Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
AS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES
O CULTIVO DA TERRA PERMITIU QUE AS SOCIEDADES
PRODUZISSEM MAIS ALIMENTOS. COM ISSO, A POPULAÇÃO
HUMANA CRESCEU MAIS RAPIDA...
A CONSEQUÊNCIA DO AUMENTO DA POPULAÇÃO FOI A
NECESSIDADE DE AMPLIAR AS ÁREAS CULTIVADAS E DESENVOLVER
NOVAS TÉCNICAS PARA ...
AS PEQUENAS COMUNIDADES E ALDEIAS COMEÇARAM A SE UNIR PARA
CONSTRUIR SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO E APROVEITAR MELHOR AS MARGENS
...
AS PRIMEIRAS CIDADES FORMARAM-SE NAS PROXIMIDADES DE
GRANDES RIOS, POIS A ÁGUA ERA ESSENCIAL Á AGRICULTURA.
O SURGIMENTO DAS CIDADES INDICAVA O NASCIMENTO
DAS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES FLUVIAIS.
NO VALE DO RIO NILO, AS CIDADES EGIPCIAS
ENTRE OS RIOS TIGRES E EUFRATES, AS CIDADES
DOS DIFERENTES POVOS MESOPOTÂMICOS
DIFERENTEMENTE DOS AGRUPAMENTOS HUMANOS ANTERIORES (AS
ALDEIAS NEOLÍTICAS) AS CIDADES TINHAM DUAS CARACTERÍSTICAS BÁSICAS:...
CIDADE-ESTADO
• Cidade-Estado é um país com sua extensão restrita apenas àquela
cidade. Lugar onde a vida e o controle pol...
LEMBRANDO:
No mundo antigo, a religião e a política entrelaçavam-se.
O PODER ERA CENTRALIZADO E LEGITMADO COM O APOIO RELI...
UM DOS PRINCIPAIS RESULTADOS DO SURGIMENTO DAS
CIDADES FOI O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA POR VOLTA
DE 4000 a.C
COM A ESCRITA, O SER HUMANO CRIOU TAMBÉM UMA
FORMA DE REGISTRAR SUAS IDEIAS E DE SE COMUNICAR Á
DISTÂNCIA, TANTO NO TEMPO ...
O CRESCENTE FÉRTIL:
•Berço das primeiras civilizações;
•Atual Iraque até Egito;
•Grandes rios;
•Terras férteis.
MESOPOTÂMIA:
• Impérios TEOCRÁTICOS de REGADIO;
- Líder = Deus ou representante dele;
- Aproveitamento de cheias dos rios
...
A MESOPOTÂMIA:
• “Terra entre rios” – Tigre e Eufrates;
• Atual Iraque;
• Sucessão de vários povos;
• Cidades-Estado;
A MESOPOTÂMIA NO TEMPO E NO ESPAÇO
Localização
As civilizações
mesopotâmicas
eram ribeirinhas, ou
seja, viviam às
margens ...
Economia: agrícola (principal), com comércio e
artesanato desenvolvidos;
Servidão coletiva;
Propriedade da terra = deus...
• Cultura: identificação de movimentos de planetas,
previsão de eclipses, diferenciação entre planetas e
estrelas, domínio...
Traços Culturais da antiga Mesopotâmia
4.1 As técnicas de canalizar água e construir cidades de tijolos
4.2 Construção de ...
4.3 A escrita cuneiforme (em forma de cunha);
Com um palitinho, a pessoa cunhava os símbolos na argila
ainda macia (leis e...
NA ANTIGA MESOPOTÂMIA, OLHO POR OLHO, DENTE POR DENTE: O CÓDIGO DE
HAMURÁBI
Nesta pedra negra (basalto) está
escrito o fam...
A Mesopotâmia foi uma das primeiras e mais importantes civilizações
devido as suas conquistas, descobertas e desenvolvimen...
Mesopotâmia
Mesopotâmia
Mesopotâmia
Mesopotâmia
Mesopotâmia
Mesopotâmia
Mesopotâmia
Mesopotâmia
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Mesopotâmia

18 views

Published on

Aulas

Published in: Science
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Mesopotâmia

