  2. 2.  Alongar é o ato de preparar o corpo para o esforço a que será submetido. Sem ele o risco é certo.
  3. 3.  Quando fazemos alongamento realizamos exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento.
  4. 4.  O alongamento é uma prática fundamental para o bom funcionamento do corpo, proporcionando maior agilidade e elasticidade, além de prevenir lesões. Essencial para o aquecimento e relaxamento dos músculos, deve ser uma atividade incorporada ao exercício físico, mas também pode ser praticado sozinho.
  5. 5.  Qualquer pessoa pode aprender a fazer alongamentos, independentemente da idade e da flexibilidade, mesmo quem apresenta algum problema específico, como LER ou hérnia de disco também pode fazer alongamentos, mas com menos intensidade. Não é preciso grande condição física ou habilidades atléticas. Os alongamentos podem ser feitos sempre que se sentir vontade, uma vez que relaxam o corpo e a mente.
  6. 6.  Aumento da flexibilidade.“ A maior amplitude de movimento possívelde uma determinada articulação. Quantomais alongado um músculo, maior será amovimentação da articulação comandada poraquele músculo e, portanto, maior suaflexibilidade”.
  7. 7.  Reduz as tensões musculares e induz o corpo ao relaxamento. Previne lesões (distensões musculares, entorses). Proporcionam maior consciência corporal;
  8. 8.  Deixam os movimentos mais soltos e leves; Melhora a postura e o esquema corporal. Ativa a circulação. Reduz a ansiedade, estresse e a fadiga. Melhora a atenção.
  9. 9.  Antes e também depois de uma atividade física. ◦ Isso prepara os músculos para as exigências que virão a seguir, protegendo e melhorando o desempenho muscular.
  10. 10.  A maioria dos alongamentos pode também ser feitos, praticamente, a qualquer hora. ◦ Ao despertar pela manhã, no trabalho, durante viagens prolongadas, no ônibus, em qualquer lugar.
  11. 11.  Sempre que for identificada alguma tensão muscular, prontamente algum tipo de alongamento pode ser empregado para trazer bem estar.
  12. 12.  Em média, cada exercício deve durar de 20 a 30 segundos e deve ser feito de forma gradual, para não estirar o músculo ainda frio. Respire corretamente enquanto se alonga. Ao terminar qualquer atividade, alongue-se outra vez para relaxar os músculos.
  13. 13.  A respiração é fundamental: quando se respira fundo aumenta-se o relaxamento muscular. É a respiração que dá o ritmo ao exercício e por isso deve ser lenta e profunda.
  14. 14.  Inicie o alongamento até sentir uma certa tensão no músculo e então relaxe um pouco, sustentando de 20 à 30 segundos, voltando novamente à posição inicial de relaxamento Os movimentos devem ser sempre lentos e suaves.
  15. 15.  O mesmo alongamento pode ser repetido, buscando alongar mais o músculo evitando sentir dor. Para aumentar o resultado, após cada alongamento, o músculo pode ser contraído por alguns segundos, voltando a ser alongado novamente.
  16. 16.  O ideal é combinar a prática do alongamento a uma atividade aeróbica, como, por exemplo, a caminhada.
  17. 17.  Procure realizar os exercícios de forma estática sem movimentos de balanço. Você verá que a eficiência do exercício aumentará e evitará sobrecargas posturais. Fique atento às orientações recebidas de profissionais capacitados e mantenha uma postura adequada para não forçar a musculatura e as articulações.
  18. 18.  Respeite os seus limites. Forçar o alongamento pode causar lesões nos músculos e tendões. Não se preocupe em alongar até ao limite. Aos poucos você vai ganhar flexibilidade. Não tenha pressa ao realizar os exercícios de alongamento muscular, pois eles são fundamentais para a melhor realização do seu exercício físico.
  19. 19.  O alongamento não é indicado caso haja lesão da musculatura exercitada. O alongamento não pode causar dor, pois a dor é sinal de que se está forçando demais um músculo ou grupo muscular.
  20. 20.  Certo: ◦ Respirar suavemente. ◦ Alongar os músculos de forma lenta e calma. ◦ Procurar manter uma boa postura. ◦ Manter cada alongamento por 20 a 30 segundos. Errado ◦ Fazer os exercícios apressadamente. ◦ Alongar os músculos de forma abrupta ou dando solavancos. ◦ Alongar até sentir dor. ◦ Prender a respiração enquanto alonga.
  21. 21.  Um músculo exposto a qualquer atividade precisa ser alongado antes e após o treinamento.

×