Mahatma gandhi

11,575 views

Published on

Mahatma gandhi

  1. 1. Nome completo: Mohandas Karamchand Gandhi;Nascido a: 2 de Outubro de 1869 Porbandar, Guzerate Índia Britânica;A sua morte foi a: 30 de Janeiro de 1948 (78 anos) Nova Déli, União da Índia;A sua ocupação: Advogado;Assinatura: Quem foi: Gandhi foi um líder indiano que lutou toda sua vida pela independência da Índia e pela paz entre hindus e muçulmanos, e graças ao seu esforço foi criado o Estado muçulmano do Paquistão.
  2. 2. Mohandas Karamchand Gandhi é o verdadeiro nome de MahatmaGandhi, na língua hindu significa "a grande alma". Gandhi nasceu naÍndia e casou-se aos 13 anos com uma rapariga chama-da KasturbaGandhi, de 10 anos, através de um acordo entre as respectivas famílias.Gandhi foi para Londres tirar o curso de Direito e voltou para seu paísde origem para exercer sua profissão.
  3. 3. Quando Gandhi voltou à Índia, em 1891, sua mãe havia falecido, e ele,devido a timidez não obteve êxito a exercer sua profissão legal deadvogado. Assim, aproveitou a oportunidade que surgiu de ir paraÁfrica do Sul, durante um ano, representando uma firma hindu emKwaZulu-Natal, num processo judicial.Sua estadia na África do Sul, notório local de discriminação racial,despertaram em Gandhi a consciência social. Como advogado, Gandhifez o melhor para descobrir os fatos. Depois de resolver um casodifícil, ele passou a ter notoriedade por sua atuação.
  4. 4. Gandhi fundou em KwaZulu-Natal o Congresso hindu em 1894, e seusesforços foram uma vigorosa advertência para a imprensa.Gandhi e sua esposa Kasturba Gandhi em foto de 1902.Quando Gandhi retornou à África, após ir buscar a esposa e filhos na Índiaem janeiro de 1897, os sul-africanos tentaram interromper suas atividades demaneiras sórdidas. Uma delas foi a tentativa de subornar e ameaçar oagropecuário Dada Abdulla Sheth; mas Dada Abdulla era cliente de Gandhi. Gandhi acabou permanecendo vinte anos na África do Sul defendendo aminoria hindu, liderando a luta de seu povo pelos seus direitos.Separou-se em 1908, quando já tinha quatro filhos.
  5. 5. Quando o governo de Transvaal finalmente pôs em pratica o "Ato deInscrição Asiático" em 1907, Gandhi e vários outros hindus forampresos.A pena dele foi de dois meses sem trabalho duro, dedicando-sedurante esse período à leitura.Em 1914 regressa à Índia em definitivo e dá início à sua luta pelaindependência da dominação britânica que já dura quase 3 séculos e,com igual vigor, pela Tradição de sua gente, em grande medidacontaminada e fragilizada diante da infeção capitalista.
  6. 6. Outros fatores contribuem para a emancipação do povo hindu demaneira diferente daquela desejada por Gandhi que, mais de uma vez,fez um “jejum até a morte” para protestar contra a dominação britânicae pedir paz a seu povo. Em momentos considerados cruciais para aeconomia britânica Gandhi convocava o povo a “jornadas de jejum emeditação” – na prática ninguém trabalhava, mas Gandhi jamais falavaou mesmo pensava na palavra “greve”. A expressão apropriada dentroda Tradição hindu para o que se estava fazendo era “Jornada de jejume meditação”.
  7. 7. Gandhi nunca recebeu o prêmio Nobel da Paz, apesar de ter sido indicado cinco vezes entre 1937 e 1948. Décadas depois, no entanto, o erro foi reconhecido pelo comitê organizador do Nobel.
  8. 8. Foi criado o Museu Gandhi" (National GandhiMuseum)”em Deli, com a finalidade de manter vivaa sua memória. A representação mais famosa da vida de Gandhi é o filme Gandhi, de 1982.
  9. 9. www.google.pthttp://pt.wikipedia.org/wiki/Mahatma_Gand hi http://www.culturabrasil.org/gandhi.htm

×