Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Slide inovação disruptiva

530 views

Published on

Inovação Disruptiva

Published in: Education
  • If you want to download or read this book, Copy link or url below in the New tab ......................................................................................................................... DOWNLOAD FULL PDF EBOOK here { http://bit.ly/2m6jJ5M } ......................................................................................................................... Download EPUB Ebook here { http://bit.ly/2m6jJ5M } ......................................................................................................................... Download Doc Ebook here { http://bit.ly/2m6jJ5M } ......................................................................................................................... .........................................................................................................................
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
  • Be the first to like this

Slide inovação disruptiva

  1. 1. Inovação Disruptiva  Benício N. Freitas  Julia Marinho  Ramon Almeida
  2. 2. Inovação Disruptiva  O termo inovação disruptiva foi criado pelo professor de Harvard Clayton Christensen, inspirado na teoria de “destruição Criativa” escrito por Joseph Schumpeter, onde mostra que as empresas e seus negócios funcionam em ciclos, e toda vez que acontece uma evolução tanto industrial ou tecnológica, um ciclo acaba e outro começa.  À partir dessa teoria Clayton Christensen, escreveu em 1995 o artigo Disruptive Technologies: Catching the Wave, no qual explica que a inovação disruptiva acontece quando uma empresa traz soluções simples e acessíveis para um público de uma outra companhia que possuía um produto ou serviço semelhante.  Pelo fato da inovação acontecer no segmento de uma outra empresa que dominava o mercado, trazendo soluções simples e se preocupando em margens de lucros menores, a empresa que usa a inovação disruptiva não cria um mercado novo com um produto “revolucionário” mas entra como principal concorrente das antigas empresas que dominavam no mercado.
  3. 3. https://www.youtube.com/watch?v=PY8kpuQq0Sg
  4. 4.  A Poker Metrics empresa de startup, prova que uma boa ideia administrada de forma coordenada é capaz de inovar em um mercado extremamente tradicional e organizado.  Criadora de serviços que prova e desmistifica ideias erradas sobre o esporte.  Desenvolvedora de um controle financeiro inteligente para jogadores de poker, fornecendo todo apoio com consultoria e dicas que, ensina o jogador a ter lucros a médio e longo prazo em suas apostas.  O principal desafio da Poker Metrics, é justamente desenvolver um sistema de cobrança que resultem em lucros rentáveis  http://www.pokermetrics.co
  5. 5.  A história desse aplicativo bilionário surgiu após Garrett Camp e Travis Kalanick, seus criadores, passarem por uma nevasca em Paris, onde não conseguiam achar um táxi nas ruas.  A proposta da empresa era de oferecer um serviço semelhante ao de táxi por e-hailing – ato de requisitar um serviço de táxi por meio de um dispositivo eletrônico – oferendo carros de luxo e motoristas treinados para melhor atender a clientela.  Em 2010 e 2011 a empresa recebeu quase 50 milhões de dólares de investimentos das venture capitalists (investidores-anjo). No ano seguinte expandiram a empresa para Londres.  Em 2015 receberam uma nova rodada de investimentos da qual a Microsoft fez parte e o valor da empresa subiu para 51 bilhões de dólares.