  1. 1. AS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES
  2. 2. O CULTIVO DA TERRA PERMITIU QUE AS SOCIEDADES PRODUZISSEM MAIS ALIMENTOS. COM ISSO, A POPULAÇÃO HUMANA CRESCEU MAIS RAPIDAMENTE
  3. 3. A CONSEQUÊNCIA DO AUMENTO DA POPULAÇÃO FOI A NECESSIDADE DE AMPLIAR AS ÁREAS CULTIVADAS E DESENVOLVER NOVAS TÉCNICAS PARA MELHORAR A PRODUTIVIDADE DO SOLO.
  4. 4. AS PEQUENAS COMUNIDADES E ALDEIAS COMEÇARAM A SE UNIR PARA CONSTRUIR SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO E APROVEITAR MELHOR AS MARGENS FÉRTEIS DOS RIOS. A UNIÃO DAS ALDEIAS PROVOCOU A FORMAÇÃO DE CIDADES.
  5. 5. AS PRIMEIRAS CIDADES FORMARAM-SE NAS PROXIMIDADES DE GRANDES RIOS, POIS A ÁGUA ERA ESSENCIAL Á AGRICULTURA.
  6. 6. O SURGIMENTO DAS CIDADES INDICAVA O NASCIMENTO DAS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES FLUVIAIS.
  7. 7. NO VALE DO RIO NILO, AS CIDADES EGIPCIAS
  8. 8. ENTRE OS RIOS TIGRES E EUFRATES, AS CIDADES DOS DIFERENTES POVOS MESOPOTÂMICOS
  9. 9. DIFERENTEMENTE DOS AGRUPAMENTOS HUMANOS ANTERIORES (AS ALDEIAS NEOLÍTICAS) AS CIDADES TINHAM DUAS CARACTERÍSTICAS BÁSICAS: A DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO E CENTRALIZAÇÃO POLÍTICA.
  10. 10. CIDADE-ESTADO • Cidade-Estado é um país com sua extensão restrita apenas àquela cidade. Lugar onde a vida e o controle políticos estão centralizados numa única cidade, COM GOVERNANTE DEFINIDO, DEUS PROTETOR E DIVISÃO SOCIAL.
  11. 11. LEMBRANDO: No mundo antigo, a religião e a política entrelaçavam-se. O PODER ERA CENTRALIZADO E LEGITMADO COM O APOIO RELIGIOSO
  12. 12. UM DOS PRINCIPAIS RESULTADOS DO SURGIMENTO DAS CIDADES FOI O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA POR VOLTA DE 4000 a.C
  13. 13. COM A ESCRITA, O SER HUMANO CRIOU TAMBÉM UMA FORMA DE REGISTRAR SUAS IDEIAS E DE SE COMUNICAR Á DISTÂNCIA, TANTO NO TEMPO QUANTO NO ESPAÇO.
  14. 14. O CRESCENTE FÉRTIL: •Berço das primeiras civilizações; •Atual Iraque até Egito; •Grandes rios; •Terras férteis.
  15. 15. MESOPOTÂMIA: • Impérios TEOCRÁTICOS de REGADIO; - Líder = Deus ou representante dele; - Aproveitamento de cheias dos rios - Civilizações fluviais; • MODO DE PRODUÇÃO ASIÁTICO: - Estado = dono das terras; - População = obras públicas e produção em geral sob forma de servidão coletiva; - Obrigações básicas: pagamento de impostos, serviço militar e produção; • Recursos agrícolas distribuídos pelo Estado.
  16. 16. A MESOPOTÂMIA: • “Terra entre rios” – Tigre e Eufrates; • Atual Iraque; • Sucessão de vários povos; • Cidades-Estado;
  17. 17. A MESOPOTÂMIA NO TEMPO E NO ESPAÇO Localização As civilizações mesopotâmicas eram ribeirinhas, ou seja, viviam às margens dos rios Tigre e Eufrates. As primeiras surgiram por volta de 4000 a.C. Observe o Tigre e o Eufrates. Eram eles que garantiam a fertilidade da região. A expressão Mesopotâmia quer dizer “entre rios” porque se localiza entre os rios Tigre e Eufrates.
  18. 18. Economia: agrícola (principal), com comércio e artesanato desenvolvidos; Servidão coletiva; Propriedade da terra = deuses  Sacerdotes + políticos + imperador = intermediários entre homens e deuses; Religião: politeísta, deuses = fenômenos naturais, cerimoniais visando recompensas terrenas;
  19. 19. • Cultura: identificação de movimentos de planetas, previsão de eclipses, diferenciação entre planetas e estrelas, domínio da multiplicação, divisão, raiz quadrada, raiz cúbica, divisão da circunferência em 360 graus, divisão do ano em 12 meses, semana em 7 dias e dias com 12 horas; • Maiores contribuições: - ESCRITA CUNEIFORME - CÓDIGO DE LEIS.
  20. 20. Traços Culturais da antiga Mesopotâmia 4.1 As técnicas de canalizar água e construir cidades de tijolos 4.2 Construção de Zigurarte (espécie de pirâmide cortada e encaixada em outras pirâmides fatiadas: a mais famosa chamava-se Torre de Babel) Ficha Técnica: Nome: Zigurarte de Ur Função:Templo Localização: Iraque Época da construção: 2113 - 2096 a.C. Projeto: Autor desconhecido Execução: Autor desconhecido Dimensões/Altura: 21 m Base: 62,5 x 43 m Material: Alvenaria de tijolos secados ao sol e tijolos cozidos Ao longo da história os seres humanos construíram grandes monumentos. Conservar esse patrimônio é preocupar-se em manter viva a memória de um povo. Zigurarte significa: “Para alcançar o céu”.
  21. 21. 4.3 A escrita cuneiforme (em forma de cunha); Com um palitinho, a pessoa cunhava os símbolos na argila ainda macia (leis e atos do governo, poesias, textos literários) 4.4 Os conhecimentos científicos: a aritmética, a geometria, e a astrologia; 4.5 A invenção do calendário com doze meses; 4.6 Construção dos magníficos Jardins suspensos da Babilônia; 4.7 A música estava ligada à religião; (cantavam hinos em louvor dos deuses, com acompanhamento de música.) • Haviam cantos a favor ou contra um nascimento feliz, cantos de amor, de ódio, de guerra, cantos de caça, de evocação dos mortos, cantos para favorecer, entre os viajantes, o estado de transe. A escrita cuneiforme consistia em sinais que representavam um som ou uma imagem, pelos quais o leitor chegava ao objeto representado. A foto mostra um texto cuneiforme de teor jurídico- administrativo cerca de 2300 a.C.
  22. 22. NA ANTIGA MESOPOTÂMIA, OLHO POR OLHO, DENTE POR DENTE: O CÓDIGO DE HAMURÁBI Nesta pedra negra (basalto) está escrito o famoso Código de Hamurábi. Ela mostra uma deusa entregando as tábuas da Lei para o rei babilônio. Havia muitos povos na Mesopotâmia.Um dos povos mais antigos que viveram lá foram os Babilônios. Na Babilônia, uma grande cidade-estado localizada perto do encontro entre o Rio Tigre e o Rio Eufrates, um Rei importante, Hamurábi, criou um conjunto de leis que estabeleciam o domínio da nobreza na sociedade babilônica. O “Código de Hamurábi”. O código era uma lista de leis que determinavam como deveriam viver os habitantes do reino. A principal idéia do código era a do “olho por olho, dente por dente”. Para você entender melhor o que isso significava: se um nobre brigasse com outro e furasse o olho do adversário, cegando-o, a lei dizia que ele deveria ter seu olho furado também. Se um arquiteto construísse uma casa e ela caísse, matando o filho do morador, o castigo seria a pena de morte para o filho do arquiteto. Mas essas leis só valiam para as pessoas do mesmo grupo social. Leis rigorosas, não é mesmo? A aplicação da lei de Hamurábi no mundo atual traria justiça?
  23. 23. A Mesopotâmia foi uma das primeiras e mais importantes civilizações devido as suas conquistas, descobertas e desenvolvimento cultural. Todo seu legado contribuiu e influenciou em vários sentidos o desenvolvimento da Humanidade. Foi a civilização precursora das mais diversas áreas do conhecimento. Extraordinário centro cultural e intelectual do mundo. Berço da história!

×