  6. 6.  A ideia do aplicativo é bem simples, o cliente seleciona para onde pretende ir e o GPS do aparelho se encarrega de enviar o local de origem. O motorista chega ao local e coloca seu treinamento de etiqueta em prática: sai do carro, abre a porta para o cliente, pergunta qual música o cliente prefere, se o ar condicionado está ao agrado, oferece água, um tratamento digno de realeza. Após chegar ao destino o cliente não tem que se incomodar de fazer o pagamento que já foi efetuado na solicitação do carro por meio de e-hailing. Conflitos “O Uber não está surpreso com a reação, já que o mesmo ocorre em outras das 150 cidades de 41 países onde está presente. Houve protestos em Londres, Paris, Berlim, Barcelona, Madri, Milão e Taipei. Também enfrenta problemas com autoridades em Bruxelas, Seul, Xangai e nos estados de Victoria, na Austrália, e Virginia, nos Estados Unidos.” Noticiado na BBC Brasil em São Paulo no dia 23 de julho de 2014, por Rafael Barifouse.
  7. 7.  Idealizado por Luiz von Ahn, o Duolingo se tornou o maior aplicativo de educação no mundo.  Crowdsourcing é um modelo de criação, que conta com mão-de-obra e conhecimentos coletivos. Basicamente eu te ensino e você me ajuda com meu trabalho.  A proposta do aplicativo é de crowdsourcing, conseguindo desse jeito investidores para conseguir se manter.  Seu conhecimento em empresas de startup, permitiu unir sua experiência como empreendedor à paixão pela educação.  Sua maior sacada foi usar o crowdsourcing para ensinar idiomas: os alunos traduzem textos para empresas em troca das aulas gratuitas. Hoje, com seis línguas, a startup atraiu mais de 8,5 milhões de usuários no site e nos dois aplicativos, para iPhone e Android (nesse sistema, é o maior APP de educação no mundo).
  8. 8.  A Netflix é uma empresa norte-americana criada por Marc Randolph e Reed Hastings em 1997, após Reed Hastings se irritar por ter que pagar U$40,00 de multa por ter atrasado a entrega do filme Apolo 13, porém foi somente em 1998 no dia 14 de Abril que ele começou a operar de fato;  No íncio a empresa se tratava de uma locadora online, os clientes pagavam cerca de U$4 por filme e recebiam o filme em casa via correio. A empresa contava com 30 funcionários e 925 filmes;  Apesar do crescimento constante da empresa, ela ainda perdia muito dinheiro. Foi ai que o conceito de aluguel ilimitado de filmes surgiu, a pessoa pagava uma mensalidade para receber o filme que quisesse em casa, ainda via correio;  Investidores surgiram e em 2005 a Netflix enviava cerca de 1 milhão de filmes por dia e possuia entre 4 a 5 milhões de assinantes.
  9. 9.  Em 2007 ao comemorar um bilhão de DVDs alugados a Netflix anuncia um novo serviço, o de streaming de vídeos, trazendo mais comodidade ao consumidor;  Somente seis meses depois, cerca de 10 milhões de filmes e seriados haviam sido assistidos por seus assinantes via computador;  A medida que novas tecnologias surgiam a empresa adaptou-se para ser utilizada não somente pelo computador, mas adicionava em seu acervo os consoles de videogame, smartphones e smart TVs;  Com seu imenso sucesso, a Netflix começa a causar pânico nas operadoras de TV a cabo e aos grandes estúdios, já que suas produções original geraram cerca de 3,3 milhões de assinantes a mais;  Apesar do número de assinantes ter crescido e a renda atingida em 2014 ser de cerca de U$ 112,4 milhões, a empresa não conseguiu o retorno esperado;  72% dos assinantes são americanos e são consumidos, em média, cerca de 45 GB de dados por mês;  Atualmente cerca de 2,2 bilhões de brasileiros são assinantes do Netflix;  De acordo com o IBGE, metade dos brasileiros estão conectados a internet, o que faz com que o número de assinantes brasileiros do Netfllix seja pequeno, além do fato de que para poder assistir filmes com qualidade boa é necessário uma quantidade de GB maior, o que pode ser considerado caro para a maioria das famílias brasileiras.
  10. 10. Conclusão  As inovações disruptivas começam a fazer parte do cotidiano da humanidade, em países desenvolvidos podemos perceber que a tendência delas de substituir o mercado mainstream é grande, apesar disso atualmente ainda não é o caso. Grande parte dos países subdesenvolvidos estão começando a utilizar essas inovações agora. Portanto para a situação atual, os serviços mainstream ainda dominam a sociedade, mas pode-se esperar que, no futuro, isso mudará.

×